Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

A felicidade é efêmera no materialismo.

A ostentação transforma o homem carente de valores éticos e morais.


A imagem retangular de fundo verde e no centro circulo de fundo vermelho e caracteres em branco diz: a felicidade gerada com o materialismo é efêmera.
Felicidade do materialismo é efêmera.

O homem moderno rico vive na ostentação promovida com o materialismo, mas essa riqueza o transforma em pobre de valores éticos e morais porque o dinheiro nunca poderá comprar. 

Nesta correria diária e frenética da vida moderna para buscar a sobrevivência, é imprescindível e interessante fazer algumas vezes momentos de paradas e iniciar uma reflexão para perceber o quanto o homem faz opção, mais pelo ter do que do ser. 

Atualmente existe uma pretensão fortíssima para a opulência materialista, que traz e promove uma espécie de felicidade efêmera. Consequentemente nascem necessidades insaciáveis para adquirir mais e mais coisas instigadas pelo consumismo sem limites. 

Fundamental também verificar que ao mesmo tempo o homem moderno é extremamente carente quanto aos valores morais e éticos, os subjetivos, são duradouros como paz, amor, felicidade, saúde e segurança, coisas que de modo nenhum; o dinheiro comprará.

Obviamente ninguém neste mundo poderá viver sem dinheiro. Ele é um meio necessário para sobreviver em qualquer modelo de sociedade e sistema econômico. Nada obstante, mas nem tudo se pode comprar através deste “vil metal” ainda que uma pessoa tenha rios de dinheiro. Em muitas circunstâncias a riqueza em excesso, em vez de trazer felicidade em muitos casos faz provocar a infelicidade. 

Tudo dependerá como será administração das riquezas. As consequências positivas ou negativas brotarão automaticamente. Quero deixar bem claro que são situações especificamente relativas e dependerá de pessoa para pessoa.

O dinheiro pode comprar todo o materialismo, menos os valores subjetivos.

Sem muitos atalhos, mas para ser objetivo, notar que qualquer arquimilionário pode ter todas as quinquilharias das mais simples a de altíssimos valores neste mundo. Eles podem comprar tudo que vier na mente em relação às coisas materiais, mas não podem comprar um segundo a mais de existência. Quando chegar o momento da finitude, não tem choro e nem dinheiro que faça adquirir um milésimo de segundo a mais do sopro da vida.

Porém, todos são ao mesmo tempo carentes de coisas subjetivas que jamais o dinheiro poderá comprar. Existe uma grande dualidade perceptível atualmente entre o ter e o ser. Isto é notável essa realidade existencial, principalmente entre as pessoas milionárias ou bilionárias. Elas podem ter tudo que se possa imaginar de coisas materialistas, vivem nos deleites das ostentações e esbanjam sem limites nas compras, viagens, festas, ou lutas pelo poder etc., mas muitas delas com tudo isso são infelizes.

O homem continua na busca incansável da felicidade.

Contudo, os valores éticos e morais são fundamentais como paz verdadeira, real, amor verdadeiro, alegria, felicidade, a cura de uma doença etc. o dinheiro não poderá comprar. Será que são felizes mesmo ou apenas apresentam uma fachada de e paz e felicidade que não existe? Como toda regra tem exceções tem pessoas que são felizes no excesso de riquezas, mas tem aqueles que vivem submergidos em eternos conflitos pessoais ou familiares, onde nem podem fazer uma simples ou sofisticada refeição juntos com a família, devido à preocupação em relação ao tempo, produção, lucro e segurança, e etc.

 

Ainda que muitas destas pessoas por serem riquíssimas materialmente, mas ao mesmo tempo são miseráveis e lutampor um momento de paz, felicidade, e amor verdadeiro ou até mesmo batalham para viverem um pouco mais com qualidade de vida. Apesar de que, se soubessem um local que vendessem estas coisas preciosas muito mais que o dinheiro, voaria e comprariam para serem curadas definitivamente de qualquer enfermidade, para poderem administrar e desfrutarem por mais anos suas riquezas neste mundo.

Há momentos na vida que todo o dinheiro perde seu valor.

A foto mostra jóias caras as quais o dinheiro poderá comprar, mas a felicidade duradoura e paz não.
O dinheiro se compra jóias, felicidade e paz, não!
O dinheiro pode comprar tudo menos a paz real! Contudo, sabendo os moribundos bilionários, que isso é impossível, porque já tem em suas mãos um laudo médico; onde consta um diagnóstico algoz, e está escrito uma sentença irreversível; que seus dias estão em contagem regressiva. Estes milionários sabendo que seus tesouros, não valem nada para comprar à riqueza preciosíssima e única que é a saúde, podem se contentar ou se revoltar. Aqui se dão por conta que suas riquezas não possuem mais valor algum, nem tem mais sentido trabalhar. Muitos até pode começar uma nova forma de pensar e começarem a detonar o castelo da empáfia, orgulho e começar a construir uma simples casa em seu íntimo a da humildade, da singeleza e da simplicidade.

 

Pode começar a olhar os outros humanos seus semelhantes em situação de igualdade. Entender que não há motivos para continuar a viver no orgulho, porque começa a criar uma consciência de que suas empresas, seus bilhões em moedas agora são inúteis, não serve para nada e principalmente para comprar saúde. Se houvesse esta possibilidade, dinheiro não seria problema pelo contrário seria solução.

 

Todavia seria uma situação injusta, pois quem tivesse dinheiro poderia viver mais. Sabemos que Deus criou uma vida para todos de maneira perfeita e dentro de um tempo. Chegando este tempo da finitude física não há dinheiro que faça reverter e estender este tempo, isso é a perfeição e a justiça divina. Todavia somos todos iguais seja rico ou pobre todos tem o seu tempo físico determinado pelo Criador. Portanto para os que creem na Ressurreição em Cristo Jesus, a morte não é o fim é o início da eternidade. Eu creio e confesso esta verdade divina.

O dilema existencial do homem entre o ter e o ser.

Este dilema existencial não é somente dos ricos. Todos os homens sofrem neste mundo. Também os menos favorecidos economicamente sofrem para adquirir, bens e mais bens materiais e levam uma vida inteira nesta luta acumulando e muitas vezes nem chegam a desfrutar do que acumulou, depois de muitos e muitos anos, também faleceu sem que tenham gozado das coisas materiais que acumulara durante um longo período de tempo. Durante uma vida vivem sem paz, amor verdadeiro, alegria e nunca proporcionaram momentos de felicidade e harmonia entre a família e amigos tudo para não gastar. Hoje o homem dispõe de muitas coisas materiais.

 

Os anúncios de apelo fortíssimo para consumismo incentivam a todos os instantes as pessoas comprar e comprar. Praticamente quase todos têm uma ou mais casas luxuosas ou de acordo aos padrões financeiros. Muitos dispõem de valores milionários, bilionários, em empresas ou conglomerados de empresas no mundo inteiro. Os gigantes nos negócios específicos na área da informática, software e internet pelo os confins do mundo. Enquanto outros têm simplesmente o salário mínimo para sobreviver e sonham com uma vida sem problemas como mostram as novelas e filmes.

Todos os homens sofrem na vida.

A foto mostra o cofre cheio de dinheiro que significa poder e ostentação, mas sem paz para muitos ricos e poderosos.
O cofre simbolo da riqueza,poder e consumo.
Portanto os homens sem exceção sofrem uns por ter abundâncias materiais excessivamente, que podem provocar ligeiramente a perda do sentido da vida. E para compensar esta lacuna partem para outros atrativos à base de substâncias ilícitas que os levam a prisão, loucura e a morte. Existem uma grande maioria que também sofre por possuir o mínimo do mínimo que muitas vezes falta à comida, roupa, moradia, saúde e educação.

 

Alguns caem no mundo da marginalidade por várias vias também ilegítimas. Neste contexto existencial se percebe a desigualdade social que gera sofrimentos em pessoas de ambas as situações e padrões econômicos. Se nota também a dicotomia entre o ter e o ser. Gente que tem as coisas materiais exageradas e ao mesmo tempo as carências das fortunas subjetivas que o dinheiro não pode comprar.

Se houvesse uma loja, supermercado, ou um shopping no universo, onde existisse um cantinho onde se vende, por exemplo: um miligrama (mg) 0,001 mg, grama de amor, felicidade, paz, harmonia e saúde, certamente o dono destas especiarias ficaria riquíssimo, pois todos fariam o maior esforço para comprar o mínimo desta quantidade mesmo que fosse de valor incomensurável.👍👍

Comentários

  1. Respostas
    1. Bom dia! Seja bem-vinda ao blog analiseagora, volte sempre! Seus comentários são importantíssimos para nós. Bom fim de semana, beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.