Pular para o conteúdo principal

Ciclone Bomba no Brasil.

Fenômeno meteorológico incomum na Região Sul do Brasil. 

Ciclone Bomba na Região Sul do Brasil.
Ciclone Bomba na Região Sul do Brasil.
O dia 30 de junho de 2020
será lembrado na história da meteorologia, como o dia da explosão atmosférica denominado de ciclone bomba; no Sul do Brasil. Este fenômeno meteorológico aterrorizou a vida dos brasileiros que habitam a Região Sul do Brasil. Esta Região se compreende os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Parará. 
Estes três Estados foram os mais atingidos com os efeitos do Ciclone Bomba. Os ventos sopraram numa velocidade perigosa entre 100 até 160 Km/h em algumas localidades. Entretanto, nesses municípios os danos foram maiores. Muitas casas ficaram destelhadas, prédios e muitas casas foram destruídas. Além de queda de barreiras nas rodovias e muitas árvores fora levada ao chão sobre as casas, ruas, avenidas e na rede elétrica contando a energias para muitos habitantes desses três Estados do país. 
Milhares de pessoas permanecem sem energia elétrica e água potável. Os estragos foram danosos do ponto de vista material, porém o mais triste foi para as famílias que perderam seus entes queridos neste fenômeno incomum no Brasil. 
Os danos foram grandes e certamente levará tempo para ser reconstruídos nos municípios atingidos pela fúria desde Ciclone Bomba. O Estado onde ocorreram as maiores perdas foi o de Santa Catarina e infelizmente aconteceu 11 mortes em Santa Catarina e 1 no Rio Grande do Sul. 

Entenda o que é o Ciclone Bomba. 

“É um ciclone que se intensifica muito rapidamente. Quando a pressão do ar cai 1 hPa por hora - hectopascal (hpa) é a unidade de pressão do ar - temos uma bomba. Esses ciclones são, em média, 5,1hpa mais intensos que os ciclones "tradicionais" ou não explosivos. Isso quer dizer que tem potencial de provocar ventos em até 60% mais intensos que a maior parte dos ciclones. No caso deste da última semana, o que chamo atenção é que ele se formou sobre o continente. Algo não tão comum desses ciclones que na maior parte das vezes tem a formação sobre os oceanos. Com isso, não tão impactantes e menos frequentes”. (Fonte: Leandro Puchalski: é o meteorologista da (NSC) 

O que se pode fazer em situações dessa envergadura. 

A natureza é surpreende e suas ações são impactantes. Realmente a natureza é surpreendente para todos os humanos. A força a qual ela vem e age é incomensurável em cada evento meteorológico específico e inesperado. Assim sendo dessa intensidade, todos provocam fatos impactantes, dependendo do grau de intensidade esses eventos meteorológicos são assustadores e aterrorizantes. Se estiver na rua é recomendável procurar abrigo seguro para evitar acidentes. Se estiver conduzindo veículos na rua ou nas grandes rodovias é recomendável parar e procurar estacionamentos seguros até amenizar o vento e a chuva quando estiverem fortes e torrenciais. Nunca seguir viagem em condições de tempo severas como este do ciclone Bomba e outros semelhantes. Geralmente nessas condições de tempo severo pode sofrer acidentes provocado através da força do vento como queda postes, rede elétrica, árvores e barreiras. É recomendável antes consultar as condições do tempo nos sites especializados no monitoramento climático para evitar problemas, se necessário adie a viagem para não ser pego de surpresa assustadoras durante o trajeto da vigem. Principalmente nessa época do ano, o inverno onde as tempestades na Região Sul são severas. Se estiver em casa já mais sair para rua e se perceber que a casa começar a correr riscos procurar locais mais seguros dos vizinhos antes que, possa ocorrer algum acidente. Nunca subestimar o poder de força arrasador da natureza é sem prudente a respeitar em todos os períodos do ano e seguir as orientações da defesa civil como agir em momentos difíceis que a natureza nos impõe. O importante sempre procurar preservar a vida em quaisquer circunstâncias que o clima do nosso país nos colocar a prova e grandes desafios a serem resolvidos depois desses eventos perigosos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.