Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Educação desvalorizada surgem consequências sociais e ambientais.

Educação e meio ambiente precisam serem valorizados.

Imagem no formato do livro está escrito:a educação brasileira e seus problemas.
A educação brasileira e seus problemas.
A educação é tão importante para os habitantes de quaisquer sociedades, quanto o meio ambiente preservado, conservado e o que resta da natureza, para ser usufruído harmonicamente; entre todos os povos do mundo. Nenhuma nação terá qualidade de vida se não investir na educação que é considerada como a mola propulsora, de todos os demais seguimentos da sociedade. O meio ambiente somente terá uma atenção maior dos seus habitantes, quando todas as pessoas moradoras, também efetivar-se, o direito de receber o ensino de qualidade; desde as séries iniciais até ao nível superior.


A ausência da educação de qualidade faz desaparecer também a consciência ambiental como por exemplo o cuidado com o lixo doméstico. Muitas pessoas em vez de colocarem o lixo nas lixeiras e outros locais adequados e tudo o que é produzido diariamente em suas casas que não servem mais.
Eles simplesmente jogam o lixo nas ruas, calçadas, nos locais de preservação ambiental e colocam objetos pesados como poltronas, geladeiras, televisores, computadores, fogões, mesas, camas, armários de cozinhas, roupeiros, pneus, peças de carro e resto de materiais de construções os famosos entulhos. Tudo que não serve mais são arremessados, na calada da noite, nos locais proibidos pelo poder público, causando sérios problemas para a comunidade em geral. Exemplos destes locais são os rios, lagos, banhados e os mangues onde tem vegetações e os animais sensíveis como os peixes e tantos outros que vivem nestes locais de preservação das espécies, mas terminam morrendo em função do lixo. 

O lixo atualmente é fonte de renda para muitas pessoas.

Este lixo se fosse colocado nos locais de recolhimento poderia se transformar em fonte de renda para muitas famílias. Atualmente em quase todo o Brasil existem as cooperativas de catadores de lixo que vendem para as grandes empresas de reciclagem e também tem as médias empresas recicladoras do lixo produzido pelos moradores das cidades brasileiras. Então, lixo é uma ótima fonte de renda principalmente; agora nesta crise econômica sem fim. Porém, não jogue seu lixo inadequadamente, mas o organize e o coloque nas lixeiras, por quer o mesmo poderá ser ótimo, meio de sobrevivência para muita gente e a natureza agradece este gesto nobre.


A imponente precisa ser preservada. 


Nas épocas das grandes temporadas de chuvas os problemas aumentam em razão da falta de cuidados nos locais ondes as pessoas vivem. Aquele lixo que foi atirado nas calçadas, ruas em vez das lixeiras existentes, eles agora trazem prejuízos para todos. 
Ora! Quando vem as grandes tempestades desviam os lixos para as bocas de lobos que ficam em seguida entupidas. E a grande quantidade de água não tem vasão. Os resultados são ruins para a população em geral, por quer as temerosas enchentes causam danos materiais, psicológicos e inclusive as fatalidades humanas. Contudo, os prejuízos não é somente para aqueles que jogaram os lixos de maneira inadequada no chão. Esse péssimo comportamento ocorre, pela ausência de educação e consciência ambiental. Entretanto, toda a população é prejudicada, mesmo aquela que não arremessaram o lixo nos locais inadequados, mas sim, nas lixeiras.

As grandes enchentes que ocorrem nas cidades e capitais do Brasil, banhadas pelos rios, na maioria delas a população é culpada. Porém, após os acontecimentos, as pessoas vêm responsabilizar o poder público e principalmente a natureza. Ninguém pode ser ingênuo, muitas prefeituras falham, nesta questão de preservação ambiental e principalmente quando deixam de investir numa educação de qualidade para os habitantes. Porque somente o saber começa a suscitar uma consciência ecológica e cuidados com o meio ambiente. Também muitos municípios do país realmente deixam de investir no saneamento básico das cidades. As verbas federais e estaduais que seriam para estes fins, infelizmente são desviadas; para outros setores geradores de votos. E uma grande parcela para a corrupção no meio político. 

A maioria da população são responsáveis pelas grandes enchentes.

Araucária um simbolo de imponência da mata atlântica brasileira.

A própria população tem enormes responsabilidades pelas grandes enchentes, desmoronamentos de encostas e terrenos invadidos. Agora a natureza é sim, isenta de quaisquer responsabilidades. Se não houvesse tantas negligencias da parte das pessoas, não haveria tantos desastres naturais. Evidentemente, que as catástrofes naturais existem e são inevitáveis, porém, não em encadeamentos como está ocorrendo nestes últimos tempos. Certamente se houvesse um sistema educacional no Brasil que despertasse para a importância da preservação e conservação dos locais onde se habitam as pessoas, não haveria tantas enchentes e outros eventos climáticos que prejudicariam a população em geral.


Quando alguém, em vez de colocar o lixo no chão, mas depositasse nas lixeiras evitarias sérios problemas futuros. Como os alagamentos nas residências e as enormes enchentes desesperadoras. Tranquilamente, também não haveriam, muitas doenças, causadas pela água poluída e a presença de insetos como ratos, baratas e os mosquitos da dengue e da febre Chikungunya. 

Os incêndios em áreas de vegetação são causados através das pontas de cigarros acesas.


Quando as pessoas passam de carro numa certa região, onde existem enormes áreas de vegetações secas, e jogam pontas de cigarros acesas, provocam grandes incêndios descontrolados. Os prejuízos são incalculáveis em relação a fauna e flora da região. Por tanto, nunca comentam esta imprudência, jogar lixo pela porta do carro e o mais perigoso são as pontas de cigarros acesas; causadoras dos incêndios. Então, tudo existe uma efetiva relação, entre educação e meio ambiente. Esta consciência para a preservação e conservação ambiental, somente nascerá e prosperará nas pessoas, a partir do processo educacional que poderá ser a médio e a longo prazo. Contudo, é essencial investir na educação e na grade curricular, não poderá faltar a disciplina da ecologia para ir formando a consciência ambiental da população. Este processo precisa iniciar urgentemente e nas séries iniciais das escolas de todo o país. 

A importância da educação para despertar a consciência de preservação ambiental.

Portanto, a educação é tão essencial para a sociedade, quanto, todo o ecossistema preservado. Todos, vivem a partir de todas as coisas que a natureza os oferecem. Todavia, para saber utilizar as belas coisas que a natureza nos dar de graça, necessariamente todos precisam de uma educação que norteia para essa realidade. Viver em harmonia com a natureza só é possível quando houver também educação e educação de qualidade. Infelizmente, em nosso país a educação nunca foi e certamente, nunca não será valorizada pelos nossos governantes. Eles não querem o povo pensante.




A falta de educação ambiental começa atingir estas belas árvores.
A nação que tem um povo instruído a pensar, dar muito trabalho para os governos e por isso que eles nunca irão proporcionara no Brasil uma educação de qualidade para o povo. O sistema educacional brasileiro está carente, os mestres são extremamente desvalorizados. As condições de trabalho são péssimas e não existe nenhum plano educacional para resolver esta situação urgente. A educação é tão importante para a sociedade, quanto a natureza é importante para a sobrevivência das pessoas. Exclusivamente, haverá meio ambiente preservado, quando também existir neste país, uma educação que aponte e desperte para a consciência ambiental nas pessoas. 

Ações a serem realizadas para resolver esta situação.


A solução para esta situação está em primeiríssimo lugar valorizar a educação do país. E como consequências surgirão os resultados práticos em relação a conservação do meio ambiente.Exigir dos governos de todas as esferas administrativas, políticas públicas de saneamentos básicos; para todos os municípios brasileiros. Implantar nas escolas desde as séries iniciais a disciplina de ecologia para ir despertando nos alunos a importância de saber cuidar e destinar corretamente o lixo produzido nos lares. Desenvolver programas educativos na mídia sobre a importância, da população não jogarem o lixo em qual quer lugar, mas diretamente nas lixeiras, para que os carros recolhedores possam levarem o lixo; aos locais adequados. E assim, evitar problemas futuros quando chegarem as chuvas, principalmente naquelas cidades; situadas as margens dos rios. Visto que estas são as mais vulneráveis as enchentes. Todavia, exige cuidados especiais por todos os moradores e das administrações públicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.