Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Fevereiro, carnaval festa da carne, reinado de momo.

A folia de momo, abre na primeira semana; do mês de fevereiro.

 

A imagem de fundo amarelo e vermelhado mostra a origem da palavra carnaval.Do Latim: carnis + valle=festa da carne.
A imagem mostra a definição de carnaval.

Nesta primeira semana do mês vai abrir alas para o carnaval, a festa da carne, o reinado de momo, a folia de rua.  E os desfiles das escolas de sambas,  os tradicionais blocos de carnaval organizados ao som dos trios elétricos, com músicas típicas, que arrastam multidões  nas principais avenidas de Salvador, Recife e outras cidades brasileiras.

 

Uma grande multidão invadiu as principais ruas do Brasil e do mundo para extravasar todas as suas energias como se fosse a última da vida. Muitas coisas desagradáveis e violentas ocorrem entre as pessoas, não somente acontece alegria, como é divulgado na mídia brasileira. Contudo, muitas mortes no trânsito ocorrem por imprudência e mistura perigosa de álcool, drogas e mais a  condução do veículo.

Além das incontáveis brigas, entre foliões que resultam em banais fatalidades. Na Quarta-Feira de Cinzas, geralmente  o balanço é trágico, são os frutos da festa da carne. Em vez da alegria que era para ser para todos vem o choro, a tristeza, o sofrimento e a saudade para sempre  todos que partiram precocemente.

As capitais e as grandes cidades, fazem as maiores festas do carnaval.


Destaque para as capitais brasileiras onde se tem os famosos sambódromos e o carnaval de rua. Nos sambódromos tem os grandes desfiles das escolas de samba.  Esses desfiles são semelhantes a competição como a copa do mundo de futebol, onde os melhores times disputam com os melhores e no final sai o campeão mundial. Contudo a disputa no sambódromo ocorre nos mesmos padrões. A   escola que se apresentar melhor, satisfazendo todos os requisitos dos jurados é consagrada com o tão almejado título de campeã do ano. Para se chegar a ser campeã as escolas trabalham e investem muito dinheiro  o ano inteiro para fazer bonito na pista do sambódromo,  diante dos olhos dos jurados e do público quem vem de todos os recantos do mundo para prestigiar a arte, de se produzir um belo carnaval mantendo a coerência do tema enredo, fantasias, letras do samba enredo, ritmo da bateria e gingado   dos dançarinos mestre sala e porta bandeira. Tudo isso sincronizado a beleza, ritmo, enredo, arte e tecnologia.

Os principais centros da folia carnavalesca em nosso país se encontram no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife onde tem o tradicional carnaval organizados em grandes blocos que fazem a grande festa do "Zé Pereira" nas ruas brasileiras.

O Brasil recebe multidões de turistas do mundo, durante o carnaval.

 

Portanto, nestas cidades  se misturam foliões da cidade local e os turistas que vêm de todas as partes do mundo e do Brasil. Nesta época do ano a rede hoteleira brasileira recebe um grande fluxo de turistas e consequentemente     aumentam também o número de empregos temporários ajudando a diminuir o desemprego e a   quem precisa  trabalhar para quitar dívidas e ter uma vida digna. A culinária brasileira é degustada por milhões de turistas que vêm passar férias e principalmente prestigiar a festa de momo.



É o período da descontração onde muitos se embriagam com álcool, vivem uma fantasia   e fogem da realidade durante três dias. Após este período saem da ressaca da carne e voltam a sobriedade. Momento tomam consciência da realidade, percebe-se   que o ano está para começar para valer. A festa acaba, vem a partir de agora colecionar as faturas a pagar do que foi desperdiçado em três dia de folia.

Este ano tudo começará mais cedo, é carnaval, Quarta-Feira de Cinzas e a volta às aulas. Tudo passa como num "estalar dos dedos", é o tempo determinando o ritmo da vida sem que ao menos se perceba. E neste ritmo dos acontecimentos caminharemos para mais um fim de ano batendo às nossas portas, é o círculo natural do tempo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.