Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Calor exagerado no Sul do Brasil.

As pessoas sente na pele o calor em excesso.

A imagem mostra o Sol nascendo radiante é sinal de mais um dia de calor insuportável na Região Sul do Brasil.
 Sol  radiante é sinal de mais um dia de calor insuportável.
Atualmente a sensação de calor exagerado é evidente se sente na pele. Os graus da temperatura que são divulgados pelos meteorologistas, colhidos nas estações meteorológicas, estão distantes do que se sente na realidade. A impressão é que vem aumentando os graus do tempo em excesso de todos os verões no Sul do Brasil.
Pois geralmente é conhecida e diferenciada das outras regiões brasileiras através do fator clima, gelado no inverno e ameno nas outras estações. E também com as estações climáticas do ano bem definidas. 


Contudo, parece que esta realidade não existe mais. Não dá mais para diferenciar uma estação da outra. Está tudo misturado, ou melhor, desequilibrado. Em. Função desse desequilíbrio climático muitos episódios meteorológicos acontece de maneira violenta e em excesso.  Tudo isso provoca grandes prejuízos para a população seja no âmbito particular ou coletivo.
Para trabalhar é um grande sufoco e não há rendimento.
Agora nesta época do ano o calor é excessivamente exagerado e como consequências todos sofrem sem saber como enfrentar. Não existe ar condicionado que resolva, inda que seja de grande potência. Tudo permanece mais dificultoso de realizar, sejam aquelas pequenas ou grandes tarefas do cotidiano, tudo é sufocante e cansativo. Quem tem problemas de saúde também se agrava principalmente as pessoas que têm pressão arterial desregulada por vários fatores.
O clima parece que se revolta contra o homem e rapidamente se formam os perigosos temporais movidos por ventos, granizos, raios destruidores. Em poucos minutos destroem cidades e causando grandes prejuízos e sofrimentos a população.
O aquecimento é real e polêmico entre os cientistas.
Falar em aquecimento global é abrir caminhos para instigar enormes polêmicas, mas não dá para deixar de mencionar este fato real. No mundo acadêmico tem muitos cientistas que defendem a existência do aquecimento global e outros têm suas teses defendendo a não existência do aquecimento do globo terrestre. Agora algo de errado está ocorrendo na natureza e não precisa ser cientista para notar. Atualmente em todo o Planeta Terra se vivencia diariamente algum tipo de desequilíbrio natural.  Queira ou não algo de errado existe, e este algo, que é objeto de grandes discussões científica, vem prejudicando todos os habitantes da Terra. É muito simples de identificar são invernos e verões em excesso, fora do normal e vem num crescendo anualmente.
O homem destruidor da natureza é culpado do aquecimento da Terra.
Os homens têm uma grande parcela de culpa nesta elevação da temperatura em todo o planeta. Pois onde habita destrói tudo sem medir as consequências futuras. Até o momento não aprenderam a conviver em harmonia com a natureza. Em nome do progresso e, sobretudo do lucro exagerado detonam tudo que ver em sua frente. A ganância é tanta que não se contentam com o necessário para a natureza oferece para viver decente, em harmonia com o meio ambiente.   Eles devastam as florestas desenfreadamente, para construir ruas e mais ruas, condomínios e mais condomínios, indústrias e mais indústrias. Inconsequentemente poluem os rios, lagos, mananciais de água potável. Enchem os rios de tudo o que é tipo de lixo etc.
Em nome da modernidade visando altos lucros colocam asfaltos nas grandes e pequenas cidades brasileiras. Este asfalto superaquece as cidades e automaticamente contribui para aumentar o calor infernal. A minha cidade é pequena, possui sessenta mil habitantes, mas todos sofrem com o calor exagerado porque cortaram as árvores e cobrirá todas as ruas de asfalto, aquece tanto que se podem fritar ovos de galinhas ao meio dia. Além disso, começa a surgir à proliferação do mosquito Aedes aegypti que está sendo o terror no mundo inteiro. Este mosquito é grande responsável pela dengue, microcefalia provocada pelo zika vírus. Muitos infectologistas dizem que a microcefalia possa acontecer devido a uma alteração no sistema imune que faz com que o vírus possa atravessar a placenta e chegar até o bebê causando má formação cerebral.
O calor exagerado prejudica todas as pessoas e inclusive as grávidas.
Por isso, as grávidas que tiveram Zika no início ou no fim da gravidez, podem ter bebês com microcefalia, uma condição que impede o crescimento do cérebro dos bebês, deixando-os gravemente afetados. Também neste calorão se tem Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae.
Portanto, o aquecimento global (ainda que existam os céticos sobre este tema) é uma realidade e suas consequências drásticas para todos os humanos. É imperioso todos contribuírem com pequenas e grandes ações práticas, que possa a vir contribuir para o equilíbrio climático e a convivência harmoniosa entre todos os humanos com a natureza. Pois a natureza ano após o ano vem respondendo a altura a ganância dos humanos.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.