O Dia das Vespas: Um Encontro Doloroso com a Natureza Vespeiro no Pinheiro Cipreste. Amanheceu radiante, convidativo para as tarefas do lar. O sol, em sua exuberância, prometia um dia perfeito para cuidar do jardim. Mas o destino, com sua ironia peculiar, reservava uma surpresa nada agradável. A tranquilidade da manhã foi interrompida pelo zumbido irritante das vespas. O ataque foi fulminante. Senti a pele arder como brasas, uma dor aguda que se espalhava por todo o corpo. A adrenalina me impulsionou a buscar refúgio, mas as picadas já haviam feito seu estrago. Os bombeiros, anjos da guarda em meio ao caos, me levaram ao hospital. Horas se passaram em meio a exames e medicamentos. O corpo dolorido, a mente em um turbilhão. A vida, que parecia tão simples, se transformou em um labirinto de imprevistos. Problemas financeiros, burocracia, perda de dados… tudo se acumulou naquele dia maldito. A cada obstáculo superado, outro surgia, como se o universo conspirasse contra mim. Mas em meio a ...
As pessoas sente na pele o calor em excesso.
![]() |
Sol radiante é sinal de mais um dia de calor insuportável. |
Atualmente a sensação de calor exagerado é evidente se sente na pele. Os graus da temperatura que são divulgados pelos meteorologistas, colhidos nas estações meteorológicas, estão distantes do que se sente na realidade. A impressão é que vem aumentando os graus do tempo em excesso de todos os verões no Sul do Brasil.
Pois geralmente é conhecida e diferenciada das outras regiões brasileiras através do fator clima, gelado no inverno e ameno nas outras estações. E também com as estações climáticas do ano bem definidas.
Contudo, parece que esta realidade não existe mais. Não dá mais para diferenciar uma estação da outra. Está tudo misturado, ou melhor, desequilibrado. Em. Função desse desequilíbrio climático muitos episódios meteorológicos acontece de maneira violenta e em excesso. Tudo isso provoca grandes prejuízos para a população seja no âmbito particular ou coletivo.
Para trabalhar é um grande sufoco e não há rendimento.
Agora nesta época do ano o calor é excessivamente exagerado e como consequências todos sofrem sem saber como enfrentar. Não existe ar condicionado que resolva, inda que seja de grande potência. Tudo permanece mais dificultoso de realizar, sejam aquelas pequenas ou grandes tarefas do cotidiano, tudo é sufocante e cansativo. Quem tem problemas de saúde também se agrava principalmente as pessoas que têm pressão arterial desregulada por vários fatores.
O clima parece que se revolta contra o homem e rapidamente se formam os perigosos temporais movidos por ventos, granizos, raios destruidores. Em poucos minutos destroem cidades e causando grandes prejuízos e sofrimentos a população.
O aquecimento é real e polêmico entre os cientistas.
Falar em aquecimento global é abrir caminhos para instigar enormes polêmicas, mas não dá para deixar de mencionar este fato real. No mundo acadêmico tem muitos cientistas que defendem a existência do aquecimento global e outros têm suas teses defendendo a não existência do aquecimento do globo terrestre. Agora algo de errado está ocorrendo na natureza e não precisa ser cientista para notar. Atualmente em todo o Planeta Terra se vivencia diariamente algum tipo de desequilíbrio natural. Queira ou não algo de errado existe, e este algo, que é objeto de grandes discussões científica, vem prejudicando todos os habitantes da Terra. É muito simples de identificar são invernos e verões em excesso, fora do normal e vem num crescendo anualmente.
O homem destruidor da natureza é culpado do aquecimento da Terra.
Os homens têm uma grande parcela de culpa nesta elevação da temperatura em todo o planeta. Pois onde habita destrói tudo sem medir as consequências futuras. Até o momento não aprenderam a conviver em harmonia com a natureza. Em nome do progresso e, sobretudo do lucro exagerado detonam tudo que ver em sua frente. A ganância é tanta que não se contentam com o necessário para a natureza oferece para viver decente, em harmonia com o meio ambiente. Eles devastam as florestas desenfreadamente, para construir ruas e mais ruas, condomínios e mais condomínios, indústrias e mais indústrias. Inconsequentemente poluem os rios, lagos, mananciais de água potável. Enchem os rios de tudo o que é tipo de lixo etc.
Em nome da modernidade visando altos lucros colocam asfaltos nas grandes e pequenas cidades brasileiras. Este asfalto superaquece as cidades e automaticamente contribui para aumentar o calor infernal. A minha cidade é pequena, possui sessenta mil habitantes, mas todos sofrem com o calor exagerado porque cortaram as árvores e cobrirá todas as ruas de asfalto, aquece tanto que se podem fritar ovos de galinhas ao meio dia. Além disso, começa a surgir à proliferação do mosquito Aedes aegypti que está sendo o terror no mundo inteiro. Este mosquito é grande responsável pela dengue, microcefalia provocada pelo zika vírus. Muitos infectologistas dizem que a microcefalia possa acontecer devido a uma alteração no sistema imune que faz com que o vírus possa atravessar a placenta e chegar até o bebê causando má formação cerebral.
O calor exagerado prejudica todas as pessoas e inclusive as grávidas.
Por isso, as grávidas que tiveram Zika no início ou no fim da gravidez, podem ter bebês com microcefalia, uma condição que impede o crescimento do cérebro dos bebês, deixando-os gravemente afetados. Também neste calorão se tem Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae.
Portanto, o aquecimento global (ainda que existam os céticos sobre este tema) é uma realidade e suas consequências drásticas para todos os humanos. É imperioso todos contribuírem com pequenas e grandes ações práticas, que possa a vir contribuir para o equilíbrio climático e a convivência harmoniosa entre todos os humanos com a natureza. Pois a natureza ano após o ano vem respondendo a altura a ganância dos humanos.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.