Pular para o conteúdo principal

A quarta feira de cinza alerta, a vida é efêmera.

Na quarta-feira de cinzas os católicos fazem uma reflexão sobre a brevidade da vida e a necessidade de arrependimento.

A imagem diz:porque você é pó e ao pó voltará. 
Na quarta-feira de cinzas que não é feriado, mas sim, de trabalho. Contudo volta à normalidade no turno da tarde. Geralmente tem empregador que combina através de seus sindicatos classistas, para que alguns estabelecimentos comerciais abram o dia inteiro e outros a partir do meio dia. Normalmente na parte da manhã, abre o comércio em geral, indústrias, serviços, mas os bancos começam a trabalhar durante a parte da tarde.

Neste dia da quarta-feira de cinzas se encerra em definitivo a folia de momo. E para os católicos abre-se espaço para um novo tempo. Atualmente no calendário cristão ocidental começa a preparação para a páscoa. “Também são conhecidos como “quarta-feira de cinzas” por quer os sacerdotes da igreja católica queimam palhas das palmeiras do domingo de ramos do ano anterior e colocar na testa dos católicos lembrando-os de sua fragilidade humana. “Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte a terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará". (Gn. 3,19). Este ritual tem a finalidade de chamar a todos para a reflexão e arrependimento”. dos seus pecados e seguirem uma nova vida em Cristo Jesus.
Atendendo ao apelo da Igreja Católica, os cristãos ingressam num período de penitência, reflexão e arrependimento dos pecados. Este tempo é denominado de quaresma. Uma temporada que é contabilizada a partir do fim do carnaval até o dia da Páscoa. Pois este período soma quarenta dias excluindo os domingos. Geralmente a Igreja lança a campanha da fraternidade para recolher donativos para a igreja do mundo inteiro.
Cada ano tem um tema e lema especifico para estudos e reflexões entre os católicos. Em 2016 o Tema: “Casa Comum, nossa responsabilidade”.  O lema bíblico é “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Amós 5.24 (Fonte: CNBB). A Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) já definiu o tema da Campanha da Fraternidade 2018. O tema será Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mateus 23,8).

A salvação vem através da graça e não através obras de alguém.

A cruz representa o último sacrifício salvífico de Cristo.  
Portanto, durante estes quarenta dias os líderes religiosos católicos têm a missão mostrar que a vida humana é efêmera e caminhamos para a morte cada dia vivido. Estamos vivendo num curto espaço de tempo aqui neste mundo de sofrimento. Cada segundo, hora, dia, mês ano são oportunidades que o Nosso Criador nos oferece para o arrependimento e mudança de vida. Isto é, andar de acordo com a vontade do Senhor Jesus.
Todos que creem aceitar e proclamar Jesus como o único Salvador terá a vida eterna. Uma vida sem dor e sofrimento. Não existe outra possibilidade de salvação a não ser Jesus o Filho de Deus. Ele foi o último sacrifício do plano perfeito de salvação do Pai. Ele foi morto na cruz, mas com a sua Ressurreição gloriosa derrotou a morte. E quem crer nesta verdade divina recebe o perdão dos pecados e tem a sua salvação concedida pela graça de Deus. A salvação é de graça, basta que todos procurem em Cristo o Redentor.

A justiça de Deus não permite que a salvação possa ser através das obras, mas simplesmente através de sua infinita graça para ser alçando a todos que aceitarem Cristo com o Salvador sem distinção de classe social e poder econômico. Com a morte e Ressurreição Gloriosa a Salvação é para todos. As obras vêm como complemento natural dessa graça salifica através do ato sacrifical de Jesus na Cruz. 
Todavia as obras não salvarão ninguém porque se perderia o sentindo do Plano Perfeito de Salvação de Deus em sua perfeição, obras em si mesas são totalmente imperfeitas, mas a perfeição de Deus tem poder de Salvação.

A salvação é pela graça porque Deus não exige nada para merecermos a salvação. Não precisamos fazer nenhum ato de bondade, heroísmo nem penitência. Basta ter fé.

Em Sua graça, Deus oferece a salvação a todos gratuitamente. Pessoas “boas” não são favorecidas e pessoas “ruins” não são desprezadas. Em relação a Deus, todos estão na mesma situação e todos recebem a mesma oferta, sem custo. Tudo que temos de fazer é aceitar, pela fé (Efésios 2:8-9).


Assim, ninguém tem motivo para se achar superior aos outros, porque foi Jesus que fez o trabalho e conquistou a salvação por todos nós. Nossas obras não nos podem salvar porque são imperfeitas. Somente Deus é perfeito e somente Ele pode nos aperfeiçoar.” 

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social.Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…