Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A Quarta-Feira de Cinzas alerta, a vida é efêmera.

Os católicos fazem reflexões sobre a brevidade da vida e o arrependimento.


A imagem de fundo preto e caracteres em braco está inscrito: Porque você é pó e ao pó voltarás. Gn. 3, 9
Porque você é pó e ao pó voltarás. Gn. 3, 9


Nesta quarta-feira de Cinzas não é feriado, mas dia de trabalho. Contudo, volta à normalidade no turno da tarde. Geralmente, têm empregadores que combinam, através de seus sindicatos classistas, para alguns estabelecimentos comerciais abrirem o dia inteiro e outros a partir do meio-dia. Normalmente, na parte da manhã, abre o comércio em geral, indústrias, serviços, mas os bancos começam a trabalhar durante a parte da tarde.


Neste dia da Quarta-feira de Cinzas se encerra em definitivo a folia de momo. E para os católicos abre-se espaço para um novo tempo. Atualmente, no calendário cristão ocidental, começa a preparação para a Páscoa. Também são conhecidos como “Quarta-feira de Cinzas” porque os sacerdotes da igreja católica queimam palhas das palmeiras, do Domingo de Ramos do ano anterior, e as colocam na testa dos católicos, lembrando-os de sua fragilidade humana. “Com o suor do seu rosto, você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que ela foi tirada; porque você é pó e o pó voltará”. (Gênesis. 3, 19). Este ritual tem a finalidade de chamar a todos para a reflexão e arrependimento dos seus pecados e seguirem uma nova vida em Cristo Jesus.


Atendendo ao apelo da Igreja Católica, os cristãos ingressam num período de penitência, reflexão e arrependimento dos pecados. Este tempo é denominado de quaresma. Uma temporada contabilizada desde o fim do carnaval até o dia da Páscoa. Pois este período soma quarenta dias, excluindo os domingos. Geralmente, a Igreja lança a campanha da fraternidade para recolher donativos para a igreja do mundo inteiro.


 


Cada ano, a campanha da fraternidade tem um tema e um lema específico.

a) 2018.

Em 2018, o tema foi Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mateus 23, 8). (Fonte: CNBB).

b) 2019.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) já definiu o tema da Campanha da Fraternidade 2019. Tema: Fraternidade e Políticas Públicas.

Lema: “Serás liberto pelo direito e pela justiça” (Isaías 1, 27).

c) 2020.

O Conselho Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunido em Brasília-DF–DF, definiu o tema da Campanha da Fraternidade (CF) 2020 como: “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (LC 10,33-34)”.

O tema e o lema reforçam a dimensão do cuidado, sugerida pelo bispo da Diocese de Barra do Piraí — Volta Redonda–RJ e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Francisco Biasin.

Tanto o lema quanto o tema estão bem conforme a atual realidade da política e da justiça brasileira. É fundamental a população católica discutir a situação na qual se encontra a justiça injusta do Brasil e se é possível encontrar formas práticas de lutas contra essa realidade cruel, à luz da Palavra de Deus que não falha. Encontrar uma saída, a salvação para o país porque ninguém mais suporta tantas injustiças e ódio no Brasil.

d) 2022.

Em 2022, a Campanha da Fraternidade (CF) tem como tema: “Fraternidade e Educação” é o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).


Seu início se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. (Fonte: CNBB)


 


A salvação vem através da graça e não através das obras de alguém.


Portanto, durante estes quarenta dias, os líderes religiosos católicos têm a missão de mostrar que a vida humana é efêmera e caminhamos para a morte a cada dia vivido. Estamos vivendo num curto espaço de tempo aqui neste mundo de sofrimento. Cada segundo, hora, dia, mês e ano são oportunidades que o Nosso Criador nos oferece para o arrependimento e mudança de vida. Isto é, andar conforme a vontade do Senhor Jesus.


Todos que creem, aceitar e proclamar Jesus como o único Salvador terão a vida eterna. Uma vida sem dor e sofrimento. Não existe outra possibilidade de salvação a não ser Jesus, o Filho de Deus. Ele foi o último sacrifício do plano perfeito de salvação do Pai. Ele foi morto na cruz, mas com a sua ressurreição gloriosa derrotou a morte. E quem crer nesta verdade divina recebe o perdão dos pecados e tem a sua salvação concedida pela graça de Deus. A salvação é de graça, basta que todos procurem em Cristo, o nosso Redentor.


Deus é reto em sua justiça para com os pecadores.

 


A justiça de Deus não permite que a salvação possa ser através das obras, mas simplesmente através de sua infinita graça para ser alcançada a todos que aceitarem Cristo como Salvador, sem distinção de classe social e poder econômico. Com a morte e ressurreição gloriosa, a salvação é para todos. As obras vêm como complemento natural dessa graça da Salvação, através do ato sacrificial de Jesus na Cruz.


Todavia, as obras não salvam ninguém porque se perderia o sentido do Plano Perfeito de Salvação de Deus em sua perfeição. As obras, em si mesmas, são totalmente imperfeitas, mas a perfeição de Deus tem poder de salvação.


“A salvação é pela graça porque Deus não exige nada para merecermos a salvação. Não precisamos fazer nenhum ato de bondade, heroísmo nem penitência. Basta ter fé.


Em sua graça, Deus oferece a salvação a todos gratuitamente. Pessoas “boas” não são favorecidas e pessoas “ruins” não são desprezadas. Em relação a Deus, todos estão na mesma situação e todos recebem a mesma oferta, sem custo. Tudo que temos de fazer é aceitar, pela fé, Cristo como o único Salvador (Efésios 2:8-9).


Assim, ninguém tem motivo para se achar superior aos outros, porque foi Jesus que fez o trabalho e conquistou a salvação por todos nós. Nossas obras não nos podem salvar porque são imperfeitas. Somente Deus é perfeito e somente Ele pode nos aperfeiçoar.”



Todavia, o sentido fundamental desse dia em que os católicos recebem cinzas na testa e o sacerdote as faz realizando o sinal da cruz é para relembrar que a vida é breve. É como se fosse a luz de uma vela, que basta um simples sopro e ela se apagará. É um grande chamamento a mudar de vida de erros e iniciar uma nova caminhada em veredas corretas que levarão à salvação e não à perdição da vida eterna após a finitude aqui nesse mundo.


A vida é maravilhosa, é dom de Deus e todos querem continuar com a vida eterna após a morte. Eis aí o sentido da existência terrena, (para quem crer) se preparar para um dia ser chamado pelo Criador à Vida Eterna.

Comentários

  1. Respostas
    1. Esse artigo tem a finalidade de fazer uma reflexão sobre a brevidade da vida. Ao longo da matéria enfatizo a Salvação que é uma Graça que vem da graça de Deus ainda que sejamos ser imersíveis de absolutamente nada. Todavia, Deus sua infinita misericórdia nos livrou da morte eterna através do sacrifício de Seu Filho na Cruz e Sua Ressurreição gloriosa teremos a vida eterna.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.