Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

A água necessita ser preservada permanente.

No dia mundial da água serve para todos pensarem sobre a sua importância e escassez no mundo. 


A água é vida.
Á é vida,
Em 1992 a comunidade internacional estava reunida na cidade do RJ para realizar a conferencia das nações unidas para a grande discussão sobre Desenvolvimento e meio ambiente. A ONU organizou o famoso ECO-92, e neste encontro internacional a comunidade internacional determinou o dia 22 de março como o dia mundial da água. Além dessa determinação foram criadas medidas que viessem a preservar a água, com sustentabilidade e promovesse à economia e o uso consciente deste bem comum à água doce e potável para todas as nações.
É incrível como o nosso planeta é coberto de 97,4% das águas dos oceanos e mares, mas infelizmente são impróprias para o consumo humano. É claro que toda esta água tem uma importância fundamental para a vida dos seres vivos aquáticos do Planeta Terra. Além de todo o sistema de navegação comercial e turística dos povos.  

Apenas 2,6% das águas da terra aproximadamente são próprias para o consumo humano. 


O mais grave é que deste minúsculo total considerável de água ainda é imprestável para o uso dos humanos. O homem polui uma grande parte da água potável sobre todas as formas deixando a impropria para sua sobrevivência. Isso sem falar do grande desperdício que se faz diariamente tanto os consumidores quanto as empresas responsáveis pelo tratamento e distribuição da água até o consumidor final. Os grandes vazamentos que ocorrem devido às tubulações antigas ou através da imperícia no momento colocar os canos para levar água aos pontos definidos a ser utilizados, para a distribuição final da água.
A água como bem comum provinda da natureza para a população já mais deveria ser privatizada por estas empresas que somente pensam no lucro abusivo. A população de cada país deve lutar contra a privatização da água. A água não pode ser vista como fonte de lucro, necessariamente, deve ser vista por todos como necessidade básica de sobrevivência de todos os seres humanos. Infelizmente essa prática de privatização da água que é nociva ao ser humano já vem sendo adotada em alguns países do mundo.   A ONU tem que ficar de olho nesta situação e numa próxima conferência criar resoluções proibitivas a comercialização e principalmente à privatização da água em todo o mundo, esse bem essencial à vida.    O Brasil tem o aquífero guarani que o maior da América Latina e tem muitas empresas multinacionais de olho nesta riqueza natural um bem comum. O governo brasileiro deve vetar qualquer tentativa de projeto de lei que atente a privatização da água.   Se existir no congresso nacional projetos de lei visando à privatização da água, ser vetados.    E a sociedade tem que ficar atenta sobre isso e promover campanhas para barrar este absurdo.
Á água é vida!
Á água é vida!

É fundamental todos utilizarem a água doce de maneira sustentável. 

Portanto, neste dia alusivo mundial da água todos tem a obrigação de usar a água de maneira sustentável. Hoje existem muitas regiões do planeta Terra onde há escassez de água. Muita gente vive sobre o racionamento permanente desse líquido precioso. A maior cidade do Brasil São Paulo está passando por essa experiência quem somente era conhecia pela população que mora na Região Nordeste.
Hoje nesta região a população está sendo abastecido em grande parte pela transposição das águas do Rio São Francisco e outra pela construção das cisternas onde os moradores reaproveitam as águas das chuvas. Vamos todos preservar a água e usar com responsabilidade e bom senso para não faltar, logo mais, devemos lembrar sempre, que este líquido precioso à vida desde que nascemos até a morte é essencial a nossa vida. E por isso devemos utilizar sem desperdiçar para não faltar.

Cada país tem o dever de adotar ações práticas para não faltar água para a população a água é vida e jamais poderá faltar para ninguém. Todos tem o direito à vida e para viver necessariamente precisa da água. Por isso que é um bem da natureza que deve ser administrado pelo estado e não por estas empresas avarentas que somente pensam em lucrar privando as pessoas carentes do uso da água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.