Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Ninguém está imune as catástrofes naturais.

Catástrofes naturais deixam suas marcas psicológicas.

Nuvens no horizonte já com arco-iris e bem carregadas de água indicam quem vem tempestades nas próximas horas de hoje.
Nuvens no horizonte e arco-iris  indicam  tempestades.
Tem situações na vida particular que são semelhantes à de muitas pessoas e por isso mesmo fica quase impossível não compartilhar. Lendo e ouvindo vários relatos de várias pessoas que foram vítimas desta tempestade que se abateu sobre o Estado do RS na semana que passou ou mais precisamente, nos últimos dias do mês de agosto de 2013.  

Porém atingiu as regiões e as cidades dos vales banhadas pelos Rios dos Sinos, Caí, Gravataí, Paranhana e taquari. Todos eles deixam um rastro de destruição e aproximadamente uma população de 17 mil desabrigados. Todas estas pessoas perderam tudo, as coisas que levaram anos para comprar e estão pagando prestações a perder de vista. Existem muitas casas a serem reconstruídas daqui para frente.  Além das sérias consequências psicológicas que surgirão e marcarão a vida desta população serão imprevisíveis e desesperadoras.

Apenas quem está vivendo ou já passou por uma situação real sabe de fato o que é perder todos os bens em minutos. Adquiridos a base de muitos esforços e permanecer no relento e desabrigado dependendo de solidariedade dos amigos e da sociedade. 

Contudo, todos devem agradecer a DEUS por terem saídos ilesos de uma situação de tempestade real. Ninguém neste mundo pode se considerar imune a quaisquer ocasiões; e   enfrentar situações semelhantes.

Situação real sobre minha moradia em 19/02/ 2011.

A partir de agora irei relatar uma situação real que aconteceu com minha família. Contudo, jamais com a intenção de fazer sensacionalismo longe disso, mas por ter vivido uma situação real e semelhante à de muitas pessoas da nossa região. Quem nunca passou por isto não sabe avaliar o tamanho da dor e do desespero que parece não ter fim.

Segundo dados da Estação climatológica de Campo Bom-RS e INMETRO-RS, durante esta tarde do dia 19 de fevereiro de 2011. Aconteceram eventos climatológicos fortíssimo na cidade e demais regiões adjacentes: Rajadas de vento entre 62 e 74 km/h e fortes trovoadas de elevada precipitação acima do normal para um único período da tarde, foram medidos 26 mililitros, em uma hora de chuva severa.

Previsão do tempo para o dia 19/02/2011

Essa realidade aconteceu com minha família no dia 19 de fevereiro de 2011. As previsões meteorológicas para este dia para a região sul do Brasil, eram de tempo instável. Todos os indicadores meteorológicos confirmavam que naquela manhã seria de céu claro. Sinalizava trovoadas para o período da tarde e noite. Foi justamente o que ocorreu. Era um sábado, começou com um sol lindo e não demorou. O tempo começou a mudar, passou para um aumento brusco de temperatura forte e um abafamento insuportável, gerando pesadas nuvens de chuva naquela tarde de sábado. Por volta das 17 horas começou a chover forte e em torno das 18:30 desabou um muro sobre a nossa casa.

A casa ficou soterrada de lama após queda de muro.

 

Ela quase ficou soterrada de lama, pedras, barro e água contaminada que descia do morro. No momento em que caiu o muro estava sozinho e na varanda da casa. Atentamente observava os clarões dos relâmpagos, ouvia estrondo dos trovões e olhava a chuva cair torrencial sem parar. Seguidamente ouço um estrondo marcante, era queda do muro sobre a nossa casa! 

Ao voltar até a cozinha onde fica a divisa do imóvel separado pelo muro, o que havia era simplesmente ama, água suja, pedaços de tijolos e pedras por toda a casa. Imediatamente liguei para os bombeiros orientaram-me a desligar a rede elétrica. Em seguida chegaram os bombeiros realizaram a vistoria na residência e deu à sentença, sua casa está interditada.  Existiam sérios riscos das outras casas dos vizinhos desabarem sobre a nossa.

O drama de três meses parecia quase sem fim.

A partir deste momento iniciava um grande drama que durou aproximadamente três meses. Imediatamente fomos acolhidos na casa da filha da minha esposa e passamos uma longa temporada na casa deles até tudo ser resolvido. Até hoje somos eternamente gratos a eles pela a acolhida. É impossível relatar todos os pormenores desta situação porque ficaria uma matéria extremamente extensa.

Porquanto alguns fatos não dar para esquecer e nunca mais vão sair da minha memória. Entre eles, a solidariedade familiar e de vários amigos que nos ajudaram a limpar e lutar para reconstruir tudo. Agradecimentos eternos a todos. Não irei nomear amigos para não cometer injustiças. Fatos dramáticos acontecerem durante a busca para colocar em ordem as coisas. Neste intervalo da reconstrução, lembrei que pagava um seguro mensal associada à operadora de energia elétrica a antiga AES-SUL (hoje RGE-Sul) que prometia a cobertura de um valor determinado em caso de sinistros naturais. Acionei na época o seguro e prontamente vieram os peritos da seguradora para fazer a perícia.

Conclusão da perícia do seguro inseguro.

Depois de alguns dias veio à conclusão da perícia, este tipo de sinistro não haveria cobertura, tal foi tanta a indignação que cancelei na hora o tal seguro ligado à operadora de energia elétrica. Isto que era descontado mensalmente na conta da luz. É bom as pessoas ficarem atentas a estes seguros que são puras falcatruas, fraudes mesmo, assumem os acordos e não cumprem. De tão exausto não procurei meus direitos na justiça. Reconheço que errei não ter buscado meus direitos. Recomendo que não façam isso corram atrás dos seus direitos como consumidores.

O tempo interminável para voltar para a casa.

Esta situação levou muito tempo para ser resolvida até voltar a habitar a nossa casa. Lembro que a garagem chegou a crescer uma vegetação rasteira, pois caíram paredes e entrou lama, barro e terra fértil que favoreceu o nascimento e crescimento de plantas.

Depois de muito esforço de amigos e familiares conseguimos reconstruir e voltar ao “lar doce lar”, mas logo em seguida para completar o drama: ladrões entraram em nossa casa e levaram o que tinha salvado no dia do desmoronamento do muro sobre a casa. Até hoje permanece certo medo de que tudo pode acontecer outra vez e pensamos sempre que pode ser de grandes proporções. 

Os fatores psicológicos não desaparecem de imediato. Muitas coisas permanecem bem ativas nos arquivos do cérebro: o som do estouro desabando, a casa alagada, os móveis encharcados, lama, pedras, paredes, caídas, corre, corre, sensação de abandono e desespero total. Ainda tenho pesadelos, insônia, e lembranças negativas. Por outro lado, jamais esquecerei a solidariedade, acolhida, as ajudas praticadas pelos amigos e os familiares.

A natureza com sua força castiga a todos com situações dramáticas.

Portanto, caro leitor do blog analiseagora afirmo como é dramático uma situação, provocada pela força da natureza.  Quem nunca viveu uma experiência concreta de enchentes, desmoronamentos de muro, sinistros naturais em gerais, sobre suas vidas.  Não faz mínima ideia da dimensão do drama, seus desdobramentos e reações como irritação, cansaço, frustrações e derrotas etc.

Eu entendo e compreendo perfeitamente o que estas pessoas estão passando e ainda irão passar devido a esta enchente que desabou sobre nossa região. Afirmo isto por experiência própria. A esperança que fica é que o tempo sana tudo, mesmo as piores dores e dificuldades que qualquer pessoa possa sofrer nesta vida. Permanecer vivo é o mais importante em qualquer circunstância. Também se aprende a ser melhor e tirar grandes lições, aprendizados nas dificuldades.   A vida é linda e continuar a viver é perfeito, para todos os dias, procurar ser uma pessoa melhor.😪

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.