Pular para o conteúdo principal

O feriado no Brasil é o dia mundial das crianças.

Feriado nacional em homenagem à padroeira do Brasil e dia mundial das crianças.

Nessa bela imagem está inscrito: Feliz Dia das Crianças! Nessa imagem mostra duas crianças no parque num lindo dia de sol radiante. O sol aprece numa nuvem rindo para elas que estão passeando com seu cãozinho de estimação. Elas estão felizes nesse dia mundial das crianças.
A imagem diz: feliz dia das crianças!


Mais uma vez o país comemora mais um feriado nacional oficial de caráter religioso. Neste dia como todos sabem se comemora duas datas importantes: o dia da criança e da padroeira do Brasil. Como o nosso país é de maioria do credo católico nada mais justo que o referencial religioso seja a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Podem fazer uma ampla pesquisa nos principais manuais da história do Brasil e que se encontrará, vasto material histórico sobre esta santa venerada por todos os católicos fiéis, em todos os recantos do país. Esta imagem tem uma longa história.

A partir de 1743, foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba, no interior do Estado de São Paulo. Ela inicialmente começou a ser venerada pelos habitantes católicos fiéis, do então Município de Aparecida do Norte-SP e depois espalhou sua fama em todos os recantos do país e do mundo.

Conheça o histórico do feriado religioso de hoje.

 

Em 1930 o Papa Pio XI a proclamou como a Santa Rainha do Brasil. A partir de 30 de junho de 1980 o atual Presidente da República oficializou esta imagem definitivamente como a padroeira do Brasil, através da Lei Nº. 6.802, foi decretado oficialmente feriado nacional no dia 12 de outubro de todos os anos. Neste dia, como é feriado religioso todos os católicos, têm a grande oportunidade de prestarem suas demonstrações de fé. Muitos vão em grandes excursões à Basílica para festejarem a padroeira brasileira, no Município de Aparecida do Norte. Esta cidade recebe neste dia milhares de excursões vindas de todas as partes do país. São ônibus lotados de devotados, para rezar e pagar suas promessas através das graças recebidas da santa padroeira do Brasil.

 

O outro feriado extremamente importante é o dia da criança. Esse feriado como sendo de âmbito mundial determinado pela ONU em 20 de novembro de 1959. Representantes dos países reunidos em assembleia-geral, definiram essa data como o dia dos direitos universais da criança. No entanto, cada país tem a liberdade de definir esse feriado no dia de sua melhor conveniência. O Brasil possui referenciais históricos para respeitar o Dia das Crianças que é mais antigo do que o da própria ONU. O presidente Arthur Bernardes, através do decreto N.º 4867, de 05 /11/1924. Referendou essa data como sendo o dia dedicado ao Dia das Crianças.

Analisem os anais da nossa história, fica evidente que este decreto não teve efeito como esperava o Presidente da República e seus sucessores, até praticamente os anos sessenta; quando esta data tomou contornos comerciais. Quando o comércio entrou em cena, o Dia das Crianças no Brasil ganhou visualizações capitalistas exorbitantes.

 

Infelizmente como tudo neste mundo nada funciona sem fins lucrativos, o dia dedicado às homenagens às crianças, não permaneceu imune à fúria comercial. Antes da era digital as crianças mesmas fabricavam seus próprios brinquedos, eram criativos, duradouros e baratos sem custos para os pais. Exemplos, pião, carrinhos de lata, bonecas, e compravam as pequenas de gude e faziam bolas de pano para jogar futebol.

A expectativa dos comerciantes é grande neste feriado.


A imagem mostra o pião de madeira um dos brinquedos prediletos das crianças antes da era digital.
A foto mostra o pião de madeira.

Então os lojistas brasileiros esperam ansiosamente esta data como uma explosão nas vendas e lucros extraordinários, no comércio brasileiro pela venda de brinquedos aos pais das crianças. Muitos dos nossos pais estão muitíssimos endividados, porém, a mídia bombardeia a todo instante induzindo, as crianças forçarem seus progenitores a comprarem o que não podem. Infelizmente transformaram essa data de suma importância na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, em um grande comércio de brinquedos, que muitas vezes não tem nenhuma utilidade lúdica para a garotada.

 

Neste feriado dedicado aos direitos das crianças do Brasil e do mundo.

 

Este “blog” analiseagora deseja a todas as crianças do Brasil e do mundo, que seus direitos sejam de fato respeitados e defendidos por seus responsáveis e pelas autoridades que cuidam dos nossos meninos(a)s. Jamais nenhuma criança será submetida a trabalho escravo, forçado ou algo semelhante. Exigimos que todas as crianças sejam respeitadas a sua integridade física, moral e psicológica. Esperamos que todas elas possam ter carinho, alimentação adequada, teto digno, educação séria, atendimento à saúde prioritária.

Todavia, é imprescindível a todos os responsáveis pelas crianças, que permaneçam atentos a quaisquer sinais de maus tratos a qualquer criança. Imediatamente não perca tempo em denunciar com o máximo de urgência às autoridades e aos órgãos competentes, que cuidam na proteção e na defesa das crianças, as quais todos conhecem. Portanto, é fundamental que todos os pais tenham o máximo de cuidado ao dirigir nesse feriado. Não esqueçam, todos estão levando em seus carros, tudo o que há de mais precioso em suas vidas, suas crianças. Todavia, as de outrem que estão no trânsito, das nossas rodovias e autoestradas, muitíssimas velozes e perigosas do Brasil.

Contudo, todos os cuidados necessitam, serem redobrados. Dirigir devagar e com prudência, porque lentamente se chegará aos lugares escolhidos para festejar o belo feriado. Deste modo, este “blog” deseja um feliz Dia das Crianças do Brasil e do mundo, hoje e todos os dias do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.