Finalmente dezembro o mês para fechamentos e prestações de contas.

FINALMENTE O MÊS DE DEZEMBRO ESTÁ AÍ PARA TODOS PRESTAREM CONTAS DO QUE FIZERAM E DEIXARAM DE FAZER.

Dezembro o último mês do ano para organizar e prestar contas
Dezembro O  mês de prestar contas 

Então finalmente já estamos no mês de dezembro o último do ano. É neste período entre compras, festas e o pensar voltado para as férias, onde se fecha mais um ciclo do tempo pragmático em nossas vidas. Foram 365 dias de trabalhos, acontecimentos, impactantes, alegres e tristes a nível pessoal, regional, nacional e mundial. Todos estes   fatos entrarão para os anais da história deste ano de 2015.
O mês de dezembro não é somente de festas natalinas e da virada de ano. Mas, sobretudo é um momento de fechamentos e prestações de contas, sejam elas nos planos individuais, públicas e das empresas dos setores privados. Todos prestam contas aos órgãos das arrecadações fiscais, dos governos municipais, estaduais e federais.
É no ritmo das músicas e das luzes natalinas que a população entra num corre, corre frenético atingindo a exaustão do cansaço físico e mental, transformando se em estresse na tentativa para chegar no último dia do ano em clima de paz, alegria, confraternização e muita festa.  Nem todos conseguem fazer isso devido a uma grande lista de itens que deixaram de serem organizados, planejados desde o mês de janeiro. Todavia, quando se tem a ausência de planejamento em casa, na empresa e também nos governos; os resultados finais também não são bons. É por isso que o mês de dezembro no Brasil é popularmente conhecido como o mês da ansiedade, da movimentação para concluir todas as atividades iniciadas no início do ano. Além disso, nesta época devemos evitar gastar o que não tem, lembre-se o mês de janeiro em nosso país é o pior período no controle financeiro do lar. Neste tempo chegam de uma única vez, todos os impostos que se possa imaginar, para engordar os cofres públicos e esvaziar nossas carteiras.

Os estudantes também passam por estas experiências de concluírem positivamente os seus estudos. Quem capricha desde o início chega ao fim do ano letivo tranquilamente. Agora aqueles alunos que deixarem para estudarem sempre no dia da prova, geralmente passam grandes sufoco para passarem de série e muitos não conseguem nem se quer atingir a meta para alcançarem a nota mínima para passarem de ano. Mais um resultado da falta de organização e planejamento dos estudos.

Portanto, quem pensar que este tempo é somente de festas, ceias natalinas, trocas de presentes e o tão esperado réveillon estar extremamente enganado. É o mês da correria para fechar as contas do ano no azul e evitar fechar no vermelho, isto é, no negativo. Além do mais é um bom momento para fazer a avaliação do que foi feito com excelência. Principalmente questionar e descobrir os motivos por quer levaram ao fracasso, e a derrota dos sonhos. É imperioso durante as férias aproveitar bem mas tirar um bom tempo para pensar num replanejamento para o ano seguinte.  Evitando assim   a repetir os mesmos erros no próximo ano. Principalmente procurar definir  metas claras e objetivas  do próximo novo ano, que inclusive já está a começar a bater a nossa porta.