Pular para o conteúdo principal

A Sexta feira o último dia útil da semana para descansar

A SEXTA FEIRA ESTE É O ÚLTIMO DIA ÚTIL DA SEMANA QUE SERVE PARA O DESCANSO E PARA RECOMEÇAR A SEQUENCIA DA PRÓXIMA SEMANA BEM HUMORADO.


Geralmente quando chegamos o último dia útil da semana estamos exaustos. Muitos esperam ansiosamente que este dia da semana chegue para permanecer juntinhos a família ou uma pessoa querida que esteja namorando. Mas, sobretudo: descansar, relaxar, passear, divertir, caminhar e fazer qualquer atividade que não seja trabalho até para recarregar as energias para recomeçar dispostos na segunda feira mais uma jornada de labuta no contentamento de mais uma semana de boas atividades, afinal é do nosso trabalho que vivemos e garantimos sermos provedores da família.
período de descanso para repor energias para mais uma jornada 
Geralmente quando chegamos o último dia útil da semana estamos exaustos. Muitos esperam ansiosamente que este dia da semana chegue para permanecer juntinhos a família ou uma pessoa querida que esteja namorando. Mas, sobretudo: descansar, relaxar, passear, divertir, caminhar e fazer qualquer atividade que não seja trabalho até para recarregar as energias para recomeçar dispostos na segunda feira mais uma jornada de labuta no contentamento de mais uma semana de boas atividades, afinal é do nosso trabalho que vivemos e garantimos sermos provedores da família.

Alguém já parou e pensou nesta diferenciação dos dias da semana entre ser ou não útil parece que não tem muita importância para a nossa vida. Contudo este vocábulo útil que classificam os nossos dias tem uma influencia muito grande. Cada nação tem suas atribuições, no Brasil do ponto de vista trabalhista, empresarial, jurídico e financeiro tem uma importância decisiva em várias questões que nos atingem.

Em nosso país, os dias úteis, são de segunda feira a sexta feira. Os dias que são considerados não úteis do ponto de vista econômico são: todos os sábados, domingos e feriados. Até no comercio em algumas empresas os funcionários trabalham normalmente nos sábados e domingos sobre acordos entre empregador e empregado e que tenha inspeção dos sindicatos das categorias e do Ministério do Trabalho do Brasil. Para evitar abusos e situações de mão de obra escrava.

Os dias que são considerados não úteis do ponto de vista econômico são: todos os sábados, domingos e feriados. Até no comercio em algumas empresas os funcionários trabalham normalmente nos sábados e domingos sobre acordos entre empregador e empregado e que tenha inspeção dos sindicatos das categorias e do Ministério do Trabalho do Brasil. Para evitar abusos e situações de mão de obra escrava.
 situações de mão de obra escrava não pode descuidar

Todas estas movimentações praticamente são decidias nos dias uteis. Os prazos das contas para serem quitas devem ser nos dias úteis, quando a data de vencimento cai fora deste pode pagar normalmente no próximo dia útil sem prejuízos de juros.
Só mais uma curiosidade sobre este último dia útil da semana: *a palavra sexta feira é originária do latim Sexta Feria, que significa "sexta feira", e de mesma acepção existe em galego (sexta feira), mirandês (sexta) e tétum (loron-sesta).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Vênus o que originou outras denominações, em espanhol diz-se viernes e no italiano venerdi, com o significado de Vênus e dia de Vênus. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se friday, dia de Frige e em alemão Freitag, dia de Freiia*. (Wikipédia) *
O mais importante é que chegamos mais o término de uma sequencia de dias úteis desta semana, sobretudo vivos com: saúde e paz e um pouco ou totalmente cansadas ao nível de estresse. Hoje é sexta nem todos ainda vão parar com o trabalho dependendo da situação poderá trabalhar ininterruptamente até domingo. Para quem encerrou suas atividades a partir de agora está no momento do descanso merecido. Do tão esperado fim de semana para permanecer junto à família fazer de tudo um pouco para que este convívio familiar seja compensatório e unam cada vez mais a paz, a alegria, e a harmonia de está juntos. Juntos para realizar aquela comidinha caseira, um bate bola com os filhos no parque da cidade, olhar um bom filme, ir ao teatro, ouvir uma boa música, ou fazer aquele tão planejado e esperado passeio seja sozinho ou com a namorada ou a família. Dirigir ao máximo de cuidado em nossas estradas perigosas. E o bom mesmo é permanecer em casa curtindo a família dormindo bastante para repor o déficit de sono que o organismo está cobrando. Temos mil e uma opções para fazer um bom fim de semana feliz cada um escolhe o melhor a fazer e curtir saudavelmente a vida.

Por tanto, hoje é sexta feira, um ótimo momento para depois de o expediente planejar alguma atividade que seja realmente saudável para todos. Que o fim de semana contribua para o fortalecimento da saúde mental e física. Não façamos nada que venha nos estressar, aumentar as preocupações e nos cansar mais. Nunca podemos perder de vista que este é apenas uma sexta feira e um fim de semana de tantos da vida. Lembrar que logo a segunda feira voltará aos trabalhos renovados e com muita alegria e bom humor para uma nova semana de novas expectativas e compromissos.

 Somos muito semelhantes ao mito de sísifo, este foi condenado eternamente a rolar uma enorme pedra com as mãos até o cimo de uma montanha, porém no instante de chegar ao topo, à pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto inicial por intermédio de uma força irresistível.
o mito de sísifo moderno 

E assim é a nossa vida este eterno começo e recomeço de cada semana numa sequencia cronometrada de: segundos, minutos, horas e dias de todos os dias de uma semana. Somos muito semelhantes ao mito de sísifo, este foi condenado eternamente a rolar uma enorme pedra com as suas mãos até o cimo de uma montanha, porém no instante de chegar ao topo, à pedra rolava novamente montanha abaixo até o ponto inicial por intermédio de uma força irresistível. E assim estamos nesta eterna sequência do trabalho de segunda a sexta feira repetidamente até a aposentadoria ou até não poder mais trabalhar; sempre na certeza de que rolamos a pedra do compromisso até mais uma sexta feira. Temos consciência que esta pedra da responsabilidade rolará ao seu ponto de partida. E novamente recomeçaremos tudo outra vez na segunda feira de manhã, a rolar a pedra do comprometimento até a próxima sexta feira e assim sucessivamente até o último respirar da vida.


Comentários