Pular para o conteúdo principal

As heroínas mulheres dominicanas.

VIOLÊNCIA UM COMPORTAMENTO ABOMINÁVEL.


http://www.analiseagora.com/
As mulheres são heroínas 

O ser humano é detentor natural de um comportamento abominável, a violência que estar presente com seus atos na história da humanidade, com maior ou menor intensidade. Independente do grau de destruição, sempre deixam marcas inesquecíveis para a vítima e agressor, consequências de ordem judiciais, psíquicas e morais. 

Há casos tão violentos que não passam esquecidos na história e ganham destaques internacionais a exemplo do horroroso episódio das irmãs Mirabal que ficaram conhecidas em seu país, de mulheres “las Mariposas”. São inúmeros os acontecimentos violentos na história da humanidade, mas prendendo analisar apenas esta violência das três mulheres dominicanas as irmãs “Mirabal” que enfrentaram a violenta e sangrenta ditadura do Presidente do país; Rafael Leônidas Trujillo. 

Ele usou de todo o seu poder e ordenou que todas elas fossem presas para brutalmente serem assassinadas. Tudo isto por que as mesmas se opuseram a esta tenebrosa e execrável ditadura militar da Republica Dominicana. As três irmãs heroínas da história da humanidade são: Mercedes, Minerva e Atonia M.Teresa Mirabal. Todas elas eram camponesas que foram presas e atrozmente mortas sem oportunidade de defesa. Este fato violento aconteceu em 25 de novembro de 1960, em plena potência da ditadura na América Latina. Nesta época o Brasil sangrava com os violentos atos dos militares no poder e que também mandava prender e ordenavam a assassinar os opositores da ditadura militar brasileira. Inclusive estar atuando no Brasil a Comissão Nacional da Verdade para apurar os crimes praticados pelos militares aos opositores ao regime ditatoriais brasileiros ocorridos desde 1946 a 1988.

                                            
A partir desse fato na República Dominicana, a comunidade internacional tomou conhecimento desta violência e começaram a surgir protestos, movimentos contra o fim da violência à mulher na década de oitenta; mais precisamente em 1981, quando aconteceu o primeiro encontro das mulheres latinas e Caribenhas em Bogotá ,onde o tema central do debate foi o fim da violência à mulher. Neste encontro as delegadas votaram uma resolução para resgatar memória da luta, das bravas mulheres dominicanas as irmãs "las Mariposas".


http://www.analiseagora.com/https://2.bp.blogspot.com/-VU2w-y5J60w/VY0uqWol7II/AAAAAAAAR_Y/WG75-JiUn_g/s320/logotipo.309865.png
logomarca do blog analiseagora

O sangue derramado por elas sobe
os golpes dos algozes soldados militar dominicanos em um desabitado canavial não foram em vão. Serviu de comoção, mas ao mesmo tempo, serviu de exemplo e incentivo para o movimento feminista exigir e gritar por justiça e o fim definitivo da violência contra as mulheres do mundo inteiro. A ONU sempre atenta às reivindicações justas das nações decidiu em sua assembleia de 17 de dezembro de 1999, que o dia 25 de novembro seria oficializado como o dia de eliminação da violência contra a mulher. Através das resoluções nº 48/104 e 54/134, nasceram os dias internacionais para o fim da violência a mulher. Este dia não é de comemoração, mas de reflexão e, sobretudo de combate definitivo a qualquer tipo de violência as mulheres. As mulheres são delicadas iguais às flores e por isso merece todo o respeito, o carinho, a compreensão de todos os homens.



Analise agora e perceba transparentemente que geralmente na profunda delicadeza feminina, reside uma brava, e grande mulher, capaz de enfrentar qualquer intempérie que a vida lhes apresenta; todas elas são mais que vencedoras. Principalmente, mais do que os homens machistas, preconceituosos, que apenas apresentam uma fachada de fortaleza, mas pura pusilanimidade, covardia e brutalidade. Por quanto, na realidade são mais frágeis do que uma terna mulher.

                                      
                                           Mulheres de Atenas.Chico Buarque-YouTube





A mulher tem seu jeito ímpar de resolver qualquer situação por mais tenebrosa que seja. Ela encontra dentro de seu íntimo feminino uma legitima diplomata completa. Repleta de todas as características e sutileza para resolver qual quer enigma sem violência. Busca sempre o caminho verdadeiro e forte fundamentado na paz. Este atributo ela traz inata dentro de seu coração, amoroso e ao mesmo tempo decidido sem medo de construir um mundo, uma vida, uma nova história, um novo tempo de alegria e prosperidade, vencendo imprevisíveis obstáculos custando um alto preço.



Assim são as mulheres elas agem não pela força bruta, mas pela força da doçura, da singeleza, mas são capazes de criar uma verdadeira revolução. Não se importando de doar sua própria vida por uma causa justa. Assim, com fizeram as irmãs Mirabal ou as Las Mariposas dominicanas que deixaram seu legado para ο mundo. E todas as mulheres que transformaram o modo rude dos homens agirem e construiu um novo pensar, uma nova sociedade mais justa e humana. E tantas anônimas que fazem suas revoluções silenciosas e diárias no Brasil e no Mundo. Merecem serem tratadas como uma flor, ou uma roseira que exigem cuidados especiais diariamente. Devem ser regadas, cuidadas com muito amor e carinho para produzirem mais e mais flores. E construírem sua história superlotada de seus direitos com ética e dignidade.


Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…

Quando a ganância vem ofuscar a razão.

Quando a razão é ofuscada pela ganância do ter, o homem caminha para autodestruição do ser.A ganância um dos sentimentos inatos dos homens carregados de muitas perversidades próprias de sua natureza pecaminosa e insaciável para querer tudo que os sentidos percebem. Averiguada, desde o início da humanidade até os dias de hoje, tem causado muitas dores e sofrimentos ao ganancioso e a sociedade. Na atualidade surge com mais intensidade e métodos extremamente nefandos para conseguir os desejos materiais impossíveis, muito dinheiro e poder sem limites. O brilho das moedas recebidas de maneira fraudulenta vem ofuscar a razão deixando a entorpecida para qualquer tentativa de chamar a reflexão, a sanidade humana, fundamentada nos valores éticos e morais.