Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Conheça a lenda do prefeito fujão

  A lenda que se alastra entre a terra e o mar O  barco do Zé das Marés,  navegando no Oceano Atlântico e sem norte. Nas noites escuras e chuvosas do litoral norte-grandense, os bares de bebidas ecoam piadas, brincadeiras e histórias. Entre o tilintar dos copos e o aroma de petiscos do mar, uma lenda se espalha como fumaça dos rastilhos de pólvoras: a saga do Prefeito Fujão. Não se trata de uma brincadeira ou uma mentira, mas sim uma realidade que desafia a lógica e a política. O homem em questão era o Zé das Marés, um candidato improvável. Nas eleições de 2020, ele não tinha chances reais de vencer. A sua campanha foi modesta, e quase esquecida entre os discursos inflamados dos adversários. No entanto, ocorreu um evento inesperado: Zé foi o vencedor. A população, cansada das promessas estúpidas, votou nele como forma de protesto. No entanto, o prefeito José das Marés não demonstrou aptidão para a função de prefeito. Ele era um ex-subprefeito de uma pequena cidade da região, conhecido

O ovo frito que virou churrasco!

A crise econômica transforma a tradição gaúcha!


A imagem mostra uma churrasqueira gaúcha com um churrasco saboroso para ser apreciado com a família e os amigos.
A churrasqueira gaúcha com um churrasco saboroso a ser apreciado.


O Rio Grande do Sul é conhecido por sua cultura do churrasco. Os gaúchos são apaixonados por carne e costumam fazer churrascos para qualquer ocasião. No entanto, a crise econômica que o país atravessa está afetando também essa tradição.


O preço da carne bovina, a qual é o tipo de carne mais consumido no churrasco gaúcho, subiu muito nos últimos anos. Em janeiro de 2021, o preço do quilo da carne bovina no Rio Grande do Sul era cerca de 50% maior do que em janeiro de 2022. Isso significa que, para comprar a mesma quantidade de carne, os gaúchos estavam tendo que gastar mais dinheiro.


Como resultado, muitos gaúchos estavam cortando o consumo de carne ou substituindo-a por outros alimentos, como frango, peixe ou vegetais. Outros estavam optando por comprar carne de qualidade inferior ou em menor quantidade.


Essa situação estava levando a cenas engraçadas e sarcásticas. Por exemplo, era cada vez mais comum ver gaúchos acendendo a churrasqueira com banha suína, para exalar o aroma do churrasco. Eles faziam isso para enganar os vizinhos, que ficavam com inveja da fumaça que saia da churrasqueira.


Em um desses casos, um casal de vizinhos se mordia de inveja ao ver o vizinho do lado assando churrasco todos os fins de semana. A fumaça que saia da churrasqueira era tão saborosa que provocava salivas nos vizinhos.


Um dia, o casal decidiu fazer uma surpresa ao vizinho e foi até a casa dele sem avisar. Quando chegaram, ficaram chocados ao ver que o churrasco era, na verdade, um ovo frito.


O vizinho, que era um tradicionalista gaúcho, havia usado sebo bovino para fazer o ovo frito. Ele sabia que a fumaça do sebo seria suficiente para enganar os vizinhos.


Bah Tchê! Olha, eu não sou bobo de gastar dinheiro com carne, quando posso fazer um churrasco tão saboroso com sebo.


O casal de vizinhos, sem palavras, ficou olhando para o ovo frito. Eles não sabiam se riam ou se ficavam chocados.


O tradicionalista gaúcho sorriu e seguiu a fritar o ovo para seu almoço. Ele estava feliz por enganar os vizinhos e por manter a tradição do churrasco, mesmo que fosse apenas um ovo frito.


_______________________

Nota: o contexto desta crônica está relacionado ao desgoverno do INELEGÍVEL no período compreendido entre 1/01/2019 e 31/12/2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.