Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O Dilúvio Gaúcho: Uma Cantiga de Esperança

  Dilúvio Gaúcho: Uma Cantiga de Esperança O resgate da Égua Caramelo, criado por IA. Céus rasgados, feridas abertas! Raios faíscam na noite escura, Trovoadas rugem como feras famintas, Chuva implacável, dilúvio sem cura. O Rio Grande, gigante adormecido, Transborda em fúria, monstro desperto! Engolindo casas, sonhos e memórias! Em marcha implacável para o mar aberto. Gritos ecoam na noite tenebrosa, Suplicando ajuda em vão, em clamor! Famílias separadas pela correnteza impura, Lares desfeitos, futuro em suspenso, dor. O luto paira no ar úmido e pesado! Lágrimas brotam como flores murchas, sem cor. Memórias de vidas que se foram num segundo. Em um piscar de olhos, tudo tragado, sofrimento e horror. Mas no meio da dor, um brilho teima em surgir. A força do povo gaúcho, inabalável, sim, senhor! Unidos em laços de fraternidade e amor. Reconstruindo vidas com fé e bravura, um novo ardor. E lá, em meio ao caos, um cavalo ergue-se! Caramelo, bravura em meio à fúria das águas. Resistindo com

O ovo frito que virou churrasco!

A crise econômica transforma a tradição gaúcha!


A imagem mostra uma churrasqueira gaúcha com um churrasco saboroso para ser apreciado com a família e os amigos.
A churrasqueira gaúcha com um churrasco saboroso a ser apreciado.


O Rio Grande do Sul é conhecido por sua cultura do churrasco. Os gaúchos são apaixonados por carne e costumam fazer churrascos para qualquer ocasião. No entanto, a crise econômica que o país atravessa está afetando também essa tradição.


O preço da carne bovina, a qual é o tipo de carne mais consumido no churrasco gaúcho, subiu muito nos últimos anos. Em janeiro de 2021, o preço do quilo da carne bovina no Rio Grande do Sul era cerca de 50% maior do que em janeiro de 2022. Isso significa que, para comprar a mesma quantidade de carne, os gaúchos estavam tendo que gastar mais dinheiro.


Como resultado, muitos gaúchos estavam cortando o consumo de carne ou substituindo-a por outros alimentos, como frango, peixe ou vegetais. Outros estavam optando por comprar carne de qualidade inferior ou em menor quantidade.


Essa situação estava levando a cenas engraçadas e sarcásticas. Por exemplo, era cada vez mais comum ver gaúchos acendendo a churrasqueira com banha suína, para exalar o aroma do churrasco. Eles faziam isso para enganar os vizinhos, que ficavam com inveja da fumaça que saia da churrasqueira.


Em um desses casos, um casal de vizinhos se mordia de inveja ao ver o vizinho do lado assando churrasco todos os fins de semana. A fumaça que saia da churrasqueira era tão saborosa que provocava salivas nos vizinhos.


Um dia, o casal decidiu fazer uma surpresa ao vizinho e foi até a casa dele sem avisar. Quando chegaram, ficaram chocados ao ver que o churrasco era, na verdade, um ovo frito.


O vizinho, que era um tradicionalista gaúcho, havia usado sebo bovino para fazer o ovo frito. Ele sabia que a fumaça do sebo seria suficiente para enganar os vizinhos.


Bah Tchê! Olha, eu não sou bobo de gastar dinheiro com carne, quando posso fazer um churrasco tão saboroso com sebo.


O casal de vizinhos, sem palavras, ficou olhando para o ovo frito. Eles não sabiam se riam ou se ficavam chocados.


O tradicionalista gaúcho sorriu e seguiu a fritar o ovo para seu almoço. Ele estava feliz por enganar os vizinhos e por manter a tradição do churrasco, mesmo que fosse apenas um ovo frito.


_______________________

Nota: o contexto desta crônica está relacionado ao desgoverno do INELEGÍVEL no período compreendido entre 1/01/2019 e 31/12/2022.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.