Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

A arte de ler.

A leitura constante levará os homens a ampliarem seus conhecimentos.

A imagem de fundo preto e caracteres nas cores azuis claros diz: A arte de ler.
Ler é a arte das artes!
A arte da leitura abre novos caminhos para várias outras áreas do conhecimento humano. Entretanto, o hábito profícuo da leitura lentamente transforma qualquer pessoa num exímio artista da arte da leitura, encaminhando o a sabedoria.  Porém, exclusivamente existe arte por que primeiro, existe a leitura da realidade, que é o início para abrir caminhos para o conhecimento. 
A leitura é a arte sublime de abrangência ilimitada para todas as produções humanas. Simplesmente uma característica singular dos homens. 

Exclusivamente através da leitura que existe a possibilidade de criar e recriar de ler e reler para interpretar todas as áreas do conhecimento humano e universal.
De nada adiantaria um belo quadro se ninguém não soubesse fazer a leitura necessária para fazer uma interpretação dentro do contexto histórico e existencial do artista. A mais bela melodia ficaria muda se nenhum exímio músico não soubesse ler a partitura onde estão esculpidas as notas musicais que fazem gerar à vida a música. Perder-se-ia no tempo e jamais alguém poderia ouvir um   único som de uma peça clássica ou outro gênero musical qualquer composto num certo tempo remoto da história. 

O que seria da humanidade se não existisse nada para compreender, patentear e decifrar.

Como poderia a ciência avançar se não existisse o cientista para fazer meticulosas leituras e entender os mais complexos códigos da genética humana. Tão-somente, existem as produções de antídotos, vacinas, medicações fortes contra as doenças por que os cientistas sabem estudarem o DNA humano e dos seres minúsculos como as bactérias e vírus provocadores dos milhões de doenças.  
Mesmo assim, diante de tanto conhecimento tecnológico que trabalham juntos com a medicina há muito o que pesquisar na área da saúde. Existem atualmente, uma lista enorme de doenças incuráveis e sem previsões, para os cientistas encontrarem a combinação de alguma fórmula química; que serviria de caminho para cura em definitivo de tantas enfermidades.
Sem uma intensa leitura não haveria pesquisas para a inovação da tecnologia da informação, das ciências humanas, sociais e exatas.  Se os cientistas não lessem e entendessem a linguagem matemática, que é à base de todas as outras tecnologias; não haveria ciência e as tecnologias exatas.  
Também não poderia haver conhecimentos precisos e exatos. Aí do mundo se não existissem os filósofos que produzem conhecimento através do pensar filosófico dos homens. Não haveria sabedoria acurada e questionadora do certo e do errado. Como seria a literatura se ninguém soubesse escrever para outros lerem e relerem e reescreverem todos os gêneros literários. 
A leitura é essa arte genérica que faz todos os leitores entenderem partes das áreas do conhecimento específico e universal do homem. Como ninguém sabe tudo, é necessário que alguém possa se especializasse naquilo que gostaria de estudar.

A leitura é a base de todo o conhecimento humano.

A foto mostra o livro digital para ler em qualquer lugar do mundo.
A foto mostra o livro digital.
Todavia, nada se pode fazer sem a leitura. A leitura é a alma do saber. Somente alguém poderá criar alguma inovação no seu campo de trabalho ou de pesquisa sem que realmente façam leituras regulares.  Agora quem não ler nada simultaneamente também não terá nada a dizer a produzir, decifrar e etc. Apenas repete o que ouve dos outros e nada mais. Vive simplesmente num mundo totalmente limitado. Não existem perspectivas de novos horizontes e possibilidades de transformações sem sabedoria. Novas descobertas visando mudanças destinadas ao bem comum à sociedade brasileira e do mundo a ser melhores e humanizados. 

Nunca abandone o hábito de ler e visite sempre a biblioteca de sua cidade.

Por tanto, nunca deixe de fazer leituras permanentes de bons livros dos gêneros literários do seu gosto.  E sempre reserve   tempo especial na sua agenda, de preferência que seja permanente   para visitar sempre a biblioteca da sua cidade porque é lá onde dorme o tesouro do conhecimento, enciclopédia, coleções de todas as áreas da informação, as histórias infantis, os romances, acervos de áudios visuais, filmes, livros digitais, documentários e uma infinidade de livros que irão aprofundar e ampliar seus conhecimentos até aqui desvendados. Não deixe a arte das artes que é a leitura se apagar de sua vida. Ler além de acrescentar algo de novo ao já conhecimento existente, o torna crítico das artes de todos os gêneros. 

Comentários

  1. A leitura sempre se fez presente na minha vida. Tanto a leitura de livros quanto a leitura de pessoas e das coisas que acontecem a meu redor. É de suma importância que saibamos ler.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  2. Boa noite minha amiga Lary Zorzenome seja bem-vinda ao blog analiseagora volte sempre.
    A leitura em nossa vida é fundamental e somente através dela é que aprendemos a descobrir e entender o mundo de maneira diferente. Também a leitura sempre fez e fará presente em minha existência. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Amo ler, e amo escrever, a leitura me faz viajar, conhecer lugares e pessoas, e escrever faz com que eu revele os sentimentos no tempo e no espaço, por isso o eu blog se chama "A poesia é a alma do poeta".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia minha amiga Lia!

      Em razão de muitas atividades aos poucos estou deixando em dia os comentários dos leitores aqui no blog. Estou com muito carinho respondendo um a um,ainda irá demorar, mas responderei a todos;amo interagir com meus amado(a)s leitor(a)s.

      Concordo plenamente com teu posicionamento. A leitura é maravilhosa e nos conduz a ver e analisar o mundo e as pessoas de maneira especial. Por isso que sou um amante da leitura, nunca deixo de ler alguns livros que amo durante um certo período de tempo. Geralmente a minha meta é ler mais de um livro durante um mês,as vezes consigo ler até mais depende o gênero literário e também o volume de páginas. Todavia, a leitura é fundamental para todos e aconselho a todos sempre ler,ler e ler. Quem não ler não tem nada a dizer é um cérebro vazio de conhecimento e quando não se preenche a mente com boas leituras a tendencia é deixar espaço para a cegueira intelectual. Mais uma vez bom dia, volte sempre ao blog, amo seus comentários. Beijos em seu coração.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.