Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

O chorinho é a música arte refinada e popular do Brasil.

Chorinho a música arte e popular do Brasil.

A imagem mostra o violão um dos instrumentos do chorinho brasileiro.
O violão um dos instrumentos do chorinho brasileiro. 
A música é uma das alas da arte mais refinada que traduz fielmente a cultura, os costumes, os sentimentos e principalmente a história de todos os povos. Ela dispõe de uma lâmina afiadíssima para romper barreiras intransponíveis de outras culturas e interagir com facilidade junto as outras nacionalidades. 
Alguns gêneros musicais que nascem em uma determinada nação, em época definida, se espalham por toda a parte contagiando a todos de uma forma unanime, sem precedentes de gerações para gerações, isso sim; é de fato arte em forma de música.
A música que nasceu   e se constitui em expressão cultural de certos povos, não morre no tempo e no espaço por que tem conteúdo artístico e é imortal. Contudo, a música arte, representa a vida das pessoas. Ela em todos os momentos se rejuvenesce diariamente.
Ela permanece viva na mente e se faz serena aos tímpanos de todas as pessoas. A música se reproduz com clareza e facilidade a   história em formato de letras e melodias sincronizadas. Geralmente a música constrói ao longo dos anos este ícone cultural que identifica uma nação, sua história, sua cultura e seus costumes através dos belíssimos tons musicais.

 O gênero musical chorinho é arte e identifica o povo brasileiro no mundo.

Toda a nação tem seus mais variados gêneros musicais e alguns ganham evidências, dentro e fora dos limites do país. A música de alguns países é reconhecida em todas as partes do mundo; quando se toca em seu ritmo afinadíssimo, logo se identifica o país, história e a época da composição de tal música específica. O chorinho é um gênero musical do Brasil que o faz ser identificado, em todos os países do Planeta Terra.

O Brasil é uma nação com múltiplos gêneros musicais a maioria é genuinamente brasileira que nasceram da alma cultural do seu povo. O chorinho é fruto da nossa riquíssima miscigenação racial que deu origem a belíssima formação cultural do nosso povo. Aqui se têm uma esplêndida nação mestiça que produz múltiplos ritmos musicais que representam a identidade cultural brasileira no campo da música. Além desta variedade da música brasileira, existe também as músicas regionalistas que constituem a multiplicidade dos ritmos nacionais.
Diante de tantas riquezas musicais existente no país é impossível falar de todos, mas neste artigo quero me dedicar a um gênero musical bem brasileiro o choro ou chorinho como é mais conhecido. Considero o chorinho um gênero da música uma das   brasileiríssima, de requinte clássico devido à habilidade dos compositores, os conhecidos chorões, tocarem em diversos instrumentos musicais complexos.
A foto mostra o violino e a clave de sol elementos essenciais da música e do chorinho brasileiro.
O chorinho tem uma melodia agradável aos tímpanos.

A capacidade como os músicos compositores, produzem as composições e as traduzem de uma forma esplendorosa em música afinadíssima, nas chamadas rodas de choro. Sem dúvida traduzem com toda a sutileza, do que existe   de clássico e erudito da música popular e instrumental brasileira. O choro representa uma época bem definida e que não caiu no esquecimento do tempo. Identifica-se certo regionalismo brasileiro, e uma história de grandes compositores de chorinho que atravessou as fronteiras do país e de todas as épocas. O chorinho permanece atuante na musicalidade nacional.

Óbvio que o gosto musical não agrada a todos e jamais agradará. Mas como sendo um clássico nacional o blog analiseagora nunca deixará de mencionar em sua seção musical; o chorinho brasileiro. Tenho consciência que há pessoas que tem preferência por este gênero e também aqueles que têm outras preferências, meus respeitos a todos. Porém hoje esta seção é para os amantes do chorinho. Assim, na medida do possível irei também escrever sobre outros gêneros musicais do Brasil e de outros países.

O contexto histórico do chorinho brasileiro.

Portanto, a história do chorinho brasileiro remota ao século XIX focada principalmente na cidade do Rio de Janeiro, tem como pano de fundo a vinda da família real portuguesa em 1808. A presença efetiva, da realeza no Brasil foi importante e obteve influência direta na arte e como destaque, surgiu a música e se expandiu diante do mundo. Tudo foi mais facilitado por que os portugueses pertencentes à corte real trouxeram, em suas bagagens muitos instrumentos musicais que promoveram a produção de vários gêneros musicais da época de tradição europeia, contribuindo para o nascimento do chorinho, uma música instrumental brasileiríssima.

Entre os instrumentos vieram cavaquinho, bandolim violão, piano e a flauta, instrumentos usados pela elite europeia da época para os bailes de gala. Ao longo dos anos foram acrescentados outros instrumentos para completar a harmonia do choro.
Os principais representantes do chorinho do Brasil são muitos e torna-se impossível listar todos. Diante dessa   imensa riqueza de artistas do chorinho procurarei elencar alguns mais conhecidos Pixinguinha, Jacó do bandolim, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Waldir de Azevedo e Altamiro Carrilho. A todos os apreciadores desejo um excelente momento especial para ouvirem a música que nasceu no Brasil e espraiou por todo o mundo.

Carinhoso - Pixinguinha.



Displicente -Pixinguinha



Roda de choro.

Matuto- Ernesto Nazareth


Brasileirinho- Waldyr de Azevedo


Branca- Zequinha de Abreu

Tico tico no Fubá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.