A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a
Chorinho a música arte e popular do Brasil.
O violão um dos instrumentos do chorinho brasileiro. |
Alguns gêneros musicais que nascem em uma determinada nação, em época definida, se espalham por toda a parte contagiando a todos de uma forma unanime, sem precedentes de gerações para gerações, isso sim; é de fato arte em forma de música.
A música que nasceu e se constitui em expressão cultural de certos povos, não morre no tempo e no espaço por que tem conteúdo artístico e é imortal. Contudo, a música arte, representa a vida das pessoas. Ela em todos os momentos se rejuvenesce diariamente.
Ela permanece viva na mente e se faz serena aos tímpanos de todas as pessoas. A música se reproduz com clareza e facilidade a história em formato de letras e melodias sincronizadas. Geralmente a música constrói ao longo dos anos este ícone cultural que identifica uma nação, sua história, sua cultura e seus costumes através dos belíssimos tons musicais.
O gênero musical chorinho é arte e identifica o povo brasileiro no mundo.
Toda a nação tem seus mais variados gêneros musicais e alguns ganham evidências, dentro e fora dos limites do país. A música de alguns países é reconhecida em todas as partes do mundo; quando se toca em seu ritmo afinadíssimo, logo se identifica o país, história e a época da composição de tal música específica. O chorinho é um gênero musical do Brasil que o faz ser identificado, em todos os países do Planeta Terra.
O Brasil é uma nação com múltiplos gêneros musicais a maioria é genuinamente brasileira que nasceram da alma cultural do seu povo. O chorinho é fruto da nossa riquíssima miscigenação racial que deu origem a belíssima formação cultural do nosso povo. Aqui se têm uma esplêndida nação mestiça que produz múltiplos ritmos musicais que representam a identidade cultural brasileira no campo da música. Além desta variedade da música brasileira, existe também as músicas regionalistas que constituem a multiplicidade dos ritmos nacionais.
Diante de tantas riquezas musicais existente no país é impossível falar de todos, mas neste artigo quero me dedicar a um gênero musical bem brasileiro o choro ou chorinho como é mais conhecido. Considero o chorinho um gênero da música uma das brasileiríssima, de requinte clássico devido à habilidade dos compositores, os conhecidos chorões, tocarem em diversos instrumentos musicais complexos.
A capacidade como os músicos compositores, produzem as composições e as traduzem de uma forma esplendorosa em música afinadíssima, nas chamadas rodas de choro. Sem dúvida traduzem com toda a sutileza, do que existe de clássico e erudito da música popular e instrumental brasileira. O choro representa uma época bem definida e que não caiu no esquecimento do tempo. Identifica-se certo regionalismo brasileiro, e uma história de grandes compositores de chorinho que atravessou as fronteiras do país e de todas as épocas. O chorinho permanece atuante na musicalidade nacional.
Óbvio que o gosto musical não agrada a todos e jamais agradará. Mas como sendo um clássico nacional o blog analiseagora nunca deixará de mencionar em sua seção musical; o chorinho brasileiro. Tenho consciência que há pessoas que tem preferência por este gênero e também aqueles que têm outras preferências, meus respeitos a todos. Porém hoje esta seção é para os amantes do chorinho. Assim, na medida do possível irei também escrever sobre outros gêneros musicais do Brasil e de outros países.
O contexto histórico do chorinho brasileiro.
Portanto, a história do chorinho brasileiro remota ao século XIX focada principalmente na cidade do Rio de Janeiro, tem como pano de fundo a vinda da família real portuguesa em 1808. A presença efetiva, da realeza no Brasil foi importante e obteve influência direta na arte e como destaque, surgiu a música e se expandiu diante do mundo. Tudo foi mais facilitado por que os portugueses pertencentes à corte real trouxeram, em suas bagagens muitos instrumentos musicais que promoveram a produção de vários gêneros musicais da época de tradição europeia, contribuindo para o nascimento do chorinho, uma música instrumental brasileiríssima.
Entre os instrumentos vieram cavaquinho, bandolim violão, piano e a flauta, instrumentos usados pela elite europeia da época para os bailes de gala. Ao longo dos anos foram acrescentados outros instrumentos para completar a harmonia do choro.
Os principais representantes do chorinho do Brasil são muitos e torna-se impossível listar todos. Diante dessa imensa riqueza de artistas do chorinho procurarei elencar alguns mais conhecidos Pixinguinha, Jacó do bandolim, Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Waldir de Azevedo e Altamiro Carrilho. A todos os apreciadores desejo um excelente momento especial para ouvirem a música que nasceu no Brasil e espraiou por todo o mundo.
Carinhoso - Pixinguinha.
Displicente -Pixinguinha
Roda de choro.
Matuto- Ernesto Nazareth
Brasileirinho- Waldyr de Azevedo
Branca- Zequinha de Abreu
Tico tico no Fubá.
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