Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Parabéns aos heróis da Revolução farroupilha.

Vinte de setembro, o povo gaúcho, comemoram a revolução farroupilha.

A pintura mostra uma cena do gaúcho com a família, preparando seu churrasco no campo.
A  cena do gaúcho assando o churrasco no campo com os amigos.

Hoje dia 20 de setembro, no Estado do Rio Grande do Sul; é feriado. Um feriado para relembrar a luta dos heróis da guerra dos farrapos que aconteceu entre 1835 a 1845 contra o Império brasileiro. Foi uma guerra que tinha como pano de fundo separatista. Os gaúchos não mais suportavam mais o peso dos impostos cobrados pela corte do Brasil que tinha como Imperador Pedro I. A cobrança dos impostos de tudo que era produzido pelos gaúchos foi o estopim para estourar esta guerra violenta dos farroupilhas contra os imperialistas.

 

Hoje os gaúchos comeram esta revolução com muita festa regada a churrasco, chimarrão e muitas danças típicas regionais. Eles   exaltam a cultura e as tradições gauchescas, uma tradição que passa de geração a geração desde o fim da guerra dos farrapos. Nesta época do ano os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), continuam a serem lotados de gaúchos e gaúchas vestidos a caráter, como manda às regras dos CTGs, para os bailes típicos de todas as noites. Além do acampamento farroupilha em Porto Alegre que reúna milhares de gaúchos e turistas para esta comemoração orgulhosa dos farrapos. O povo gaúcho tem uma indumentária típica que diferencia dos outros estados brasileiros.

Conheça as vestimentas típicas do gaúcho, em detalhes.

A foto detalha mostra a roupa do gaúcho que usa nos bailes e principalmente na semana de comemoração farroupilha. Nos bailes todos somente entram nos (CTGs) trajando a famosa pilcha gaúcha.
A indumentária tipica de um peão gaúcho. 


A foto detalha esta roupa do gaúcho que usa nos bailes e principalmente na semana de comemoração farroupilha. Nos bailes todos somente entram nos (CTGs) trajando a famosa pilcha gaúcha.

A partir de 1865 definiu-se a indumentária do gaúcho atual. A indumentária do gaúcho que preserva suas tradições como exigem os CTGs foi se definindo aos poucos fazendo certa mistura cultural de diversos povos até formatar uma roupa que viesse ser a edificação dos gaúchos entre prendas e peões.

Os peões gaúchos a partir de 1865 defiram uma típica roupa contendo as seguintes peças como mostra a ilustração acima.


 01. Chapéu de couro ou feltro de abas largas. 02 barbicachos, 03. O poncho sobre os ombros, 04.O lenço branco ou vermelho, 05. Uma camisa de lã.06 coletes 06. Rebenque na cintura e a guaiaca, 07. Cinto largo onde traz a faca, 08.a bombacha, 09. calças largas e apertada no tornozelo, 10. Botas 11. Chinelos 12. Esporas de rosetas grandes, 13. No pulso, a presilha com várias tiras, 14. O laço de couro de asno.

 

O blog analiseagora deseja a todos os gaúchos e gaúchas, desta querência amada, um feliz feriado, para lembrar a luta dos nossos heróis da guerra dos farrapos; a partir de então, seoriginou a semana farroupilha. E todos os heróis da atualidade que lutam constantemente pelo um RS e um Brasil melhor. Onde todos possa ter de fato uma vida com qualidade e dignidade social.

FELIZ DIA DO GAÚCHO!    

Letra do hino do Rio Grande do Sul.



(Letra: Francisco Pinto da Fontoura. Música: Joaquim José Mendanha)

Como a aurora precursora

Do farol da divindade

Foi o Vinte de Setembro

O precursor da liberdade.

Refrão

Mostremos valor, constância

Nesta ímpia e injusta guerra.

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra.

 

De modelo a toda terra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra.

Mas não basta para ser livre

Ser forte aguerrido e bravo

Povo que não tem virtude

Acaba por ser escravo.

 

Mostremos valor, constância

Nesta ímpia e injusta guerra.

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra.

De modelo a toda terra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra.

 

Entre nós reviva Atenas

para assombro dos tiranos

Sejamos gregos na glória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.