Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

O Brasil pagou caro para obter a independência política.

O feriado é para festejar a independência do Brasil.


A imagem nas cores da bandeira do Brasil está escrito:7 de setembro de 1822. Independência política do Brasil.
07 de setembro de 1822. Independência politica do Brasil.

Hoje é feriado nacional porque os brasileiros estão comemorando os seus 200 anos de independência política, foi no dia 07/09/1822, que o Brasil deixou de ser subordinado a Portugal. Um bom momento para todos os cidadãos refletirem nos antecedentes a proclamação deste fato e seus desdobramentos ao longo da história brasileira, sobre todos os aspectos que envolveram a todos até os dias atuais. O Brasil para conquistar sua independência política contraiu uma dívida externa de dois milhões de libras esterlinas.

 

Um alto preço para época em que o país vivia no contexto histórico de ser colonizado e sem dinheiro para quitar sua independência. Hoje em pleno século XXI o país sofreu em 2016, mais esse golpe de estado ou parlamentar. Agora em função desse absurdo, todos os brasileiros devem lutar para conquistar mais uma vez a independência da democracia.

A independência do Brasil foi onerosa.

 

Toda a independência seja humana, econômica ou política tem um preço elevado a pagar, para o país não foi diferente. Naquela época o Brasil pagou 2 milhões de libras esterlinas pela ousadia de se livrar da dependência política dos portugueses. Quando uma nação explorada decreta sua liberdade ao (país) explorador, geralmente quem abusa ainda exige uma indenização onerosa e injusta, um valor enfadonho para selar o fim do monopólio. Na época como o Brasil era colônia agroexportadora, alimentava o status quo das elites europeias, era uma espécie de fundo de reserva econômica, uma poupança externa e que Portugal perderia esta base de exploração enriquecedora das riquezas brasileiras; era o fim desta fonte financeira através da declaração de independência brasileira.

 

 

Os desdobramentos da independência brasileira continuam até hoje.

 

O grito de liberdade no dia 07/09/1822 às margens do riacho, Ipiranga em São Paulo, teve seus desdobramentos políticos, sociais e econômicos até os dias atuais. A histórica dívida externa brasileira teve sua origem naquele brado de ‘independência ou morte’ de D. Pedro I.

 

As consequências deste dia gerou  grandes dor des cabeça para o monarca brasileiro, que se viu obrigado a pedir à (Inglaterra) para entrar no processo de negociação da bilionária indenização cobrada por Portugal ao Brasil. Através do famoso ‘Tratado de Amizade e Aliança firmado entre o Brasil e Portugal’. Neste tratado continuava a dependência total da Inglaterra. O Brasil se livrou da subserviência política de Portugal, mas, por outro lado, continuaria preso às ordens inglesas durante muitos anos. Contudo, permaneceu a ser um país exportador de matéria-prima e importador de todos os produtos manufaturados, preferencialmente dos ingleses.

 

 

Ao gritar Independência o Brasil assumiu uma grande dívida externa.

 

A imagem nas cores da bandeira do Brasil está escrito:7 de setembro de 1822. Independência do Brasil vamos comemorar.
07 de setembro de 1822. Independência politica do Brasil.

Portanto, nesta negociação política e monetária a Grã-Bretanha levou sua parte. Ora! Foi muito simples para os britânicos fazerem esta transação. Como Portugal devia dois milhões de libras esterlinas para a Inglaterra eles deram a ideia para que o Brasil assumisse a dívida; como segurança os portugueses reconheceram a independência brasileira? No entanto, como pagar esta dívida sem dinheiro, a única solução foi fazer este primeiro empréstimo à (Inglaterra). Contudo, para o país recém-emancipado poder dar continuidade a administração foram feitos desde aquela época, muitos e muitos empréstimos ao longo de toda a história brasileira.

 

Ninguém sabe ao certo até que ponto foi quitado o endividamento externo, nestas últimas administrações brasileiras. Pagaram-se tudo então valeu o grito do primeiro Imperador brasileiro, agora somos uma nação livre da dívida externa, não podemos esquecer-nos do endividamento interno que é um montante desconhecido do povo. Todavia internamente há muito para se gritar para que sejamos uma nação plenamente independente e principalmente, que as riquezas brasileiras sejam de fato distribuídas equitativamente entre os cidadãos que trabalham e pagam árduos impostos.

 

Conheça este aspecto do Hino da Independência do Brasil.

 


"O Hino da Independência'' é uma canção patriótica oficial comemorando a declaração da independência do Brasil, composta em 1822 por Dom Pedro I.

 

A letra foi escrita pelo poeta Evaristo da Veiga. Segundo diz a tradição, a música foi composta pelo Imperador às 4 horas da tarde do mesmo dia do Grito do (Ipiranga), 7 de setembro de 1822, quando já estava de volta a São Paulo vindo de Santos" (Fonte: Wikipédia)

 

Autor: Evaristo Ferreira da Veiga.

 

Já podeis da Pátria filhos,

Ver contente a Mãe gentil!

Já raiou a Liberdade

No Horizonte do Brasil,

Já raiou a Liberdade

Já raiou a Liberdade

No Horizonte do Brasil!

Refrão

Brava Gente Brasileira

Longe vá, temor servil;

Ou ficar a Pátria livre,

Ou morrer pelo Brasil.

Ou ficar a Pátria livre,

Ou morrer pelo Brasil.

2

Os grilhões que nos forjava

Da perfídia astuto ardil,

Houve Mão mais poderosa,

Zombou deles o Brasil.

Houve Mão mais poderosa

Houve Mão mais poderosa

Zombou deles o Brasil.

(Refrão)

3

O Real Herdeiro Augusto

Conhecendo o engano vil,

Em despeito dos Tiranos

Quis ficar no seu Brasil.

Em despeito dos Tiranos

Em despeito dos Tiranos

Quis ficar no seu Brasil.

(Refrão)

4

Ressoavam sombras tristes

Da cruel Guerra Civil,

Mas fugiram apressadas

Vendo o Anjo do Brasil.

Mas fugiram apressadas

Mas fugiram apressadas

Vendo o Anjo do Brasil.

(Refrão)

5

Mal soou na serra ao longe

Nosso grito varonil;

Nos imensos ombros logo

A cabeça ergue o Brasil.

Nos imensos ombros logo

Nos imensos ombros logo

A cabeça ergue o Brasil.

(Refrão)

6

Filhos clama, caros filhos,

E depois de afrontas mil,

Que a vingar a negra injúria

Vem chamar-vos o Brasil.

Que a vingar a negra injúria

Que a vingar a negra injúria

Vem chamar-vos o Brasil.

(Refrão)

7

Não temais ímpias falanges,

Que apresentam face hostil:

Vossos peitos, vossos braços

São muralhas do Brasil.

Vossos peitos, vossos braços

Vossos peitos, vossos braços

São muralhas do Brasil.

(Refrão)

8

Mostra Pedro a vossa fronte

Alma intrépida e viril:

Tende nele o Digno Chefe

Deste Império do Brasil.

Tende nele o Digno Chefe

Tende nele o Digno Chefe

Deste Império do Brasil.

(Refrão)

9

Parabéns, oh brasileiros,

Já com garbo varonil

Do Universo entre as Nações

Resplandece a do Brasil.

Do Universo entre as Nações

Do Universo entre as Nações

Resplandece a do Brasil.

(Refrão)

10

Parabéns; já somos livres;

Já brilhante, e senhoril

Vai juntar-se em nossos lares

A Assembleia do Brasil.

Vai juntar-se em nossos lares

Vai juntar-se em nossos lares

A Assembleia do Brasil.

 

(Refrão)

Comentários

  1. Respostas
    1. A nossa independência politica de fato teve um alto preço diante do contexto histórico da época. E parece que a história do nosso país continua a ser onerosa, desde aquela época, até os dias de hoje, a pagar preços altíssimos para manter a nossa democracia fragilizada pelo episódio do golpe de 2016, para continuar funcionando. Todavia, a nossa esperança de dias melhores, provém das próximas eleições de outubro próximo, em 2018. Quem for eleito possa vir com ideais de reconstrução do Brasil para os brasileiros. Apesar de ser um hino ufanista tem uma melodia e letra linda.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.