Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A história do cinema no Brasil está nas cinzas.

O prejuízo é inumerável para a sétima arte brasileira. Fogo na cinemateca Brasileira/Créditos/Rede Brasil Atual.   Este infeliz episódio do incêndio sobre o galpão da Cinemateca Brasileira, que está localizado, na zona oeste da Capital paulista, São Paulo, nesta última quinta-feira dia 29 de julho de 2021, apagou em definitivo, parte da história do cinema do país. Este dia será marcado como a destruição através do fogo do maior acervo cinematográfico do cinema do Brasil. Mais uma vez a sétima arte do país sofre o pior golpe em seus anos de existência. O que foi queimado ficará sem volta desta coleção de 250 mil rolos de filmes, documentos históricos, e outros que se transformaram em cinzas e certamente pouca coisa deve ter sido salva. No entanto, os poucos que foram salvos, certamente devem ter sido danificados, a sua qualidade, porque foram atingidos, com a temperatura do fogo e a água sobre os rolos. Materiais sensíveis que dificilmente serão recuperados. Foram 100 anos de histór

Acampamento farroupilha.

No acampamento os tradicionalistas, amigos, familiares e simpatizantes festeja as tradições gauchescas.


A foto mostra uma cena tradicional do acampamento farroupilha no RS.
Cena tradicional do acampamento farroupilha. 
Os gaúchos deixam o aconchego de suas casas para habitarem e confraternizaram no acampamento farroupilha. Os gaúchos têm uma maneira peculiar e tradicional de relembrar a guerra dos farrapos que ocorreu em 1835-45 contra o império brasileiro. Tudo ocorre durante a conhecida e famosa semana farroupilha, que é sempre no parque da harmonia entre os dias 07 a 20 de setembro, inclusive neste dia é feriado estadual.


Acontece o desfile temático na capital e em quase todas as cidades do RS que encerram os festejos farroupilhas quando acontece oficialmente há a extinção da chama crioula geralmente pelas autoridades do estado e representantes dos movimentos tradicionalistas . O ritual de acender a chama crioula no dia 07 com uma centelha do fogo simbólico da Pátria. É organizado em alguma cidade do estado já escolhida no ano antecedente aos festejos folclóricos farroupilhas. Em 2014 foi realizada esta cerimônia tradicionalista na cidade de Cruz Alta para percorrer todos os 496 municípios gaúchos, transportadas por vários grupos de tradicionalistas montados a cavalo.

É uma festa gigantesca entre os gaúchos muitos deixam o aconchego de seus lares para passarem todos os dias acampados entre familiares e amigos para terem uma noção como viviam os guerreiros farrapos e fazerem uma grande confraternização racionalista. Neste período se eleva o número de turistas de outros estados e fora do país para visitarem Porto Alegre, participar e prestigiar esta façanha memorável dos gaúchos.

Além dos 400 piquetes tradicionalistas fixos, mais conhecidos como: Grupo de Tradições Gaúchas (CTGs) durante este período festivo, milhares de pessoas visitam por dia o parque da harmonia em Porto Alegre para esta festa regada a chimarrão, churrasco, música regionalista gaúcha e, sobretudo muita cultura que retrata como era a vida do povo durante a guerra dos farrapos e a vida do gaúcho atual. Sempre procurando retroceder aquela época num grande momento ufanista; misturando os hábitos antigos a modernidade. 

Toda essa festança gaúcha acontece ao lado do lago do rio Guaíba; um lugar apropriado para muitas inspirações musicais, danças, culinária, poesias, romantismo e muito saudosismos.  Este palco natural ao ar livre serve para difundir a maior festa folclórica do Estado do Rio Grande do Sul. Contém uma área que abrange 65 hectares de terra para abrigar esta multidão dia e noite. O parque harmonia possui um nome oficial designado por lei municipal nº 5885 desde 25 de março de 1987, que passou a ser denominado de parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

Contudo os cidadãos preferem preservar na memória o antigo nome de parque da harmonia, pois o próprio nome já traduz o desejo de todo o povo gaúcho, brasileiro e mundial que na atualidade somos sedentos por harmonia entre todos os povos. A semana farroupilha além de celebrar a memória dos heróis farrapos deixa um legado de paz para a geração atual preservar todos os anos. Por isso que entre os gaúchos é mais conhecido como parque da harmonia do que o nome oficializado pela prefeitura porto-alegrense. Deste modo, entre tradição, folclore e a busca incansável da caracterização do gaúcho; resultam na luta de todos por paz, e harmonia entre todos os gaúchos, brasileiros e todos os povos do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade. Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina , artefato antiquíssimo composta sobre duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Um desenho simplório num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal. Este utensílio domestica há muitos anos foram usados no país inteiro até chegar às primeiras transmissões de energia elétrica nas capitais e aos poucos foram se disseminado para o restante do país.