Explorando a Importância Sentimental e o Vazio Deixado por Objetos Queridos A foto mostra joias, presentes de estimação, que ao serem perdidas trazem tristeza. O sentimento em relação às coisas não é sinônimo de apego, mas sim de consideração por quem as presenteou. No labirinto dos sentimentos humanos, os presentes de estimação ocupam um lugar especial, transcendendo o valor material e tocando o âmago das nossas emoções. Eles são mais que objetos; são símbolos de carinho, memórias e conexões profundas com quem os presenteou. Neste artigo, vamos explorar como essas pequenas joias de estimação podem gerar uma tristeza imensa quando perdidas, não por sua perda material, mas pelo vazio sentimental que deixam. A Dor de perder algo precioso. Você já pensou que muitas pessoas, em algum momento, se depararam com situações de dor e angústia ao perceberem que perderam um presente de estimação? Isso ocorre não pelo valor material, mas pela importância sentimental incomensurável, não por material...
No acampamento os tradicionalistas, amigos, familiares e simpatizantes festeja as tradições gauchescas.
Cena tradicional do acampamento farroupilha. |
Os gaúchos deixam o aconchego de suas casas para habitarem e confraternizaram no acampamento farroupilha. Os gaúchos têm uma maneira peculiar e tradicional de relembrar a guerra dos farrapos que ocorreu em 1835-45 contra o império brasileiro. Tudo ocorre durante a conhecida e famosa semana farroupilha, que é sempre no parque da harmonia entre os dias 07 a 20 de setembro, inclusive neste dia é feriado estadual.
Acontece o desfile temático na capital e em quase todas as cidades do RS que encerram os festejos farroupilhas quando acontece oficialmente há a extinção da chama crioula geralmente pelas autoridades do estado e representantes dos movimentos tradicionalistas . O ritual de acender a chama crioula no dia 07 com uma centelha do fogo simbólico da Pátria. É organizado em alguma cidade do estado já escolhida no ano antecedente aos festejos folclóricos farroupilhas. Em 2014 foi realizada esta cerimônia tradicionalista na cidade de Cruz Alta para percorrer todos os 496 municípios gaúchos, transportadas por vários grupos de tradicionalistas montados a cavalo.
É uma festa gigantesca entre os gaúchos muitos deixam o aconchego de seus lares para passarem todos os dias acampados entre familiares e amigos para terem uma noção como viviam os guerreiros farrapos e fazerem uma grande confraternização racionalista. Neste período se eleva o número de turistas de outros estados e fora do país para visitarem Porto Alegre, participar e prestigiar esta façanha memorável dos gaúchos.
Além dos 400 piquetes tradicionalistas fixos, mais conhecidos como: Grupo de Tradições Gaúchas (CTGs) durante este período festivo, milhares de pessoas visitam por dia o parque da harmonia em Porto Alegre para esta festa regada a chimarrão, churrasco, música regionalista gaúcha e, sobretudo muita cultura que retrata como era a vida do povo durante a guerra dos farrapos e a vida do gaúcho atual. Sempre procurando retroceder aquela época num grande momento ufanista; misturando os hábitos antigos a modernidade.
Toda essa festança gaúcha acontece ao lado do lago do rio Guaíba; um lugar apropriado para muitas inspirações musicais, danças, culinária, poesias, romantismo e muito saudosismos. Este palco natural ao ar livre serve para difundir a maior festa folclórica do Estado do Rio Grande do Sul. Contém uma área que abrange 65 hectares de terra para abrigar esta multidão dia e noite. O parque harmonia possui um nome oficial designado por lei municipal nº 5885 desde 25 de março de 1987, que passou a ser denominado de parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
Contudo os cidadãos preferem preservar na memória o antigo nome de parque da harmonia, pois o próprio nome já traduz o desejo de todo o povo gaúcho, brasileiro e mundial que na atualidade somos sedentos por harmonia entre todos os povos. A semana farroupilha além de celebrar a memória dos heróis farrapos deixa um legado de paz para a geração atual preservar todos os anos. Por isso que entre os gaúchos é mais conhecido como parque da harmonia do que o nome oficializado pela prefeitura porto-alegrense. Deste modo, entre tradição, folclore e a busca incansável da caracterização do gaúcho; resultam na luta de todos por paz, e harmonia entre todos os gaúchos, brasileiros e todos os povos do mundo.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.