Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

O esplendor da marcha nupcial é arrebatador.

Os momentos de esplendores dos matrimônios são gerados através da marcha nupcial.
 

A imagem nas cores azul e branco tem também os símbolos musicais entre eles a clave de sol e a frase a música no blog analiseagora.
A  imagem diz: a música no blog e + símbolos musicais,

A marcha nupcial é esplendorosa como música clássica e vem sempre a promover momentos triunfantes nos matrimônios de muitas gerações.

Todos sabem que a entrada da noiva é sem dúvida a chave glamorosa para todo o desdobramento do provir dos acontecimentos desse fato, singular e marcante para a nubente. É o momento culminante e esplendoroso de uma cerimônia matrimonial. Aqui se aflora todas as emoções dos noivos e dos convidados.

A curiosidade explode em cada pessoa presente para observar a chegada e o desfile triunfal da noiva sobre o tapete vermelho em direção ao altar. Todos os familiares, amigos e convidados esperam uma estrondosa e brilhante impressão positiva ou até mesmo negativa que a noiva pode causar, por isso se explica o nervosismo geral do público.

Esta emoção impactante onde todos os olhos e holofotes estão voltados para a personagem principal, a futura casada que está com nervosismo em estado de efervescência. No entanto, é através do fato que todos querem notar os mínimos detalhes do vestido, maquiagem, penteados e o buquê que traz em suas mãos que tem uma simbologia de propagação do casamento. Este alvoroço inicial não haveria sentido se não houvesse um tema musical especial para conduzir a nubente para o altar profundamente emocionado ao som da marcha nupcial de Félix Mendelssohn.

 

A emoção da entrada da noiva para a cerimônia matrimonial somente é possível ao som da marcha nupcial.

 

Se não houvesse a música para emocionar a entrada da noiva este início cerimonial não teria sentido, pareceria ou se igualaria a um cinema mudo. O ritual do casamento ganhou emoção quando foi introduzida esta peça musical conhecida como marcha nupcial de Felix Mendelssohn Bartholdy, graças ao bom gosto da Princesa Real inglesa; para seu matrimônio com o Príncipe da Prússia, Frederico III no dia 25 de janeiro de 1858. Desde aquela época se espalhou pelo mundo inteiro, certamente ainda é a mais popular e mais executada também nos casamentos brasileiros principalmente de âmbito católico. Outras denominações religiosas começam a substituir por outras músicas ou hinos que trazem uma mensagem específica de seus credos religiosos.

 

A trajetória histórica desconhecida da famosa marcha nupcial.

 

Geralmente tudo que temos e apreciamos em relação à música clássica tem uma história por trás dos bastidores que poucas pessoas sabem. Precisamente a marcha nupcial tem uma trajetória histórica interessante e desconhecida por uma grande parcela da população que a utilizam num momento muitíssimo especial da vida como o do casamento.

Entretanto, pelo fato de não saberem a história real desta música composta por Félix Mendelssohn para a peça teatral do genial William Shakespeare, “Sonho de uma Noite de verão”, em 1842. Muita gente faz uma confusão incrível e imaginam uma coisa, mas historicamente é outra totalmente diferente.

 

Ela falta de conhecimento da história da música muitas pessoas confundem este belo musical até como sendo sacra. Simplesmente e somente pelo fato de ser executada em quase todas as cerimônias religiosas do casamento do mundo. Muitos fantasiam ser um clássico romântico; todavia, a própria peça em si mesma, pinta um quadro amoroso de forma cômica e trágica, além de trazer um panorama extremamente na ironia sobre o verdadeiro amor.

 

Quem já viu está maravilhosa peça de William Shakespeare onde “Lohengrin” uma ópera em que o noivo assassina cinco convidados do próprio matrimônio e, pouco depois, repudia a esposa, ela morre de depressão severa. Meditando no próprio som da peça, preste bem atenção que aparece no conjunto da obra que também é conhecida como de aspecto melancólico; que mostra que é óbvia o quanto, William Shakespeare.

 

Quero passar para o público alguns dos dramas humanos. Contudo, por si mesma a música que traduz um sentimento mais de tristeza do que de alegria para uma ocasião da vida onde o contentamento deve sobrepor a melancolia sobre todos os aspectos. Ainda bem que as pessoas conseguem subtrair desta marcha nupcial mais um clima festivo e romântico do que a tristeza que é a mensagem que o autor quer transmitir para o público que assiste um sonho de uma noite de verão seja em forma de teatro, musical. Balé ou filme. É o gênero Shakespeariano sendo traduzido em arte em diversos pontos de vista.

O “blog” “analiseagora” tem a honra de apresentar a emocionante peça clássica a marcha nupcial.


A imagem de fundo na cor laranja e no centro branco e preto tem a clave de sol e um violino que representa a música clássica e está escrita a frase a música no blog.
O violino acompanha a música clássica a Marcha Nupcial.

Portanto, neste espaço cultural a música está no “blog”. Hoje o “blog” analiseagora tem a alegria de apresentar aos seus leitores, amigos, seguidores um pouco da história desta obra grandiosa de Felix Mendelssohn Bartholdy. Todavia, muitíssima executada nos casamentos e que muitos de nós não conhecemos sua caminhada, percebemos agora quanto é antiga, além de ter sido composta para outra finalidade para a peça teatral de Shakespeare, se popularizou nos laços matrimoniais de muita gente.

O gênio da música clássica Félix Mendelssohn o ilustre alguém anterior a nós se empenhou para pensar, escrever, compor a partitura para que hoje pudéssemos usar na maior comodidade principalmente no esplêndido momento do casamento, inesquecível na vida de duas pessoas que se amam. A marcha nupcial é uma música marcante na hora da celebração do matrimônio. Parece que se numa ocasião marcante como esta não ter a marcha nupcial a cerimônia ficou faltando algo.

Então, vamos ouvir e apreciar esta obra clássica que vem se eternizando de geração para geração é a música arte fazendo sua função, escrevendo a própria história.  A música como arte não morre permanecendo sempre viva e conquistando muitos apreciadores por todos os cantos do Planeta Terra.

Nesta postagem através do YouTube, ouviremos e assistiremos dois vídeos: Marcha Nupcial de Félix Mendelssohn e o Balé Sonho de uma noite de verão — Sala de Milão.

 Marcha Nupcial, F. Mendelssohn 




 Ballet Sonho de uma noite de verão - Scalla de Milão



Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigado pela visita ao nosso blog volte sempre!
      É, de fato a marcha nupcial é uma das grandes obras da música clássica, já foi e continua a ser tocada nas cerimonias dos casamentos de todas as gerações. É um dos itens indispensáveis neste momento tão importante na vida de um casal que se unem. A a marcha nupcial de Félix Mendelssohn inicia com todo o esplendor a abertura da cerimonia que marcará para sempre a história do casal e dos familiares e convidados.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.