Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

O esplendor da marcha nupcial é arrebatador.

Os momentos de esplendores dos matrimônios são gerados através da marcha nupcial.
 

A imagem nas cores azul e branco tem também os símbolos musicais entre eles a clave de sol e a frase a música no blog analiseagora.
A  imagem diz: a música no blog e + símbolos musicais,

A marcha nupcial é esplendorosa como música clássica e vem sempre a promover momentos triunfantes nos matrimônios de muitas gerações.

Todos sabem que a entrada da noiva é sem dúvida a chave glamorosa para todo o desdobramento do provir dos acontecimentos desse fato, singular e marcante para a nubente. É o momento culminante e esplendoroso de uma cerimônia matrimonial. Aqui se aflora todas as emoções dos noivos e dos convidados.

A curiosidade explode em cada pessoa presente para observar a chegada e o desfile triunfal da noiva sobre o tapete vermelho em direção ao altar. Todos os familiares, amigos e convidados esperam uma estrondosa e brilhante impressão positiva ou até mesmo negativa que a noiva pode causar, por isso se explica o nervosismo geral do público.

Esta emoção impactante onde todos os olhos e holofotes estão voltados para a personagem principal, a futura casada que está com nervosismo em estado de efervescência. No entanto, é através do fato que todos querem notar os mínimos detalhes do vestido, maquiagem, penteados e o buquê que traz em suas mãos que tem uma simbologia de propagação do casamento. Este alvoroço inicial não haveria sentido se não houvesse um tema musical especial para conduzir a nubente para o altar profundamente emocionado ao som da marcha nupcial de Félix Mendelssohn.

 

A emoção da entrada da noiva para a cerimônia matrimonial somente é possível ao som da marcha nupcial.

 

Se não houvesse a música para emocionar a entrada da noiva este início cerimonial não teria sentido, pareceria ou se igualaria a um cinema mudo. O ritual do casamento ganhou emoção quando foi introduzida esta peça musical conhecida como marcha nupcial de Felix Mendelssohn Bartholdy, graças ao bom gosto da Princesa Real inglesa; para seu matrimônio com o Príncipe da Prússia, Frederico III no dia 25 de janeiro de 1858. Desde aquela época se espalhou pelo mundo inteiro, certamente ainda é a mais popular e mais executada também nos casamentos brasileiros principalmente de âmbito católico. Outras denominações religiosas começam a substituir por outras músicas ou hinos que trazem uma mensagem específica de seus credos religiosos.

 

A trajetória histórica desconhecida da famosa marcha nupcial.

 

Geralmente tudo que temos e apreciamos em relação à música clássica tem uma história por trás dos bastidores que poucas pessoas sabem. Precisamente a marcha nupcial tem uma trajetória histórica interessante e desconhecida por uma grande parcela da população que a utilizam num momento muitíssimo especial da vida como o do casamento.

Entretanto, pelo fato de não saberem a história real desta música composta por Félix Mendelssohn para a peça teatral do genial William Shakespeare, “Sonho de uma Noite de verão”, em 1842. Muita gente faz uma confusão incrível e imaginam uma coisa, mas historicamente é outra totalmente diferente.

 

Ela falta de conhecimento da história da música muitas pessoas confundem este belo musical até como sendo sacra. Simplesmente e somente pelo fato de ser executada em quase todas as cerimônias religiosas do casamento do mundo. Muitos fantasiam ser um clássico romântico; todavia, a própria peça em si mesma, pinta um quadro amoroso de forma cômica e trágica, além de trazer um panorama extremamente na ironia sobre o verdadeiro amor.

 

Quem já viu está maravilhosa peça de William Shakespeare onde “Lohengrin” uma ópera em que o noivo assassina cinco convidados do próprio matrimônio e, pouco depois, repudia a esposa, ela morre de depressão severa. Meditando no próprio som da peça, preste bem atenção que aparece no conjunto da obra que também é conhecida como de aspecto melancólico; que mostra que é óbvia o quanto, William Shakespeare.

 

Quero passar para o público alguns dos dramas humanos. Contudo, por si mesma a música que traduz um sentimento mais de tristeza do que de alegria para uma ocasião da vida onde o contentamento deve sobrepor a melancolia sobre todos os aspectos. Ainda bem que as pessoas conseguem subtrair desta marcha nupcial mais um clima festivo e romântico do que a tristeza que é a mensagem que o autor quer transmitir para o público que assiste um sonho de uma noite de verão seja em forma de teatro, musical. Balé ou filme. É o gênero Shakespeariano sendo traduzido em arte em diversos pontos de vista.

O “blog” “analiseagora” tem a honra de apresentar a emocionante peça clássica a marcha nupcial.


A imagem de fundo na cor laranja e no centro branco e preto tem a clave de sol e um violino que representa a música clássica e está escrita a frase a música no blog.
O violino acompanha a música clássica a Marcha Nupcial.

Portanto, neste espaço cultural a música está no “blog”. Hoje o “blog” analiseagora tem a alegria de apresentar aos seus leitores, amigos, seguidores um pouco da história desta obra grandiosa de Felix Mendelssohn Bartholdy. Todavia, muitíssima executada nos casamentos e que muitos de nós não conhecemos sua caminhada, percebemos agora quanto é antiga, além de ter sido composta para outra finalidade para a peça teatral de Shakespeare, se popularizou nos laços matrimoniais de muita gente.

O gênio da música clássica Félix Mendelssohn o ilustre alguém anterior a nós se empenhou para pensar, escrever, compor a partitura para que hoje pudéssemos usar na maior comodidade principalmente no esplêndido momento do casamento, inesquecível na vida de duas pessoas que se amam. A marcha nupcial é uma música marcante na hora da celebração do matrimônio. Parece que se numa ocasião marcante como esta não ter a marcha nupcial a cerimônia ficou faltando algo.

Então, vamos ouvir e apreciar esta obra clássica que vem se eternizando de geração para geração é a música arte fazendo sua função, escrevendo a própria história.  A música como arte não morre permanecendo sempre viva e conquistando muitos apreciadores por todos os cantos do Planeta Terra.

Nesta postagem através do YouTube, ouviremos e assistiremos dois vídeos: Marcha Nupcial de Félix Mendelssohn e o Balé Sonho de uma noite de verão — Sala de Milão.

 Marcha Nupcial, F. Mendelssohn 




 Ballet Sonho de uma noite de verão - Scalla de Milão



Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigado pela visita ao nosso blog volte sempre!
      É, de fato a marcha nupcial é uma das grandes obras da música clássica, já foi e continua a ser tocada nas cerimonias dos casamentos de todas as gerações. É um dos itens indispensáveis neste momento tão importante na vida de um casal que se unem. A a marcha nupcial de Félix Mendelssohn inicia com todo o esplendor a abertura da cerimonia que marcará para sempre a história do casal e dos familiares e convidados.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.