Pular para o conteúdo principal

Hoje começa o inverno no hemisfério sul.

O inverno os seus contrastes entre desconfortos e tranquilidade.


A foto mostra o gelo acumulado nos campos gauchescos em pleno meses de frio.
 Gelo acumulado nos campos gauchescos em pleno meses de frio.
Hoje a partir das 13: 38 do dia 21 de junho de 2015 inicia o inverno no Hemisfério Sul e termina dia 22 de setembro. Uma longa estação, gelada e chuvosa, os dias são curtos e as são noites longas.  O inverno principalmente na região Sul do Brasil é uma das estações mais problemática para a população pobre que não tem bons agasalhos para o corpo e uma casa apropriada para resistir o frio. Por outro lado o inverno mostra seu lado aconchegante e avanço da economia durante esse período no turismo e todos os setores ligados ao frio.

As mortes no frio com doenças respiratórias.
Muitos morrem de frio e de doenças respiratórias entre elas, rinites, sinusites, bronquites, crises asmáticas, pneumonias, as gripes comuns e a HN1N1. Os profissionais da meteorologia estão alertando para a presença do fenômeno el niño que pode provocar chuvas acima da média e consequentemente enchentes e danos materiais para a população. Prejuízos de todos os tipos como: alagamentos, deslizamentos de encostas, grandes enchentes e muitas pessoas desabrigadas, tudo isto pode ocorrer se for confirmada para esta temporada a presença deste fenômeno climático provocador de excessos de chuvas e grandes transtornos.
É caracterizada pelo intenso frio e muita chuva. Alguns dias onde existem condições favoráveis ocorrem precipitações de neve principalmente nas regiões serranas da Região Sul. Um dos grandes atrativos para os turistas e os habitantes destas localidades.
Há também as serrações ou neblina baixa muito comum neste período do ano, interrompe a abertura dos aeroportos gerando transtorno para os passageiros. Além de provocar grandes acidentes de automóveis em quase todas as rodovias federais e estaduais desta região do Brasil.
Grandes geadas são muito comuns neste período provocando grandes prejuízos na agricultura e na pecuária matando a vegetação e assim diminuídos a produção de leite e carne. O consumo de energia elétrica aumenta devido ao uso de ar condicionado quente e aquecedores elétricos bastante comuns por aqui. Os cuidados também devem ser redobrados para evitar incêndios e causar tragédias.
As coisas boas do inverno gélido da Região Sul.
A foto mostra a cuia de chimarrão, muito utilizada na Região Sul em todas as épocas do ano.
Cuia de chimarrão utilizada na Região Sul do Brasil.
Há de convir que também durante o inverno há muitas outras coisas boas para todos os habitantes desta região e para os turistas. Nesta época do ano muitas pessoas faturam um bom dinheiro vendendo roupas apropriadas para o período gélido e alimentação baseada na culinária típica de cada estado do sul e sudeste do Brasil.
O turismo aumenta consideravelmente a rede hoteleira geram um ótimo percentual de emprego direto e indireto. Outro lado bem gostoso do inverno é curtir o frio em casa com a família diante de uma lareira, fogão a lenha, fazer uma bonita roda de chimarrão passar a cuia de mão em mão,  enquanto isso proporcionar uma boa conversa e degustar uma boa comida caseira, regada a um bom vinho; sempre com moderação.
Também é agradável sair na companhia dos amigos para ambientes para esta época do ano onde há calefação para conversar e divertir-se sempre na expectativa de olhar para rua através de uma fresta e presenciar o espetáculo da natureza ver a neve caindo em flocos maravilhosos e registrar este momento através de uma bela foto inesquecível.  
Outros simplesmente, preferem permanecer em suas casas e olhar um bom filme, ouvir uma boa música ou ler um maravilhoso livro, escrever algo inspirador e conversar entre família. Para completar esticar por longas horas um sono aconchegante e reparador das energias sem a preocupação da escravidão das horas do relógio.
O inverno da Região gelada do Brasil é cheio de contrastes.
Portanto assim é o inverno essa estação climática de muitos contrastes que tem também os seus dois lados o primeiro que notamos é o negativo, mas analisando melhor o inverno apresentam muito mais atrativos positivos que nos faz felizes e nos ajuda aprender viver com o ritmo e a sabedoria da natureza. 
É mais um ciclo natural que se renova a cada ano e nos traz surpresas muitas delas desagradáveis, outras agradáveis e neste ritmo levamos a nossa vida andamos segundo a batuta da natureza que podemos compor uma meta própria a seguir sem desgastes, sobretudo aproveitando o melhor do inverno para vivermos saudáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.