Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A música arte sempre fez e fará história no Brasil e no mundo.

Os apelos pelo fim da ditadura foram cantados através da MPB.

 

A imagem de fundo azul e caracteres em branco está inscrito: No espaço cultural do blog tem música.
 No espaço cultural do blog tem música.


A música como arte identifica fidedignamente os períodos marcantes da história em que o povo esteve, ou está a conviver nos momentos específicos e de grandes lutas pela democracia.

O Brasil é repleto de momentos especiais onde à música arte, sempre se encarregou de construir e externar publicamente para o mundo, através das letras e nos mais variados ritmos, o quadro panorâmico da atual realidade ocular vivida pelo povo.

 

Contudo, na continuidade do projeto a música no “blog” mostra como é tão importante as canções populares nas vidas dos cidadãos. A principal meta nestas matérias culturais é apresentar aos leitores a história da nação privilegiada e amada. O foco é a Música Popular Brasileira (MPB). Os grandes compositores da MPB no país os quais exerceram uma contribuição importantíssima, nas gigantescas lutas pela democracia em todo o Brasil.

Revertendo para a década de sessenta nos deparamos como uma mistura de gênero musical, conhecido como Música Popular Brasileira (MPB) e a Bossa Nova.

 

Após uma fusão histórica, os representantes dos (movimentos) Bossa Nova e MPB, tomaram esta decisão nobre de se unirem em torno de um grande objetivo que era no momento, para que todos lutariam veementemente por mudanças, transformações de um tempo nefando. Principalmente no campo político que afetava os cidadãos brasileiros os que se opunham a este regime cruel, e infeliz da nossa história, a ditadura militar. Os compositores engajados nesta batalha, por dias melhores, exerceram um papel extraordinário na história através das mensagens artísticas as quais traduziam a truculência da situação e simultaneamente, a partir da sutileza artística e única, gritavam estridentemente pelo fim deste regime nefasto. Porquanto, através da arte musical todos cantavam por mudanças para toda nação em sofrimento e desesperança.

 

A geração atual é privilegiada, porque não viveu nos terríveis anos de chumbo.

 

Certamente a geração atual é considerada privilegiada e feliz por não terem passado pelos momentos dos conhecidos “anos de chumbo” da história brasileira.

Muitos não compreendem muitas coisas, as quais a MPB transmitia, isto porque as escolas recebem superficiais conhecimentos históricos desse período triste do país. A MPB como música arte, ajudou a encorajar os grandes movimentos populares a irem às ruas contra este regime desprezível da história entre 1964 e 1985. Contudo, dentro desse contexto a MPB tem músicas que se tornam legítimos hinos e eram cantados por todos os aguerridos manifestantes nas ruas, praças, teatros, dentro dos movimentos estudantis e das universidades. Ainda que, com todos os cuidados redobrados para não serem pegos pelo terrível censura que atuou no país de maneira severa.

Naquela época a repressão dos militares era atroz quando desconfiavam que uma música popular fosse um canal de comunicação entre os opositores do regime ditatorial.

 

O romantismo predomina nas canções da MPB, a reivindicação pela democracia.

 

A Música Popular Brasileira, além de conter em sua essência a sofisticação romântica, também não deixava de fora o aspecto reivindicatório pela democracia. O Brasil era uma nação sofredora e que exigia uma mudança para uma vida de paz, harmonia e a solidariedade entre a população que era presa, torturada, assassinada e ocultação de cadáveres.

No entanto, dentro deste contexto histórico a MPB tem os grandes gênios que são verdadeiros expoentes da arte popular de cantar, que ajudaram através, da música, a construírem o processo de redemocratização brasileira. Entre tantos se pode citar alguns que são os grandes mestres desse gênero musical genuinamente nacional que transformaram a História do Brasil. Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina, Geraldo Vandré, Tom Jobim e tantos outros. Espero não fazer injustiça com os demais, mas é impossível citar os mestres da música arte do Brasil.

 

A lista dos grandes artistas é grande.
 

Por tanto, o “blog” "analiseagora" através têm o privilégio de apresentar algumas músicas de alguns dos nossos artistas que marcaram a nossa história. Todavia é impossível apresentar uma seleção musical de todos e ficaria extensa. Deixaria a matéria muito longa e apenas estou apresentando algumas músicas e depois os leitores podem pesquisar e ouvir seguindo os artistas e as suas composições preferenciais. Se torna dificílimo citar todos, mas pelo menos alguns que nos ajudarão a conhecer a beleza da música arte que representa um período de suma importância da história brasileira. Desejo uma boa leitura, acompanhado da excelente música popular brasileira.

 



         Elis Regina:alô,alô Marciano.

       
                                         
       Elis Regina:O bêbado e o Equilibrista.

 
Cálice-Chico Buarque.

                                               
                                             
            Apesar de você-Chico Buarque.



   Geraldo Vandré para não dizer que falei das flores.


       Gilberto Gil -não chores mais.


                          
    Caetano Veloso-você não entende nada.

 
         
             14 bis-nossa linda juventude.

                                                  

       Tom J. e Elis-Águas de Março.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.