Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

A honestidade é um atributo humano que vem de berço.

A honestidade humana já vem de berço.

A foto mostra cofre cheio de moedas de 1 Real do dinheiro do Brasil.
Cofre cheio de moedas de 1 Real do dinheiro do Brasil. 


O homem ser dotado de inúmeros atributos entre tantos a honestidade, quando vem de berço o faz constituir de nobreza singular e transparência genuína. Suscitar o legado em sua consciência para viver na paz incondicional se é que existe!

Todos os humanos cultivadores desta característica continuam em sua vida, sempre terão uma serenidade interior que não tem preço, durante toda a existência. A palavra honestidade deriva do Latim: “honestitas” da raiz “honor” ou “honos” se traduz para honra. Ao sondar criteriosamente, pode-se perceber que os termos do latim são sinônimos de honradez, decoro probidade, integridade, retidão. Como todas as palavras de origem da antiga língua latina tem um extenso sentido de compreensão, da mesma forma a palavra honestidade, vem carregada de amplas definições para compreender todas as virtudes de uma existência regrada na retidão de caráter. É um exercício diário de todos os humanos para não se corromper nem com as mínimas e, nem com as máximas coisas ou atividades confiadas para administrar de maneira honesta.

 

Atualmente a honestidade é uma arte.

 

A arte da honestidade brota a partir da educação do berço e se expande durante a vida inteira até sua finitude. A mesma existência será pautada por esta direção que o levará à prática da integridade e da índole correta, diante de qualquer situação ou responsabilidade que esteja sob os seus cuidados. Não importa a condição das circunstâncias e o tamanho dos compromissos que apareceram em seu caminho. O indivíduo honesto administra qualquer missão nos princípios da justiça, da ética e da moral.

 

Quando se fala em ética e moral a impressão que permanece, é que estes dois vocábulos caíram na banalização tornando-se uma espécie de estereótipos sem sentido. Categoricamente muitos nem sabem definir corretamente de fato o que cada um dos vocábulos significa e desconhecem o peso que cada um contém.

 

O agir honesto diante da ética e da moral.

 

A imagem de fundo vermelho e caracteres em branco está inscrito: ética e paz.
Ética e paz.

A ética é uma questão de abrangência social, que rege o comportamento normal das pessoas em sociedade. Todos agem no anonimato de acordo com a liberação e supervisão do ego, “id” e superego, que censura os atos dos humanos. Tudo é igual para todos dentro de uma determinada cultura. Tem certo peso assumido pela coletividade, ninguém assume nada, o coletivo sim responderá as consequências dos seus atos.

A moral tem um peso maior e regula os costumes e valores pessoais, de natureza moral. No entanto, ela atua no campo pessoal arraigado nos costumes e valores da própria consciência e mesmo, todos devem assumir seus atos de uma forma particular e independente. A consciência é quem faz a pessoa tomar suas decisões usando o seu livre arbítrio. Aqui dependo da educação que herdou de berço que decidirá para qual caminho trilhar o da honestidade ou da desonestidade.

Como todos os seres humanos são complexos mediante a sua própria natureza! Contudo, na condição de muitos terem convivido ou vive em ambiente onde impera a prática da honestidade, geralmente agem com integridade. Entretanto, depois de certa mudança de ambiente e a convivência junto a novas e más companhias de caráter duvidosas, estes seres humanos, têm grandes possibilidades para poderem, mudarem de comportamentos e entrarem no ramo da desonestidade. As más companhias podem delinear o agir de muitas pessoas. Contudo, existem casos em que muitas pessoas não se deixam levar pelos conselhos e influências das outras porque foi construído uma personalidade inabalável no lar. Ainda que ande em caminhos tortuosos junto há várias amizades ambíguas não permitirá ser desviado de sua boa índole.

 

Há muitos desvios de comportamento do homem.

 

No entanto, estes desvios de comportamentos têm todas as probabilidades de haver mudanças na conduta. Isto porque as pessoas passam a conviverem em mundos opostos. Contudo, juntos as pessoas de mau-caráter podem sim, seguir os maus exemplos e partirem para um caminho onde ser desonesto é normal.

Agora se pode dar início ao nascimento na consciência da corrupção de todos os tipos como se fosse tudo natural e inconsequente. Isto pode acontecer nas coisas mais simples de pequeno valor até alcançar o patamar dos produtos de grandes valores que não lhe pertence. É nesta linha que muita gente entra no mundo podre da corrupção seja ao nível público ou privado. Não são só os políticos que são corruptos, desonestos, qualquer cidadão se não voltar à educação de origem e manter como bússola de seu comportamento em sociedade pode na maior facilidade entrar para o mundo da corrupção, do crime, e da desonestidade sem o peso inquietante de consciência.

Pessoas assim, vão dormir como se nada de grave tivesse cometido. Que é um tremendo engano para si mesmo! Um simples exemplo de desonestidade é quando alguém encontra algum dinheiro na rua, de outra pessoa, que certamente outro por descuido perdeu. O desonesto mesmo sabendo que o legítimo dono está à procura não o devolve. O homem honesto faz o contrário ao encontrar quaisquer valores procura as autoridades e devolve tais montantes, poder se de 1 ou 1 milhão de reais, ou outra moeda. Só assim, para que as responsáveis competentes anunciem que existe dinheiro a em seu poder, precisa ser devolvido ao verdadeiro dono. Há muitos casos de gente simples e honesta que encontraram pequenos e grandes valores de turistas e fizeram este procedimento louvável. No Brasil onde a desonestidade impera principalmente no meio político, há pessoas que não se deixam contaminar por esta chaga abjeta da corrupção. Realmente fazem o melhor, porque cultivam o atributo da honestidade seja em pequenos e grandes valores. Todavia, em outras situações a voz da honestidade deve ecoar estridente contra qualquer ação da corrupção.

 

Ser honesto sempre nas pequenas e grandes ações.

 

A imagem mostra o cadeado que simboliza segurança e quem é honesto se sente seguro nesta sociedade onde impera a desonestidade.
A imagem mostra o cadeado que simboliza segurança.


Portanto, a honestidade necessariamente precisa estar presente em todos os nossos atos. Quando respeitamos a nossa vez para ser atendidos em qualquer lugar e não “furamos” as gigantescas filas, abandonando o semelhante, que tem todos os direitos iguais. Quando desrespeitamos os lugares destinados aos deficientes, seja nos estacionamentos ou nos assentos dos transportes coletivos. Os cidadãos podem ser desonestos ou não! Vai depender da sua boa intenção no que faz e deixa de fazer. O estigma da corrupção já está impregnado na classe política, mas muitas vezes somos desonestos e corruptos tanto quanto, este grupo, que ao longo dos anos de suas ações execráveis fizeram por onde merecer este título abominável de ladrões. Contudo, a honestidade deve permear e imperar em todas as ações humanas, durante toda a existência. Todavia, todas as pessoas precisam ser continuamente vigilantes para não cair para o outro lado, o abismo da improbidade e da decomposição ética e moral.

Comentários

  1. Cícero meu amigo que belo artigo. Parabéns. Enfim, como você mesmo bem citou, o ser humano é muito complexo, e dificilmente se consegue antecipar que reação dois (ou mais) indivíduos teriam ante a mesma situação. Mas fundamentalmente é na família que aprendemos os primeiros princípios sobre honestidade. Pena que aparentemente a família é algo que está passando a ter menos importância do que deveria. Infelizmente. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Infelizmente amigo a família base de uma sociedade honesta vem sim sofrendo flechadas de todos os tipos e lados.Flechadas de pessoas que não conhece o valor que tem uma família bem estruturada.Na sua escala de valores a família não nem aparece como base,como algo indispensável para se ter uma vida feliz e regrada em princípios éticos e morais.Sempre defendo e defenderei a família como referencial de uma sociedade dentro de sua complexidade,como sendo este ponto de equilíbrio e referencial de uma caminhada segura.

    ResponderExcluir
  3. boa noite. gostei da clareza com que descreve sobre nossos valores e sobre a manutenção destes a partir de uma bem estruturada familia. educação é o principio básico para que uma sociedade desenvolvae infelizmente nos dias atuais perdemos na educação e na construção familiar . parabens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.