Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A corrupção no Brasil é generalizada.

Não seja ingênuo a corrupção no país, está mais atuante como nunca.

A imagem diz: corrupção, corrupção e corrupção uma realidade ruim e rotineira no Brasil que parece não ter fim. A corrupção é uma espécie de maldição generalizada e presente na história da sociedade humana.
As palavras da imagem dizem: corrupção.

A corrupção é uma espécie de maldição generalizada e presente na história da sociedade humana. Este termo corrupção representa todos os atos ruins, procedimentos desprezíveis, mas de tanto ocorrer no país, parece se dar a essa discussão de falsas aparências de desgastados, banalizadas e até mesmo mortas; para iniciar uma contestação.

Tanto os corruptos, quanto os corruptores querem sim, que a população permaneça na indiferença ou na ingenuidade de que a corrupção no Brasil foi erradicada. Infelizmente muitos pensam erroneamente dessa forma. Este pensamento somente vem reforçar a ação e a impunidade de quem faz a prática dos atos de corrupção no país.

Contudo, está mais viva como nunca nos dias de hoje. São muitos os exemplos atualizados de escândalos estourados, em todos os setores das administrações públicas e privadas do Brasil. A impressão é que ninguém mais tem interesse em ler e muito menos escrever sobre esta realidade bem presente não só no Brasil, mas também no mundo. Os corruptos querem isso mesmo, que as pessoas não tenham mais empenho para este tema intensamente, o qual é golpeado e detonado por eles mesmos os corruptos e corruptores. Eles querem que tudo calhe no esquecimento e fique o "dito pelo não dito".

A indignação influi a escrever sobre este tema péssimo do país.

 

 

Contudo, ainda que, diante da tamanha indiferença e por conta dos últimos acontecimentos no país, fica difícil permanecer na omissão em relação a este tema é impossível a permanência no silêncio. No entanto, é com muita indignação que surge a vontade incontrolável de escrever algo diante destas situações corruptas que estão a acontecer no Brasil.

Não obstante, para entender melhor o significado desta palavra corrupção que nunca sai de circulação nos departamentos públicos e particulares, principalmente no que tange à política e demais setores da sociedade. Não obstante, também em situações de foro privado ramificado até os bastidores das engrenagens políticas, enoja a sociedade em sua integridade. É fundamental conhecer a origem e significado deste vocábulo em muitas outras fontes.

A origem e o significado da palavra corrupção.

 

Pesquisar sobre este termo apavorador ele tem sua origem do latim "corruptione”: ato ou implicação de corromper, podridão, putrefação, de composição, devassidão, depravação, perversão, modificação, mudança, alteração, adulteração. (Dicionários Aurélio, enciclopédico e Wikipédia) Todas as traduções são semelhantes, trazer um transparente certeza como esta palavra se materializa na índole de certas pessoas detentoras de qualquer espécie de poder e que fazem mal-uso do mesmo em benefício próprio.

Ao considerar de longe e de maneira amadora o comportamento dessas pessoas que já foram comprovadamente serem corruptas, pode se constatar certas características que definem o termo corrupção. Tais seres humanos sofrem um processo de metamorfose em seu caráter, se gera assim, outros seres desprovidos de quaisquer tipos de censuras da consciência.

A corrupção transforma os heróis da honestidade, em grandes corruptos.

 

 

No Brasil aqueles que eram ovacionados de herói, foram pegos em grandes atos de corrupção. Os estragos dessa corrupção desses senhores da lei, os intocáveis no seu grau de poder e falsidade. Entre eles está o Sérgio Moro (ex-juiz) junto com seu grupo, ajudou a falir o país economicamente, ele já é réu, num processo federal da segunda vara Federal de Brasília. No entanto, os demais certamente serão réus, em razão do grande estrago que fizeram a economia do país. Eles montaram a maior farsa judiciária da história, para condenar o inocente Luís Inácio Lula da silva. Todavia, tudo isso, para ajudar a eleger o atual desgoverno do Brasil e ganhar o cargo de ministro da justiça por pouco tempo, mas fez um grande estrago na vida pública do ex-Presidente Lula e mandou prender em Curitiba durante 580 dias. No fim, a justiça fez justiça e anulou todos os processos viciados e hoje o ex-presidente Lula é livre para concorrer a qualquer cargo público é elegível e vai concorrer às eleições presidenciais de 2022.

Evidenciam ter certo desvio de conduta apresentando-se ser uma pessoa com um comportamento bom, mas que, na prática, agem com atos inescrupulosos em suas ações como administradores ou gestores públicos, ou privados. Parece que algumas pessoas trazem essa natureza doentia em seu caráter e que permanece adormecida até se deparar com algo que faz aguçar a explosão deste sentimento fétido que produz prejuízos para si e principalmente para a sociedade como todo. Isto porque ele perde o controle de querer roubar, trapacear, fazer qualquer tipo de falcatrua, com o intuito de enriquecer ilicitamente com aquilo que não o pertence. Agora o ter mais prevalece sobre a singeleza de ser mais.

 

Há uma permanente desarmonia entre o ser e o ter.

 

Este antagonismo leva o homem avarento e ganancioso a cometer delitos que assustam seus familiares, conhecidos, correligionários, seguidores e partidários. Acontece uma verdadeira inversão de valores. Antes o que este elemento classificou como imoral agora passa a se qualificar como moral. Tudo o que é nojento e antiético diante dos negócios públicos ou de uma empresa privada, agora passa a ser limpo, ético e moral. Certamente é assim o sentimento comportamental desvirtuado de qualquer corrupto. É como se sua consciência moral tomasse outra via, um caminho sem freios de seus desejos e impulsos descontrolados provocando intermináveis estragos ao bem comum.

 

Prejudicam todos os honestos porque estes pagam pesados impostos ao estado sem retorno. No entanto, sustentam o "status quo" da corrupção desenfreada. Tantos casos em que o cidadão deixa de comprar comida para manter a si e sua prole para honrar seus compromissos tributários, mas em compensação não é atendido em suas necessidades sociais básicas como educação, segurança, saúde, transporte, moradia. Todo o dinheiro vai para sustentar esgoto das atividades luxuosas da corrupção.

 

A corrupção historicamente não acontece especificamente no Brasil.

 

O mundo tem marcas desta depravação sobre os bens públicos por parte daqueles que têm acesso fácil com "status quo" de poder sobre o que não é dele. Sendo assim se promove com negociatas escusas porque exerce tráfico de influências nas entranhas do poder. O mundo atual está repleto de todos os tipos de corrupção que acontecem nos bastidores burocráticos de todas as nações. Mesmo entre os países que tratam esta questão com toda a rigorosidade e intransigência, alguns arriscam exercer esta abjeta ação, colocando sua cabeça e reputação a prêmio. Há países em que a máquina da corrupção trabalha livre e infelizmente não vem a público. Devido à censura entre os meios de comunicação. Tudo acontece e o povo nada fica sabendo e paga a conta amarga dos corruptos. Se alguém tentar denunciar ou a imprensa divulgar as sanções são dramáticas.

 

A maldição da corrupção está espalhada em todo planeta. Cada nação desenvolve esta praga com maior ou menor intensidade, também as divulgações e punições ocorrem de acordo com o grau de regimes democráticos ou autoritários.  Na nação onde não existe democracia e tudo é fechado, a população nada se sabe, os povos são meros coadjuvantes do sistema político, os quais dominam certas sociedades no mundo.

 

Os países com democracias fortes tudo vem às claras, mesmo que as punições não aconteçam, mas os autores são excluídos do poder. Nas outras nações onde a democracia é fragilizada, os políticos sem caráter, sem o mínimo de vergonha na face tentam e muitas vezes permanecem nos poderes. O mais revoltante é que estes são eleitos pela população. Infelizmente essa situação ocorre porque os fatos, após ao longo do tempo caem no esquecimento. Todavia, atualmente existe a lei da ficha limpa que os impede de concorrer a algum cargo eletivo com estes atos de corrupção comprovados pela justiça.

A corrupção está presente na história e no mundo.

 

A foto mostra o bilhete de renúncia do Presidente Fernando Collor de Mello em 29/12/1982 em Brasília.
 O bilhete de renúncia do Presidente Fernando Collor de Mello em 29/12/1982 em Brasília.


Pelo mundo, casos desta natureza que levaram ao impeachment, o mais evidente foi nos EUA, com o mandato de Richard Nixon (1969 – 1974), investigações comprovaram as ações de espionagem de integrantes de seu governo contra membros do partido democrata. Com isso, o Congresso norte-americano organizou um processo de impeachment contra Nixon. "Contudo, antes disso, o próprio presidente decidiu renunciar ao cargo." Décadas mais tarde, o presidente Bill Clinton sofreu um processo de destituição devido a um escândalo sexual. No entanto, o Senado não reconheceu a validade do processo.

 

Na História do Brasil, tivemos um aborto da nossa democracia nos anos 60, exatamente em 31 de março de 1964, ocorreu o golpe militar. Foram 21 anos de ditadura militar. Nos anos 80 ocorreram os movimentos das diretas já. O objetivo era a redemocratização e ocorreram até eleger por vias indiretas o primeiro presidente civil, Tancredo Neves. Mais precisamente, em 15/03/1985 a 21/04/1985, morreu e foi sucedido pelo vice José Sarney até 15/03/1990.

Nos anos 90 foi eleito o primeiro presidente pelo voto direto, Fernando Collor de Mello, mas foi deposto pelo Congresso Nacional em razão de atos de corrupção, (15/03/1990 – 29/12/1982) A inesquecível luta das “caras pintadas em favor do primeiro impeachment brasileiro. Logo após assumiu o vice Itamar Franco (29/12/1985 – 1/01/1995). Depois aconteceu o período do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1/01/1985 – 1/01/2003), eleito pelo voto direto.

Os governos da era do Partido dos Trabalhadores.

 

O país viveu a melhor época da história foi neste período da era administrada através dos governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma Rousseff. Naquele período ninguém mais conhecia os termos fome e desemprego na prática. Toda a nação vivia bem e ainda assim a elite dominante fez de tudo para terminar com os melhores governos que o país já teve na história recente. Não eram governos perfeitos e nunca irão existir porque são governos de pessoas humanas imperfeitas. Havia problemas, mas nunca se igualou ao que se tem atualmente. Hoje no desgoverno do país só há sofrimentos causados pela incompetência da administração bozonarista que somente gera desemprego, fome e miséria. Foi um desgoverno incapaz de gerir rapidamente com a pandemia da COVID-19 que até o momento já vitimou mais de 600 mil pessoas e tem milhas com sequelas em todo o país.  

A nação elegeu o Presidente Luís Inácio Lula da Silva (1/01/2013 – 1/01/2011) também eleito pelo voto popular direto. No primeiro mandato como todos sabem foi marcado por atos de corrupção, onde imperaram grandes escândalos como o famoso mensalão, malas de dinheiro, dólares na cueca de deputado, o conhecido "valerioduto''. Todos os autores foram punidos ao rigor da lei e alguns estão presos. Infelizmente isso é nojento e vergonhoso, mas aconteceu e acontece atualmente neste desgoverno e sem punições. Atualmente tem as famosas rachadinhas da família bolsonaro,  que foram para debaixo do tapete e certamente, vai ficar no disse que disse.

A extrema-direita não perdeu tempo e arquitetou o pior golpe da história.
 

 

Em seguida chegou o governo da Presidente Dilma Rousseff e os atos de corrupção permaneceram, uns comprovados e outros não. Não obstante, a extrema-direita que já havia arquitetado o golpe, aproveitou a deixa das “pedaladas fiscais” e golpearam o governo que estava no caminho certo.

Eles fizeram as manifestações golpistas  de 2013, até culminar no golpe torpe da história. Os golpistas nunca irão admitir, mas deram o pior golpe parlamentar do país. No entanto, eles denominam de impeachment, ocorreu durante o seu segundo mandato da Presidenta Dilma Rousseff. A partir de então, a nação empobreceu e hoje permanece na miséria nunca vista na história.

A democracia tem seus males, mas é o melhor regime de governo.

 

São as moléstias da democracia que deverão ser corrigidas para não atrapalhar o bom andamento e a solidificação deste sistema político na vida de cada cidadão brasileiro. Mesmo com estes problemas a democracia é o melhor sistema. Aqui reina a liberdade de expressão, política, religiosa, raça e gênero. Contudo, é notório que em outros países com os sistemas ditatoriais essa situação de puridade não acontece. Nada que é produzido com odores de corrupção nos bastidores do poder vem a público. Quem tiver a audácia de denunciar ou publicar algum escândalo é punido com rigor e em alguns casos com a própria vida.

A corrupção é o mal que acompanha o homem para arruinar a vida de outrem.

 

A foto mostra a cédula de 100 Reais (R$ 100) do dinheiro do Brasil, símbolo da corrupção.
A foto mostra a cédula de 100 Reais (R$ 100) do dinheiro do Brasil, símbolo da corrupção.  


Portanto, pode-se afirmar que a corrupção está radicada na natureza de quase todos os seres humanos e em todas as partes do planeta. Cabe a cada cidadão cortar o mal pela raiz, porque este desvio de conduta deve ser combatido diante desde os mínimos aos grandes atos de corrupção do cotidiano. Aprender a devolver o que achou ao seu verdadeiro dono, seja algo de pequeno ou grande valor, essa ação só faz o bem e é educativo. Respeitar as regras de convivência, não furar filas, cumprir as leis de trânsito, não dar “carteiraço” (gíria popular).

Nunca plagiar nenhuma produção de outrem, destruir o conhecido e maléfico “jeitinho” brasileiro uma forma corrupta de se sair bem em tudo, rejeitar qualquer espécie de piratear e deixar de sonegar impostos, são atos nobres que irão contribuir para eliminar lentamente a corrupção.

 

Assim sendo, não há dúvida que a corrupção passiva permeia a vida de muitos e pensam que estão certos. Quem pensar dessa maneira estão errados, como ou agem com má-fé. Estão a agir igual como os poderosos fazem, porém, sem muita repercussão, mas que provoca infinitos prejuízos e quebra de valores entre as pessoas que são vítimas dos corruptos de mera expressão ou que estejam fora dos grandes meios das comunicações.

A corrupção somente ganha repercussão quando ocorre nos bastidores do poder tanto ao nível público quanto no setor privado. Todavia, um pequeno ato corrupto no meio popular fica por isso mesmo. Esta mentalidade tem que ser eliminada, para criar uma consciência transparente. Em tudo que for praticado deve ser fundamentado com justiça e retidão. Todos devem responder pelo que fazem e fazendo correto nada temerá absolutamente nada, assim se constrói uma nação igualitária. Começando fazendo tudo bem feito, o correto, no seu bairro, cidade, estado e país. Comece por você, eliminando pequenos atos ilícitos porque estas são sementes perigosas para germinar danosas e gigantescas árvores alimentadas pela lama da corrupção, causadoras de enormes prejuízos sociais sem fim. 🔍$

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.