Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A arte de expressar sentimentos na literatura: poesias e romances.

Mediante a linguagem os escritores tecem as belas histórias. A literatura, em suas diversas formas, como poesias e romances, possui um poder único de transmitir sentimentos e emoções de forma profunda e comovente. Através da linguagem, autores habilmente tecem palavras que nos transportam para diferentes mundos, nos envolvem em histórias e nos conectam com personagens que vivenciam alegrias, tristezas, amores, perdas e toda a gama de experiências humanas. Na Poesia: A força da palavra concisa: Através de versos curtos e linguagem imagética, a poesia condensa sentimentos em frases impactantes, criando um efeito de catarse no leitor. Metáforas, comparações e outros recursos literários potencializam a expressividade, permitindo interpretações múltiplas e despertando emoções singulares em cada indivíduo. O ritmo e a musicalidade: A sonoridade das palavras, a métrica dos versos e a rima criam um ritmo musical que acompanha a leitura, intensificando a carga emocional do poema. A musicalida

A fotografia registra a história do homem.

O fotógrafo tem olhar artístico e sensível para capturar a realidade através das lentes.


A imagem representa um quadro de fotografia e no centro da imagem está escrito a palavra: Fotos!
As fotos fazem parte da história da humanidade
A arte de fotografar é esplendorosa e tem uma longa história desde os primórdios que certamente fizeram as primeiras, de muitas tentativas até fazer nascer à imagem através da luz. Certamente deve ter sido uma grande emoção no momento desta descoberta fantástica que revolucionou o mundo gravado em fotos. Esta odisseia tem seus registros no século XVIII, mais precisamente no ano de 1826. Existem muitas controvérsias em relação ao pai da fotografia muitos atribuem ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Entretanto, a própria história mostra que está criação maravilhosa de produzir imagens com luz é a soma dos esforços de muitos apaixonados, para desvendar o novo. Desafiar novos conhecimentos na tentativa para buscar a criação de algo importante que registrasse através das lentes luminosas os acontecimentos da vida dos humanos.

Contudo, o que seria mesmo esta arte magnífica denominada de fotografia? Fotografia (do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"), por definição, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. (fonte Wikipédia)
Desde o século XVIII para cá quantas evoluções as gerações vêm acompanhando nas máquinas fotográficas. E, sobretudo, na arte de registar a história da humanidade e principalmente os momentos marcantes da vida pessoal, familiar e comunitária.

Ainda que haja as mais poderosas lentes de altíssimas resoluções moderníssimas, mas se não existirem os fotógrafos que amem a fotografia como arte; não existiriam infinidades de imagens que falam por si mesmas. Estas mesmas máquinas se tornariam quase inúteis nas mãos de quem não tenha a vocação artística de fotografar. Elas somente serão indispensáveis nas mãos dos que possuem o dom e a sensibilidade para capturar a realidade em detalhes singulares para gerarem marcos imprescindível para transcenderem no tempo. Existem imagens que são verdadeiros ícones pesquisas dos fatos relevantes da história universal da humanidade.

Percorrendo as redes sociais se percebe quantas belas fotos existem postadas e todas foram clicadas por meio dos fotógrafos anônimos, amadores, profissionais e os talentosos. Todos eles fazem as redes sociais mais coloridas, alegres, construindo um mundo que faz muita gente confundir o fantasioso ao real.

As fotos sejam profissionais ou amadoras registram uma época,uma história e geram repercussões.

Dependendo do que se clica e posta seja de alta resolução ou simplesmente um click casual, mas que gerou uma imagem, se mostra fatos reais. Contudo, muitas vezes promove repercussões imagináveis. Se não houvesse os fotógrafos profissionais e infinidades de pessoas que fotografam de tudo que a mente tenha capacidade de imaginar. As nossas redes sociais não seriam divertidas, coloridas e animadas. As fotos sejam elas dos profissionais ou não, elas fazem os internautas se prenderem horas e mais horas para apreciar e analisar. Estas imagens chegam instantaneamente na mesma velocidade da internet trazendo as notícias em tempo real e suas imagens que traduzem as manchetes dos noticiários.
Uma fotografia da família Barros no Brasil de data imprecisa. 
Quantas fotos são objetos de embates políticos e ideológicos, dos grandes litígios em tribunais exigindo direitos autorais. São motivos de alegria, tristeza, raiva, indignação, emoção e choro. Elas servem também para reescrever a história de maneira correta e não deturpada. Enfim, elas servem para fazer muitas leituras dos fatos e da realidade de acordo como cada pessoa pensa, ver e ler o mundo. A imagem tem suas funções múltiplas e especiais na sociedade dos humanos.

Infelizmente quando se fala em redes sociais devemos ter todas as precauções possíveis para se postar uma foto na web. Pois neste mundo virtual onde vemos faces, mas não vemos coração e muito menos caráter das pessoas que conhecemos virtualmente e nunca saberemos do que estas pessoas ruins são capazes de fazer. Todavia, devemos pensar muito, usar de prudência, avaliar antes de postar uma imagem. Antes de jogar na rede é fundamental nos prevenir de segurança, pois nunca sabemos quem vai fazer bom uso das nossas imagens. Assim como existem pessoas do bem na web existem pessoas do mal, que navegam somente para promover o mal aos internautas. 

Portanto, a fotografia como arte existe para registrar a nossa história, aqueles momentos marcantes e sublimes da vida. Pois, qualquer câmera fotográfica seja ela simples ou alta resolução somente é capaz de produzir uma imagem que contará para posteridade momentos da nossa vida, nas mãos dos heróis fotógrafos. Todavia, se não existirem os fotógrafos que tivessem o dom e a delicadeza para perceber em detalhes únicos o que as pessoas geralmente não conseguem perceber, não haveria história emocionantes da vida. Assim também eles registram para sempre os fatos históricos universais e os feitos da ciência, da tecnologia, da arte e a história da própria fotografia. E, sobretudo, de todo o conhecimento humano.📷

Comentários

  1. Excelente artigo .
    Ainda bem que ainda existem excelente fotografos para registrar momentos de nossa vida e da historia da civilização

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade e assim a história da humanidade será registrada e arquivada para futuras pesquisas das próximas gerações.

      Excluir
  2. Flora Maria Genovezsábado, julho 14, 2018

    Um excelente texto e uma temática bastante abrangente.Desde os primórdios do ser humano as imagens ruprestes registraram o cotidiano , cada passo de nossa raça. A evolução tecnológica ampliou a visao do mundo, sem citarmos uma das maiores facetas da fotografia, o cinema, filho dessa invenção maravilhosa. Há uma citação anônima: uma imagem vale mais do que mil palavras. Mundo afora incríveis fotógrafos aliam a técnica , o avanca tecnológico ao dom criador. A fotografia como instrumento de entretenimento e reconstrutor de nossa historicidade, as viagens pelos olhos.

    ResponderExcluir
  3. Flora Maria Genovezsábado, julho 14, 2018

    Um excelente texto e uma temática bastante abrangente.Desde os primórdios do ser humano as imagens ruprestes registraram o cotidiano , cada passo de nossa raça. A evolução tecnológica ampliou a visao do mundo, sem citarmos uma das maiores facetas da fotografia, o cinema, filho dessa invenção maravilhosa. Há uma citação anônima: uma imagem vale mais do que mil palavras. Mundo afora incríveis fotógrafos aliam a técnica , o avanca tecnológico ao dom criador. A fotografia como instrumento de entretenimento e reconstrutor de nossa historicidade, as viagens pelos olhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Junho é o meio do ano e julho o início do fim.

O tempo passa na proporção dos compromissos e acontecimentos. A junção dos meses de junho e julho,  já é a metade do ano. É incrível, mas já se caminha para o fim da primeira metade do ano ou primeiro semestre. No entanto, imediatamente quando no fim de junho se iniciará julho e se começará o segundo semestre, rapidamente será a conclusão do ano. Não obstante, numa presteza temporal, que não nos permite ver suceder os minutos, as horas, os dias e os meses. O volume dos afazeres, os compromissos rotineiros e somando-se a imensa maioria de outras obrigações (extras), mais os imensos acontecimentos gerais do semestre se confundem com a velocidade imperceptível do tempo.