Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

O eclipse lunar mais longo do século XXI.


O anoitecer do dia 27 de julho de 2018, foi extraordinário; a lua e encantou os seres humanos.

A lua cheia em eclipse se dirigindo para a lua de sangue.  
A lua como sempre surpreende no universo e atraí seus admiradores a observar seu espetáculo magnífico. O fenômeno físico do satélite natural da Terra a lua desse dia 27 de julho de 2018, permeou 1:42:57. Esse período correspondeu ao tempo total no qual a sombra da Terra ficou diretamente sobre a Lua, e em seu momento mais vermelho e foi o ápice do evento lunar.
O show desta vez foi o mais longo e segundo os cientistas da astronomia o seu tempo de duração foram exatamente de 1 hora, 42 minutos e 57 segundos. Tempo suficiente para todos que amam esse maravilhoso espetáculo natural admirarem com tranquilidade, muita curiosidade e principalmente grandes especulações da parte dos especialistas desse show encantador da lua.

A cada espetáculo que a lua oferece aos humanos geralmente são repletos de grandes emoções e comentários. Noticiários extensos e matérias jornalísticas, mídia em geral, cada qual faz um esforço colossal para procurar mostrar a partir de seu entendimento o maior espetáculo misterioso e natural da lua. Em si mesma a lua é grandiosa em todos os sentidos e todos os esforços dos humanos metidos a sábios sobre os enigmas lunares, se perdem em suas explicações detalhadas, e em razão de serem minuciosamente detalhadas terminam aí mesmos nos detalhes que não são nada científicos.

Os astrônomos delineiam com propriedade os fenômenos naturais da lua.

Os astrônomos, estes sim, falam com domínio de conhecimento da lua e de maneira ainda parcial, sobre o que realmente o satélite natural da Terra, tem grandiosas e desconhecidas coisas, as serem investigadas cientificamente. E quem sabe em algum dia eles possam trazerem a luz da ciência, elementos reais do que há na lua e que isso venha a favorecer a todos num futuro ainda longínquo.

Enquanto isso, resta aos seres humanos contemplar esses fenômenos físicos da lua como um grande espetáculo que chama a atenção de todos. Hoje em dia, mesmo as pessoas que habitam naquelas regiões, onde não se possa ser visto os fenômenos da lua, em razão do mau tempo, a tecnologia da informação, mostra tudo em tempo real, todos os passos da lua em uma noite glamourosa. Desde o início ao fim do evento do eclipse lunar as pessoas podem ver através da internet esse maravilhoso acontecimento lunar. 

É   a era digital facilitando a vida das pessoas. As imagens realmente são deslumbrantes e são de encherem os olhos de quaisquer internauta do planeta e permanecer do início ao fim sem perder nenhum detalhe desse fato surpreendente que marcou o anoitecer da noite de lua cheia aqui no Brasil.

O privilegio dos astrônomos observarem os fenômenos da lua, hoje é público e todos veem em tempo real.

Antigamente esse privilegio somente era admirado pelos grandes cientistas que dispunham de seus equipamentos sofisticados, para as   suas épocas que nada mais era uma luneta com uma câmara especial de grande alcance e resolução mediana. Geralmente a população somente ficavam sabendo depois de dias ou semanas após o episódio. Tudo era lento, mesmo assim ainda causava grandes emoções entre as pessoas. Evidentemente algumas pessoas admiradoras da lua percebiam o eclipse e o admirava e contavam para os vizinhos e amigos e somente isso e nada mais.
Todavia, eles deram suas grandes e imprescindíveis contribuições para que a ciência pudesse investir, investigar e aperfeiçoar novos equipamentos para se estudar com precisão a lua e seus fenômenos. E assim, de invento a invento anda a humanidade, em buscas intermináveis de maiores e melhores coisas que venha a entender melhor as coisas do universo. 
Na sua infinidade o universo na sua grandiosidade é quase simplesmente impossível de ser conhecido em sua totalidade. Fagulhas do universo podem sim, serem conhecidas e estudadas pelo homem. No entanto, a sua majestosa globalidade é simplesmente impossível. Com tudo o que se tem de disponível em termos de ciência e tecnologia, atualmente é inócuo querer conhecer a imensidão sideral em todos os seus imensos e ricos detalhes desconhecidos. Porem, já são conhecidos muitas e ricas coisas do universo se constituindo uma vasta literatura para os cientistas, estudarem e desenvolverem grandiosas pesquisas nessa área do conhecimento humano.

Na literatura o eclipse lunar faz despertar admiráveis inspirações dos escritores.

É numa noite de eclipse da lua e principalmente dessa magnitude, que muitos poetas e escritores românticos fazem fluírem brilhantes ideias, desse gênero literário o romântico. Quantas poesias, versos e poemas foram escritos, após o episódio do eclipse. Certamente aquela noite serviu de inspirações, para os escritores romancistas concluírem seu enredo do seu romance em andamento e tiveram o acontecimento como fonte de lindas ideias. Tranquilamente a lua a dama da noite incentivou e inspirou muitos escritores iniciarem seu novo livro ou até mesmo, criar o título ou o primeiro paragrafo do primeiro capitulo e etc.

Quantos amores foram iniciados ou reatados no momento quando ocorreu o auge do eclipse lunar. Quantos beijos apaixonados e calorosos ocorreram em todos os cantos da Terra. Muitas histórias de amores aconteceram e somente a lua e seu enigmas ficaram sabendo de todos os números e percentuais de poemas, poesias, versos e livros que foram escritos. Assim da mesma forma, aconteceu com os números em tabelas de amores iniciados, concluídos e reatados naquela noite onde o amor floresceu em beijos apaixonados. A lua é assim mesmo ela é a dama luminosa da noite inspiradora do bem. Ela mesma cria o cenário próprio e inigualável para as coisas belas surgirem entre os seres humanos que se amam e são românticos naturalmente. 

É o satélite do amor e na sua majestade ordena que tudo de bom ocorra entre os povos. Esses episódios lunares têm essa função especial de reacender o amor na Terra.  Ontem ela quis permanecer deslumbrante durante mais tempo, nessa sua aparição magnifica, para quebrantar os corações endurecidos, entre os povos e fazer a paz e o amor prevalecer. Em seu novo esplendor do próximo eclipse; a humanidade possa está melhor e mais humanizada.


La Bella Luna 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.