Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Nicolau Maquiavel e “O Príncipe”: Uma Análise Atualizada

  A Itália, a favor do renascimento A capa do livro de Maquiavel, o Príncipe. No cenário de agitação política da Renascença italiana, Nicolau Maquiavel (1469–1527), um filósofo político, emergiu com “O Príncipe”, um tratado seminal sobre a arte de obter e manter o poder. Escrito em 1513, o livro foi mal interpretado e gerou controvérsias, mas ainda é considerado um pilar no pensamento político, oferecendo opiniões valiosos sobre a natureza do poder e a dinâmica entre líderes e liderados. Contexto Histórico e Político A Itália do século XV ao XVI era um emaranhado de cidades-estado beligerantes. A experiência de Maquiavel em Florença, uma cidade marcada por essa instabilidade, influenciou profundamente sua concepção de política, voltada para a formação de um governo robusto e estável que unificasse a nação. Obra e Vida de Maquiavel. Como diplomata e funcionário público, Maquiavel foi um observador astuto dos meandros políticos. Sua obra não se limita a “O Príncipe”; ele também é autor d

O dia do filósofo é 16 de agosto.

O filósofo é amante da sabedoria.


A imagem de fundo preto e caracteres em azul está inscrito a definição de Filosofia do original do grego.
16 de agosto Dia Do Filósofo.


Filósofo é aquele ente pensante e amoroso do saber, cultiva em seu âmago a essência e a tarefa árdua de formar novos discípulos pensadores. Eles recebem a tarefa para difundir a filosofia, a ciência do conhecimento e o amor à sabedoria. Todos os pensadores do campo filosófico possuem em seus ombros essa tarefa de ajudar os principiantes a buscarem a compreensão do homem e do mundo, a partir de sua própria realidade existencial.

A vida do filósofo é laboriosa, mas, ao mesmo tempo, gratificante em receber a incumbência histórica da continuidade para a propagação do ensino do conhecimento acurado e metódico da filosofia. O pensador carrega em suas entranhas a chama do conhecimento, para ser transmitido às novas gerações.



O filósofo mantém e transmitirá a fagulha do saber.



Esta fagulha da ciência, que procede desde os gregos, os novos pensadores têm a obrigatoriedade e privilégio de serem os agentes transmissores do ensino do conhecimento filosófico, para os futuros filósofos. Estes pensadores têm a nobre oportunidade de trabalharem, questionarem os diversos problemas que inquietam a humanidade na atualidade da era digital.

Tanto o filósofo quanto a filosofia não são aceitos na sociedade.



A filosofia é a ciência do saber humanístico que abrange todas as áreas do conhecimento humano tais como à existência, o aprendizado, à verdade, os valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Contudo, a filosofia como é questionadora também tem a responsabilidade de apontar nortes seguros para o saber e para tantos problemas da contemporaneidade. É, em razão desta amplitude de indagações que o filósofo e a filosofia não são bem aceitos e até mesmo mal interpretados, na sociedade onde a maioria das pessoas desconhece a sabedoria e permanecem na escuridão da ignorância.


O professor de filosofia recebe a altiva missão e simultaneamente árdua, para formar novos filósofos. Ter a alegria de ser superado, através de seus discípulos são sinais que despertou a vocação do pensar em alguns de seus alunos. A sua missão não morrerá na sala de aula, mas certamente se perpetuará de geração para geração, para trabalharem a luz da filosofia os problemas próprios do seu tempo.


O filósofo é este atleta da filosofia que é infatigável, destemido para levar essa chama da sabedoria para iluminar os caminhos, do não saber, ao conhecimento metódico. Contudo, uma missão científica para buscar o conhecimento e a compreensão do mundo que começou na Grécia antiga, com Tales de Mileto, até os nossos dias. 


Nos próximos anos será de reaprender a filosofia dentro do contexto histórico atual.


No percurso desta longa caminhada da história da filosofia já surgiram grandes filósofos que transformaram o mundo, através do seu pensar filosófico. Todos de plena e intensa dedicação para manter viva a flama do saber que transcende todas as barreiras do tempo, adaptando-se a cada época da história humana. Criar escola, correntes de pensamentos filosóficos e discutir múltiplos conceitos da vida humana. 

O filósofo é este herói pensador que tem atribuições sábias para desbravar, garimpar novos seguidores desta ciência do saber para credenciá-los a pensar um mundo mais humanizado.


Principalmente onde se tem consciência, que não é fácil trabalhar a ciência do conhecimento. Essa situação ocorre também no meio acadêmico, quando o filósofo entra em choque para questionar outras ciências. Ocorre na sociedade onde impera mil e uma utilidades que são cultivadas entre os estudantes, mas deixam de lado a ciência da excelência do saber filosófico. Ela que faz de maneira colossal todos aprenderem a pensar e questionar de forma metódica a compreensão do mundo e do homem.



Hoje é dia de parabenizar a todos os filósofos do Brasil e do mundo.


Portanto, neste dia dedicado a todos os filósofos pensadores da realidade, a eterna gratidão aos mestres que nos ensinaram a amar e pensar a filosofia.

No dia do filósofo não é para entrar nas grandes discussões, teorias e correntes filosóficas, mas simplesmente homenageá-los, através deste "blog" analiseagora, cujo autor é também habilitado em filosofia; e eterno amante da sabedoria.

Desejamos os mais cordiais e sinceros anseios de muita firmeza, coragem para com todos os professores e pensadores da filosofia. Sejam os da base que ensinam os alunos a darem os primeiros passos, aqueles que introduzirem os aprendizados ao ensino médio a terem contato a esta nobre disciplina.

Todavia, todos os professores e doutores das faculdades e universidades do Brasil e do mundo. Muito sucesso para habilitar novos filósofos para serem os recentes mentores, da construção da sociedade e mundo mais humano e justo. 💚

Comentários

  1. O professor de filosofia recebe a altiva missão e simultaneamente árdua, para formar novos filósofos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.