Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A Jornada Mundial da Juventude construirá um mundo melhor.

Os jovens começaram a se reunir em jornadas mundiais desde os anos 1980.

 

A foto é da jornada mundial da juventude. O logotipo apresenta a o Cristo Redentor como sempre de braços abertos para acolher os jovens do Brasil e do mundo. A baixo está inscrito: Rio 2013 DE 23 À 28 DE JULHO DE 2013 IDE E FAZEI DISCIPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES! (Mt 28, 19)
A Jornada Mundial da Juventude, Rio de Janeiro de 2013. 


A Igreja Católica tem esta grande missão de cuidar bem da sua juventude e para isto sempre procurou promover eventos desta envergadura internacional e assim, envolver os jovens católicos para construir alternativas para uma sociedade melhor. No entanto, o convite é estendido a todos os adolescentes do mundo.

Para isto o papa João Paulo II pensou nesta feliz ideia de promover a cada período de três anos em países diferentes; a jornada mundial da juventude. Somente semeada em 1984 vem dando certo e fazendo história.

Contudo, os seus primeiros frutos brotaram em 1986, na sua primeira edição em Roma. Agora chegou ao Brasil e culminou com a visita do primeiro Papa latino-americano, o argentino e Pontífice, Francisco, o grande vizinho e atual chefe da Igreja Católica.

A sociedade mundial e algumas instituições como a igreja católica que tem abrangência numa grande parcela da população vulnerável aos perigos do mundo moderno, os jovens; zela por eles.

A missão da Igreja é construir novos valores aos jovens.
 

Contudo, a Igreja tem mais essa iniciativa louvável. A missão de valorização dos jovens e de se preocupar em construir um mundo mais humano, fraterno, solidário e voltado para Deus. Os Protagonistas dessas mudanças na Igreja, nas relações fraternais humanas e principalmente numa mudança de comportamento a qual deve ser direcionada à relação de fé em Deus. É um momento importantíssimo onde todos podem se encontrarem e organizar grandes debates em torno desses anseios e assim, poderem compartilhar o desejo de mudança. Muitos jovens, nestes encontros religiosos descobrem um novo caminho para uma vida transformada a partir do que é trabalhado entre os participantes através dos preletores. Geralmente, eles visam mostrar uma maneira diferente no modo de viver saudavelmente a partir dos ensinamentos de Cristo. Hoje realmente os jovens precisam, como nunca, destes momentos de reflexões coletivas, de palestras que falem a sua linguagem. No entanto, elas apontam novos caminhos de mudança pessoal e social, que venha refletir no coletivo para redescobrir diferentes valores que possam construir um verdadeiro sentido de vida para todos.

A sociedade é adversa, a vida dos adolescentes no mundo inteiro.

 

A realidade atual não é adversa aos jovens, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. Infelizmente é uma situação preocupante com presenças avassaladoras dos contra valores, cultivados por uma grande maioria de jovens. Não precisa ser sociólogo, filósofo, teólogo, historiador ou antropólogo, para perceber o momento crucial em que estão mergulhados milhões de jovens em todo o mundo. Muitos vivem moralmente, em uma vida degradante, sufocado na violência generalizada; uso de entorpecentes de todas as espécies, prostituição, consumismo acirrado, abandono da fé. São de fatos, os contravalores, os quais levam a destruição de si mesmo, da família e da sociedade, em geral. Agora é o momento sim, de repensar de redescobrir novos caminhos que busquem a criação ou de resgate dos verdadeiros valores sociais, morais e religiosos, os quais levem de fato a formação integral, dos jovens a serem pessoas voltadas a viverem em paz e repensando um mundo também melhor! No entanto, é necessário, criar valores tais como a honestidade, a moralidade, a solidariedade, e ao respeito familiar, simplicidade de uma vida voltada para Deus.

Para se obter uma vida saudável para os jovens, eles precisam ser bem orientados.

 

Apreciar a juventude de forma saudável isto significa que se deve abandonar definitivamente o jeito velho, destrutivo de viver e doentio de hoje. Entretanto, é necessário caminhar terminantemente para uma mudança radical de vida para um amanhã melhor; como exige o próprio Jesus em seus ensinamentos.

Não obstante, tudo isso precisará ser enfatizado pela igreja nesta jornada mundial da juventude de 2013, no Brasil. Segundo as orientações do Papa atual que não deve fugir do que impetra Cristo nos Evangelhos e o próprio Deus em toda a sagrada escritura, a Bíblia. Sendo assim, este encontro surtiu grandes efeitos na vida de todos os jovens e da sociedade, a curto, médio e longo prazo.

 

Os frutos desse encontro mundial brotarão nas comunidades dos participantes.

 

A nuvens de palavras fala sobre a jornada mundial da juventude no Rio de Janeiro de 2013.
A nuvens de palavras fala sobre a jornada mundial da juventude no RJ de 2013. 


Portanto, a jornada mundial da juventude que se realizará no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho 2013, certamente construirá grandes metas que irão transformar a vida de muitos jovens do mundo inteiro e consequentemente, numa sociedade mais humana. É fundamental ser solidário, e sempre buscar novos valores familiares, morais, sociais e religiosos que construirão uma sociedade melhor. Contudo, é necessário ser fundamentada na espiritualidade da fé em Deus e Jesus Cristo, como o único Salvador. Este pensar vem de acordo com o próprio tema central da jornada Mundial da Juventude “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (MT 28,19).

Os jovens querem um mundo melhor e para isto, que estão reunidos durante estes dias para as reflexões, confraternizações entre os povos juvenis. Todavia, assim, debatem a elaboração de uma pauta de trabalhos a serem colocada em prática nas comunidades de origem. Todos devem, daqui para frente, serem verdadeiros agentes e exemplos para outros jovens os seguirem para buscar este mundo humanizado, sob a luz da Sagrada Escritura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.