Pular para o conteúdo principal

Jornada mundial da Juventude construindo um mundo melhor.

Jorna mundial da juventude já tem sua história desde os anos 80.


JMJ pensando um mundo melhor

A Igreja Católica tem esta grande missão de cuidar bem da sua juventude e para isto sempre procurou promover eventos desta envergadura internacional envolvendo os jovens católicos, mas o convite é estendido a todos os jovens do mundo. Para isto o papa João Paulo II pensou nesta feliz ideia de promover a cada período de três anos em países diferentes; a jornada mundial da juventude. Semente semeada em 1984 vem dando certo e fazendo história. 

E que brotou seus primeiros frutos em 1986 na sua primeira edição em Roma.  Agora chega ao Brasil culminando com a visita do primeiro papa latino-americano, o Argentino Papa Francisco, o nosso grande vizinho e atual chefe da Igreja Católica.
A sociedade mundial e algumas instituições como a igreja católica que tem abrangência numa grande parcela da população vulnerável aos perigos do mundo moderno, os jovens.
Tem esta louvável inciativa de se preocuparem em construir um mundo melhor: mais humano, fraterno, solidário e voltado para Deus. Os Protagonistas destas mudanças na Igreja, nas relações fraternais humanas e principalmente uma mudança de comportamento que deve ser direcionada à relação de fé a Deus. É um momento importantíssimo onde todos podem se encontrarem e agenciar grandes debates em torno de seus anseios e compartilharem o desejo de mudança. Muitos nestes encontros religiosos descobrem um novo caminho para uma vida transformada a partir do que é trabalhado entre os participantes através dos preletores que visam mostrarem um novo modo viver a vida saudavelmente sobre os ensinamentos de Cristo.   Hoje realmente os jovens precisam como nunca, destes momentos de reflexão coletiva, de palestras que falem sua linguagem e que apontem novos caminhos de mudança pessoal que venha refletir no coletivo para redescobrir novos valores que possam construir um verdadeiro sentido de vida para todos.

A realidade atual não só do Brasil, mas do mundo inteiro é preocupante em termos de contra valores, cultivados por uma grande maioria de jovens. Não precisa ser sociólogo, filosofo teólogo, historiador ou antropólogo, para perceber o momento crucial em que estão mergulhados milhões de jovens em todo o mundo. Muitos vivem moralmente em uma vida degradante sufocado: na violência generalizada; uso de entorpecentes de todas as espécies, prostituição, consumismo acirrado, abando da fé, etc. São de fatos contra valores, que levam a destruição de si mesmo e da sociedade como todo. Agora é o momento sim de repensar de redescobrir novos caminhos que busquem a criação de ou resgate dos verdadeiros valores sociais, morais e religiosos que levem de fato a formação integral dos jovens a serem pessoas voltadas a viverem melhor e repensando um mundo também melhor. Dentro dos valores da honestidade, moralidade, solidariedade, o respeito familiar, simplicidade de uma vida voltada para Deus.

Curtir a juventude de forma saudável isto significa que se deve abandonar definitivamente o jeito de viver doentio de hoje e caminhar terminantemente para uma mudança radical de vida para um amanhã melhor; como exigi o Próprio Jesus em seus ensinamentos. E que devem ser enfatizados pela igreja nesta jornada mundial da juventude de 2013, no Brasil. Segundo as orientações do papa atual que não deve fugir do que impetra Cristo nos Evangelhos e o Próprio Deus em toda a sagrada escritura, a Bíblia. Sendo assim, este encontro surtirá grandes efeitos na vida de todos os jovens e da sociedade, a curto, médio e longo prazo.

Portanto, esta jornada mundial da juventude que se realizará no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho 2013, certamente construirá grandes metas que irão transformar a vida de muitos jovens do mundo inteiro e consequentemente: um mundo mais humano, solidário, e sempre buscando novos valores familiares, morais, sociais e religiosos que construirá uma sociedade melhor; fundamentada na espiritualidade da fé em Deus e Jesus Cristo como único salvador. Isto vem de acordo com o próprio tema central da jornada que é:"Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (MT 28,19) Os jovens querem um mundo melhor e por isto que estão reunidos durantes estes dias para as reflexões, confraternizações entre os povos juvenis, dos debates para construção de uma pauta de trabalhos a serem colocada em prática nas comunidades de origem.  Todos devem de aqui para frente ser verdadeiros agentes e exemplos para outros jovens os seguirem em busca deste mundo melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.

Você já rotulou alguém de burro?

Esta atitude é preconceituosa, machuca o sentimento de outrem, pare com isso.
Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.  Esta expressão preconceituosa já feriu e continua ferindo o sentimento de muita gente. Atualmente o preconceito vem sendo praticado de maneira escancarada, e com muito mais força, do que em outras épocas. A hostilidade entre as pessoas sempre existiu de forma velada no país, mas agora está passando dos limites nas redes sociais. Provavelmente em certos momentos da vida, alguém já o chamou de “burro”, na pura intenção de ofe…