Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

O homem está exposto às imprevisibilidades da existência.

O ser humano é condenado a reagir diante dos problemas.


A foto mostra o Rio ou Lago Guaíba transborda e invade Porto Alegre na maior cheia dos últimos 82 anos a ultima foi em 1941

O Rio  Lago Guaíba invade Porto Alegre. Créditos/Metsul Meteorologia. 



Neste mundo ninguém escapa da exposição da imprevisibilidade na história de sua vida. No momento que se pensa que está tudo bem e na maior tranquilidade, com a sensação de mais seguro possível, entretanto, num piscar de olhos tudo poderá se transformar em vários e grandes problemas.

No entanto, são situações diferentes e inimagináveis que podem ocorrer seja em casa, no trânsito, na escola, na universidade e no trabalho, ou até numa viagem de férias. Os episódios que acontecem de maneira assustadora as quais desmontam a sensação de conforto e da tranquilidade, no entanto, tudo é mudado num grande giro de 360°.


Os problemas, às vezes, aparecem de forma estranha e demolidora.

 

O que se tem de certeza é como tudo isso apareceu de forma inexplicável e enigmática. O tempo se encarrega de dissipar as mais cruéis situações, por mais difíceis que nos apareceram e entraram em nossas vidas, elas não duram para sempre.

A vida é repleta de múltiplas circunstâncias as quais ocorrem de maneira abrupta e as reações de todos são as mais diversas e impensáveis. Em alguns episódios aparecem o medo, o desespero a tal ponto que nasce a impotência diante do problema ou várias situações desoladoras, as quais podem levar ao fracasso de muitas pessoas.

Contudo. Muitas outras reagem corajosamente e ajudam os mais fragilizados, arriscam as vidas para salvar muitas outras. Nos casos de tempestades com enchentes, acidentes de trânsito, trabalho e outras atividades, sempre tem os heróis anônimos que salvam muitas pessoas dos perigos da morte.

No entanto, perante o inesperado, o imprevisível não é igual para todas as pessoas. Alguns são tão que fazem a frente de batalha para ajudar os mais fragilizados e sem esperança. Contudo, outros permanecem impactados na espera de ajuda uns dos outros para sair da situação de perigo.

Normalmente quem é atingido por uma catástrofe natural ou outras situações dentro dos modelos inesperados, se avolumam grandemente e se tornam impotentes inicialmente e depois reagem à situação do momento. No entanto, em circunstâncias desafiadoras, é mais complexa para se resolver porque o psicológico é afetado duramente, de maneira drástica, que geralmente terminam-se, sem reações diante dos eventos imprevistos da existência.

Contudo, aparecem outras pessoas de rico espírito solidário e imediatamente num ato altruísta ajudam a reerguer a cabeça dos desvalidos e os ajudar seguir a vida adiante.


O que fazer em situações adversas?


Infelizmente, ninguém pode dar uma resposta certa igual a alguma receita de bolo ou outra espécie de culinária. Tudo porque se todos pudéssemos oferecer um passo a passo, de como evitar as mais distintas circunstâncias existenciais e imprevisíveis e se assim o fosse, todos teriam uma fórmula certeira para evadir os mais diversos problemas inesperados.

Contudo, o que impulsiona a vida são exatamente os obstáculos que aparecem ao longo das jornadas de atividades e se possível procurar evitá-las se não é resta então, encontrar soluções em conjunto. 

No entanto, nem com os melhores treinos organizados e todas as parafernálias de precauções para evitar problemas futuros, alguns, até podem ser evitados, outros, minimizados. Entretanto, há algumas circunstâncias da vida que são aqueles obstáculos quais possíveis de serem eliminados. Exemplos: no processo de formação acadêmica surgem as dificuldades e muitas pessoas desistem.


É a perda do sucesso que acontece sob abalizadas maneiras, você pode ser milionário, mas não é feliz e não consegue comprar a felicidade. Nesta situação o homem tem tudo, entretanto, não tem nada! Contudo, todas as riquezas que possuem, nestas condições, não servem para absolutamente nada. Há aquele vácuo impreenchível o da paz, da simplicidade e da felicidade. As doenças conhecidas e incuráveis atualmente pela Ciência da medicina, as quais o dinheiro nenhum poderá reverter. Contudo, as enfermidades incuráveis e morte corpórea é certo são os piores obstáculos para o ser humano.


Tem situações que são possíveis de derrubar o homem.


Há obstáculos capazes de derrubar a todos. Exemplos: a morte de familiar, uma separação amorosa de muitos anos que pareciam inabaláveis. A falência da empresa a qual trabalhava e jamais se esperaria que ocorresse a falência e a perda do posto de trabalho e viesse a demissão em massa. Uma demissão do trabalho de forma abrupta e consequentemente, surge a baixa no padrão de vida, na sequência sua qualidade, a qual era antes de conforto e agora passa a ser desconfortável e espinhosa que poderá encerrar na miséria. Os eventos naturais de todas as espécies podem destruir em segundos o que levou décadas para serem construídos. Atualmente nos casos atuais, dos fenômenos dos ciclones extratropicais, causados pelo fenômeno El Nino, muitas famílias, no Estado do Rio Grande do Sul, perderam tudo porque os ventos e as águas violentas destruíram tudo.


Leia mais: A fúria do ciclone extratropical no Sul do Brasil.


Contudo, todas essas circunstâncias derrubam qualquer ser humano mortal! Alguns sabem se reerguer e outros em vez disso, caem na decadência sem volta. Nestes momentos de desesperos de todas as pessoas de uma comunidade é fundamental que haja a solidariedade dos amigos, anônimos e solidários para ajudar a superar as situações de perigo a vida. Os poderes públicos, através dos governos municipais, estadual e federal, devem ser unidos e sensíveis, para agir rápido, atender aos clamores da população arrasada. Todos de uma forma unida para ajudar a reconstruir as cidades devastadas e principalmente, dar apoio total a todos os atingidos por essas enchentes destruidoras.


As caídas na vida são imprevisíveis.

 

Portanto, as causas dos baques em diversos episódios nem sempre é previsível e as soluções são demoradas, mesmo que estejam ou não cientes das consequências, às quais um, dia inesperado, pode vir a chegar a todos de forma dura. As pessoas precisam se reerguer, para continuar a viver.

Todavia, no centro dos mais múltiplos episódios é necessário reagir, enfrentar as dificuldades com perseverança, com lutas e certamente muitas dores: tanto físicas, quanto psicológicas.


Leia mais: Homem é o único ser pensante.

 


Viver e aprender com os obstáculos da vida é fortalecer o corpo e a mente. Tudo isso de certa forma podem sim, se prevenir para evitar tais transtornos, mas aqueles que são inevitáveis deverão ser usados por todos para que venham a sair deles ainda melhores e fortalecidos. A realidade na qual todos vivem não é doce como o mel, mas é árdua.

Todavia, todos os seres humanos de certa forma estão sim, condenados a saber lidar com as adversidades existenciais e ainda que todos vivam na imprevisibilidade, ao acontecer é necessário (paciência) e calma para um novo recomeço. Reaprender a escrever uma nova página, com uma história de vencedor e nunca de perdedor. Assim, como ninguém tem a prerrogativa da imunidade contra os obstáculos da vida, a única coisa que resta é a reconstrução de uma nova história de superação e nunca de derrotas.


A missão é lutar até o fim, para superar as derrotas.

Todavia, o ser humano nasce e cresce neste mundo, num período indefinido para o seu fim, entretanto, o espaço de tempo, que resta serve para se construir uma história de sucesso e não de derrotas. Contudo, 78% que representa a maioria das pessoas, não têm as mesmas condições financeiras e oportunidades para realizar seus sonhos, projetos e planos. É lamentável, ao saber que muitos colegas da turma que iniciou o curso na universidade, não conseguiram concluir todos os estudos, outros permaneceram no sonho e uma grande maioria terminou na frustração. Apenas uma pequena minoria consegue a conclusão do seu curso disputado lá no vestibular.


Ainda que uma pequena parcela consiga se formar e se especializar num curso que inicialmente pensaria que seria um grande profissional, ainda alguns se frustraram. Nunca se transformaram num especialista de excelência almejado. Contudo, algo deu errado durante o processo de formação acadêmica e depois, não tem como resolver essa situação a não ser que mude de profissão, para assim, se realizar como perito no setor do conhecimento escolhido e principalmente como ser humano feliz. Sendo assim, para conquistar o sonho como ser humano feliz e realizado profissionalmente.


Nunca se pode desistir de lutar para vencer.

Há aqueles que desistem de tudo, não lutam para reverter a situação e não conseguem retirar os obstáculos que o impede de ser feliz. Portanto, de tudo o que foi dito acima, se conclui a tese de que não se pode deixar de lutar em meio às adversidades. É fácil? Não! No entanto, é necessário batalhar para vencer todos os tipos de empecilhos impossíveis para ser um grande vencedor e se realizar como pessoa capaz e feliz.

A tese da resistência diante das situações adversas existe sim, como motor propulsor e impulsionador das lutas. Isso significa, que todos os humanos são, sim, condenados a lutar para superar os obstáculos diversos, ainda que pareçam ser impossíveis, é necessário a persistência e nunca desistir de nada, enquanto houver fôlego de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.