Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

Há trabalho escravo no Brasil.


O trabalho escravo existe de maneira ilegal e velado aos olhos das autoridades.



Na imagem está inscrito: Trabalho escravo no Brasil.
Trabalho Escravo no Brasil.


Nestes últimos dias a imprensa noticiou vários casos de violência e, sobretudo em diversas regiões do Brasil, episódios de trabalho escravo. No entanto, deve as autoridades estejam atentas, às muitas situações limite nas quais alguns trabalhadores, continuem nestas repudiáveis e vergonhosas condições análogas e escravocrata, as quais permanecem ativas nestes rincões do país, em meio a tantas fiscalizações, dos ministérios da justiça, PF, MPF, ministério do e Trabalho. Todos esses órgãos são os principais responsáveis por fiscalizar, investigar e punir quem cometer esse tipo de crime. Eles desrespeitam antiga lei de 13 de maio de 1888. A famosa, lei áurea. Esta lei livrou o nosso país deste legado, contraproducente, que marcou tristemente a história do nosso povo.


Não obstante, infelizmente o que se averíguam é que essa prática continua ativa nos dias atuais. Em vários Estados da Federação do Brasil e em diversos setores, sendo os mais acentuados no meio agropecuário. Por ironia da história, onde tudo teve seu princípio. Neste setor, no período da colonização na expansão da agropecuária base da econômica no nosso país foi quando milhares de cidadãos do Continente africano, foi arrancada a força de seus familiares para serem barbaramente escravizados em solo brasileiro; nas grandes fazendas de café e cana-de-açúcar.


O Brasil precisa ser enérgico com o trabalho escravo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_%C3%81urea#/media/Ficheiro:Lei_%C3%81urea_(Golden_Law).tif
A foto mostra a Lei Áurea, arquivo da Wikipédia.



O que mais nos deixa escandalizados e atônitos, em pleno século XXI, é o fato de um país como o nosso, fazer gabolices diante dos órgãos internacionais como defensores dos direitos humanos. Contudo, não cumpre com seus deveres, para erradicar definitivamente este procedimento desumano. Com todo badalado, avanço tecnológico, a disposição das autoridades que poderiam sincronizar, com maior velocidade, conectar as denúncias de relações escravistas existentes, neste país gigantesco, compartilhando, as informações para uma rigorosa investigação e punição dos culpados, mas não sabemos por que motivo não o fazem. Contudo, com isso o trabalho escravo no Brasil permanece de maneira camuflada sem que as autoridades percebam e reprimam ao rigor da lei.


A necessidade de resgatar a identidade afro-brasileira.


O movimento da consciência negra é importante para os descendentes afro-brasileiros. Este episódio deixa um legado relevante deste panorama da história do Brasil. É o acontecimento importante da estruturação do movimento pela criação do 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra é a continuação do legado do Zumbi dos Palmares. Com certeza os negros redescobriram sua força dentro da sociedade brasileira. Muitas conquistas foram concretizadas a partir desta tomada pelo resgate desta consciência, porque os mais interessados foram à luta para garantir seus direitos como cidadãos que construíram a riqueza desta nação. Um exemplo prático são as cotas que são leis e garante direitos aos negros em todos os setores da nossa sociedade. Uma ação louvável para garantir a igualdade entre todos os cidadãos brasileiros.


Hoje há uma escravidão, sutil que precisa ser combatida com todo o rigor.


A foto mostra a carteira profissional digital do trabalhador brasileiro.
A carteira Profissional digital.

Portanto, atualmente as relações de trabalho mudaram e acompanharam as transformações do progresso fundamentado no sistema econômico capitalista, que faz uma escravidão fugaz, a todos os trabalhadores brasileiros, com seus direitos trabalhistas garantidos em lei. Todavia as relações entre patrão e empregado, não evoluíram a altura de se promover uma dignidade para o trabalhador. No sistema atual o labutador produz muito além do necessário para sua subsistência. No entanto, não é recompensado com um salário justo, que possa custear uma qualidade de vida melhor. Tudo isto porque, o lucro plus, das empresas não são divididos, com quem o produz, com a força de seu trabalho, o trabalhador.


O que mais nos envergonha como nação diante do mundo, é a razão de saber que existem trabalhadores sendo explorados por patrões, como escravos, sem as mínimas condições humanas, de trabalho e recebem simplesmente a alimentação caríssima para a sobrevivência.

Contudo, todos são  violentados em seus direitos, como qualquer outro cidadão que possua seu trabalhado com carteira assinada ou outros contratos legais de âmbito público, municipal, estadual e federal. 

Todavia, esse procedimento abominável tem que ser rapidamente banido pelas autoridades responsáveis desse setor trabalhista do país. Isso deve ser feito, de maneira urgente e energicamente com todos os meios legais existentes, para coibir esta ignomínia do Brasil.


Portanto, não é sem pretexto que o movimento negro, não dar muita importância a esta data de treze de maio, mas sim o dia vinte de novembro. Todavia, porque em 20 de 11 de 1695, o líder Zumbi, Rei dos quilombolas, foi covardemente assassinado pela tropa do bandeirante, Domingos Jorge Velho, no atual Município de União dos Palmares, Estado de Alagoas.


O Brasil precisa juntar forças para eliminar a chaga da escravidão que atormenta muitas pessoas sob todas as formas. Há focos de escravidão real e aquele tipo, disfarçada. Elas escravizam as pessoas através de preconceitos e outras formas subliminares. Contudo, estas não são notadas, entretanto, dói na alma de quem passa por situações repugnantes desses tipos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.