Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O mundo registra 2 milhões de mortos por covid-19.

O dia triste no mundo, mais de 2 milhões de pessoas morrem de coronavirus. O vírus da covid-19 visto a partir da lente do microscópio. Em 15 de janeiro de 2021 o mundo crava o marco triste de mortes por covid-19, são dois milhões de vidas perdidas para este vírus devastador e letal. Essa tragédia começou em 1/12/2019, a Província de Wuhan na China, e se espalhou rapidamente no mundo e gerou a pandemia que vem provocando esse drama humano, ainda sem data para o seu fim. Hoje o Planeta Terra marcou os tristes dígitos de 2.008.273 de pessoas vitimadas pela covid-19. São números assustadores e que não param de crescer diariamente no mundo. É muita dor, sofrimento, lembranças, ausências dos entes queridos que morreram, vítimas da fúria letal do Coronavirus ( SARS-CoV-2 ) em todo o Planeta Terra. A cada um em qualquer parte do Mundo o nosso lamento! Os dados tristes do Brasil já passam de mais 208 mil pessoas que perderam as suas vidas e poderá aumentar se nada for feito como por exemplo

Lei de acesso a informação

TODO OS CIDADÃOS TEM DIREITO AO ACESSO A INFORMAÇÃO É LEI.


imagem que mostra o cadiado quebrado dizendo que todos os brasileiros tem acesso a  informação.O país entra em uma nova fase de transparência das coisas públicas, com a aprovação desta nova lei (Lei nº.12527/11)       de acesso à informação, todos os cidadãos brasileiros simplesmente ganham em ter conhecimento à informação de todos os atos dos nossos governantes em todas as esferas administrativas do país. E todos os órgãos das administrações dos poderes, executivo, legislativo, judiciário, ministério publico, sociedade de economia mista, fundações e empresas públicas etc.
Todos os atos destes órgãos deixam de serem secretos e passam para a situação de transparência, vão ser abertas ao público, (que deseja) várias “caixas pretas” até então, intocáveis e guarnecidas pelo medo de irregularidades, é o momento superimportante para qualquer pessoa ter acesso a esses órgãos fechados a sete chaves.

Agora chegou o momento de cada um fazer a sua parte, temos uma lei que garante que tenhamos o direito de saber o que realmente é feito com o nosso dinheiro que pagamos ao governo através dos impostos que pagamos desde a compra de um pão, aos altos tributos que são arrecadados através, de todos os meios do fisco: municipal, estadual e federal. Estas arrecadações engordam os cofres do governo, que na maioria dos casos são destinados a outras coisas incomuns e não volta para o cidadão em forma de compensação para as demandas sociais.

Como sabemos muito dinheiro é desviado para alimentar a podridão dos atos corruptos de vários políticos, juntamente com pessoas sem caráter, que fazem manobras nojentas para levarem o dinheiro para a vala comum das grandes negociatas, que incrementam o enriquecimento ilícito, promovendo o empobrecimento coletivo de um povo trabalhador, honesto, desprovidos e ausentes das políticas públicas que venham resolver a situação das indigências em todas as áreas sociais.   Com esta lei podemos enfatizar que a mesma vem fortalecer a nossa democracia, estamos dando um passo mais firme, rumo a uns pais que goza de uma democracia madura, sólida, comprometida com os interesses do povo. Isto só é possível onde tudo se pratica democrática e principalmente fundamentada na transparência.

Portanto, aqui que está o grande mérito desta lei, a transparência. Nada daqui em diante nenhum órgão público poderá sonegar qualquer tipo informação ao cidadão, todos terão o dever de informar com cristalinidade qualquer pedido de esclarecimento que solicitado no prazo de vinte dias e pode ser prorrogado por mais dez. Encerrando esses prazos os órgãos serão obrigados a prestar ao cidadão uma relevante justificativa por deixar de prestar a informação.

Cidadão não deixe esta lei de acesso à informação inócua, como tantas que nós temos e não as usufruímos em prol dos nossos direitos. Esta ferramenta é formidável para ajudar no combate a corrupção nacional, não cair no esquecimento. Mas por favor, valorize, use com responsabilidade, contribuindo na construção de uma democracia plena em diafaneidade, com paz e justiça social.         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. O abc da mãe e seus significado s As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos. Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentaram a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe. Neste simples abc da mãe todos os filhos deveriam sempre observar as qualidade

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão burro comprava o preconceito entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade. Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina , artefato antiquíssimo composta sobre duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Um desenho simplório num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal. Este utensílio domestica há muitos anos foram usados no país inteiro até chegar às primeiras transmissões de energia elétrica nas capitais e aos poucos foram se disseminado para o restante do país.