Pular para o conteúdo principal

Postagens mais visitadas deste blog

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo composta sobre duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Um desenho simplório num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.
Este utensílio domestica há muitos anos foram usados no país inteiro até chegar às primeiras transmissões de energia elétrica nas capitais e aos poucos foram se disseminado para o restante do país. 

A fumaça que mata os fumantes.

A fumaça do cigarro possui mais de quartas mil substâncias venenosas que mata o fumante lentamente. 


A foto apresenta o  cachimbo de madeira de lei, também chamado pito, é um instrumento utilizado para se fumar, geralmente, tabaco.
Do cachimbo sai a fumaça venenosa que mata os fumantes.
Todos os anos são realizados campanhas pelo fim ou para alertar sobre os males do tabagismo, todo o dia 31 de maio, "dia mundial sem tabaco”. Analisando a priori, essa campanha de um dia parece ser inócua, diante do grande avanço de usuários de tabaco em todo o planeta, com resultados fulminantes para suas vidas. Campanha como esta para tentar coibir um problema crônico deveria ser  ostensiva, permanente, não simplesmente de um dia, mas todos os dias do ano, com ênfase sobre esta realidade social, que está chegando a um nível de pandemônio.Parece gerar um grande desanimo com o mínimo de recuo no uso fumo, frente a uma proporcionalidade crescente dentro  da população mundial.

Cada ano é divulgado, dados assustosos de óbitos, tanto no Brasil, quanto em relação ao mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)20% da população mundial são fumantes, em números chega aos dígitos, de 1,1 bilhões de dependentes. São feitas projeções macabras para o século XXI, no ritmo pessimista, contaremos um número aterrorizante de que giram em torno de um bilhão de mortos entre fumantes ativos e passivos. Segundo a (OMS) são 6 milhões de pessoas que morem envenenadas pelas as substancias do cigarro. O nosso país entra neste bolo catastrófico, assumindo, uma fatia, fúnebre de 18,8% da população, sendo a maioria homens com percentual de 27,7% e mulheres com a corta de 16%%, pessoas dependentes desta maléfica fumaça que mata, mas que em alguns casos podem ser revertidos. Infelizmente são dados preocupantes, que exige dos nossos governantes, políticas públicas incisivas, que visa a erradicar, dentro de um processo gradual de conscientização dos malefícios, que trazem para o ser humano, às vezes desprovido de orientações e assistência sérias.
Hoje imprensa brasileira destaca dados inquietantes.  “Em 2011 o país gastou 21 bilhões com pacientes com todos os tipos de doenças provocadas pelo fumo. As despesas foram 30% do orçamento do Ministério da Saúde, 3,5% superiores o que a Receita Federal arrecadou do imposto dos derivados do tabagismo” (fonte: ACT). É simplesmente uma vergonha nacional, esta planta tem que ser extinta do mundo.

Cada vez mais se descobre novas doenças provocadas pelo tabaco. Há informação da composição química do cigarro, que já passam de 4.7 mil substâncias, todas elas com alto poder ativo de desenvolver câncer em todo o organismo. Alguma substância deixa o cigarro mais atraente, até com sabores, porém, mais e mais fatal ao frágil sistema imunológico dos fumantes. Para os dependentes do tabaco segue alguns números que provocam medo em verificar

+ A produção do fumo responde por 5% do total de florestas desmatadas nos países em desenvolvimento

 +  Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é queimada

+ Pontas de cigarro correspondem a até 50% de todo o lixo coletado em ruas e rodovias

+  48% dos familiares dos agricultores de lavouras de fumo sofrem de problemas de saúde associados ao uso de substâncias químicas, como dores de cabeça persistentes e vômitos

 + 25% de todos os incêndios são provocados por pontas de cigarros acesas, tanto domésticas quanto em matas e florestas

+  Fumantes passivos têm risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão, 30% mais chance de sofrerem doenças cardíacas e 25% a 35% mais riscos de terem doenças coronarianas agudas" (fonte: inca)

Outros dados horrorosos do cigarro:

+  Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?

+  Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?


+  Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças? (Fonte: Ministério da Saúde)

Diante deste quadro tenebroso, ainda o fumante possui tempo para mudar esta realidade decadente, para quem está enquadrado nesta situação de perigo. 



A foto apresenta o  cachimbo de madeira de lei, também chamado pito, é um instrumento utilizado para se fumar, geralmente, tabaco.
A maquina de fazer fumaça mortífera.
Talvez ninguém ou poucos se lembre,quando,por motivo, qual circunstancia, ou a influencia de quem de: um amigo, um ator, atriz, cantor, cantora, uma desilusão amorosa, perca de um ente querido, um negócio, um emprego, curiosidade o levou a experimentar, o primeiro cigarro. Às vezes é mais fácil lembrar-se de um fato que a fez tomar uma decisão sensata: de parar definitivamente de fumar. Absolutamente esta é a data ou fato impactante, que marcará a vida para frente, porque o fez sair do caminho perigoso e o recolocou em uma trilhar segura rumo a uma vida feliz. Portanto,nunca procure solucionar um problema com outro.Fumar para esquecer,resolver uma situação, isto é insensatez, fumar é perigoso terão conseqüências irreversíveis, há outros meios eficazes para sanar qualquer ocorrência, menos o lesivo cigarro. 

Comentários