Segundo os pescadores do Peru, esse fenômeno foi notado por volta de 1800. O El Niño, menino rebelde do Mar. É notável que as primeiras anotações que indicam o surgimento do fenômeno climático El Niño datam de 223 anos. Os pescadores peruanos registraram a variação da temperatura do pacífico, o que resultou na diminuição das pescarias durante a estação aquecida e na abundância de peixes no período de resfriamento das águas da costa do Peru. O nome “El Niño” tem origem em 1800, quando pescadores na costa do Pacífico da América do Sul perceberam que uma corrente oceânica quente surgia a cada ano, intercaladamente. Neste período de aquecimento, os peixes eram raros na região, o que interferiu negativamente no abastecimento de alimentos pesqueiros do Oceano Pacífico. A pesca é uma atividade vital para a sobrevivência das comunidades costeiras peruanas. A elevação da temperatura média no litoral estava relacionada ao período natalino. Os pescadores peruanos referiram-se ao nascimento do M
Granizo são pedras de gelo causadoras de grandes prejuízos para a agricultura e a população.
![]() |
Muito granizo na região do Vale dos Sinos. |
Nestes últimos dias então ele tem se divertido enquanto que a população tem sofrido com sua selvageria. O menino abusado tem deixado telhados de casas semelhantes à de uma peneira. As pessoas tem se protegido ao máximo de sua tamanha revolta e mesmo assim não escapam de sua artilharia certeira. Muitos lares após uma tempestade de granizo não dar para aproveitar absolutamente nada. Os proprietários são obrigados a substituírem todo o telhado, pois o antigo não serve mais ficou todo furado. São milhares de casas que moleque em fase de pré-adolescência atinge em uma única vez. Ele não se contenta simplesmente em destruir as casas. Ele parte para outros setores frágeis como a agricultura. Nestes locais o El ninõ abusa de seu império e devasta tudo o que os agricultores plantam. Causa terríveis prejuízos para todos os agricultores. Consequentemente o preço da alimentação provinda da agricultura como os hortifrutigranjeiros, encarece nos supermercados, mercearias, fruteiras e feiras. O aborrecido e impetuoso guri que veio dos oceanos arrasou tudo com pedras de gelo por passou fazendo suas estripulias meteorológicas.
Neste ritmo o menino mimado permanece aqui no continente fazendo suas arruças e se divertindo, mas fazendo a população passar por grande estado de medo e estresse. Geralmente as pessoas vivem em constantes dramas quando são alertadas através dos institutos de meteorologia, que vem se aproximando uma ou várias tempestade severas acompanhadas de granizo.
Mas afinal o que é mesmo ganizo? Segundo as meteorologistas o granizo é um tipo de evento meteorológico severo, uma espécie de chuva em formato de pedras de gelo. Este fenômeno é conhecido popularmente como chuva de granizo ou também saraiva. Geralmente estas pedras de gelo que caem irregularmente sobre a Terra variam de tamanho de acordo com a severidade das tempestades. Normalmente estas pedras medem entre 5 a 200 milímetros de diâmetros. As nuvens do tipo cúmulos-nimbos; são as responsáveis pela formação deste tipo de chuva muito danosa ao homem e suas atividades na agricultura. As pedras de gelos que na verdade é água em estado sólido causam grandes prejuízos por caem em altíssima velocidade com uma força brutal arrasando tudo que estiver ao seu alcance.
![]() |
Pedras grandes de granizo são destruidoras. |
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.