Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

As polêmicas do ENEM 2015.

A redação trouxe a realidade da mulher brasileira.

  • A. imagem diz ENEM :Exame Nacional do Ensino Medio.
    ENEM.

Todos os anos o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) faz provocar polêmicas, este ano não foi diferente. 
A discussão recaiu sobre o tema da redação. É sinal que o tópico em debate foi bem pensando para ser escolhido para promover o debate. 

Ele é atual e não fogem do contexto real de uma situação social preocupante as brasileiras. O assunto violência contra a mulher brasileira não é ficção é real mesmo.    O mais grave é que a violência contra a mulher é um fato tenaz, triste, lastimável e inaceitável, e por isso mesmo, não poderia ser diferente, é natural que se gerasse este debate entre os estudantes que prestaram as provas do Enem de 2015. 
Não é de incomodar-se com esta discussão, por quer infelizmente, vivemos num país onde a violência contra a mulher está longe de ser extinta.  É um comportamento maldoso vivido diariamente nos lares, rua, trabalho e na sociedade em geral por muitas mulheres brasileiras.
Contudo, avalio como bastante positiva a proposta do tema de redação do ENEM deste ano. A abordagem “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.  Sem dúvidas foi aberto um gigantesco e precioso auditório, que coubesse mais de sete milhões de estudantes que foram convidados a conjecturar e a escrever sobre este tema que está em conformidade com o alto índice de violência, uma péssima realidade nacional, que tem como vítima a mulher. Certamente todos que compareceram à sala de debate, pensaram e escreveram sobre o tema sobe prisma diferente. Entretanto, todos saíram do espaço de reflexão com outra visão diferente, isto é contrária a qualquer espécie de violência a mulher. A mulher é esta guerreira do cotidiano, trabalha para construir sua liberdade financeira e ajudar a proteger os seus. Porém, ela precisa ser sobretudo respeitada e amada mulheres por todos.
As contradições nas políticas públicas de proteções as mulheres.
Interessante é perceber algumas contradições do ponto de vista político.  Certamente alguns estudantes puderam mencionar e se posicionar no seu texto algumas crítica sobre as políticas públicas que as protegem a mulher.
Pense bem! O mesmo governo federal que propôs esse mote suprimiu a secretaria nacional de políticas para a mulher. Enquanto isso no Brasil, desde a década de 80, mais de 92 mil mulheres foram assassinadas, sendo que 43,7 mil só na última década. A lei Maria da Penha necessita de investimentos concretos para garantir o acolhimento às vítimas da violência. Observe que os 5.365 municípios brasileiros, tão-somente 395 dos municípios possuem delegacia especializada para este tipo especifico de atendimento à mulher, vítima da violência do machismo.
Também o Congresso Nacional que está amargando a mais retrógrada legislatura recente, da história do Brasil, sob o comando do atual presidente Eduardo Cunha e das bancadas reacionárias aprovou mais um ataque aos direitos da mulher através da lei 5.069/13, que modifica a Lei de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Lei 12.845/13). Este projeto de lei coloca em risco o exercício de direitos e deveres importantes em nossa sociedade e discrimina as mulheres.
O tema da redação é atual e fácil de regir.
Portanto, a proposta do tema da redação para a prova do ENEM de 2015 é atualíssima por quer gerou grande repercussão no meio acadêmico e setores da sociedade. Trouxe um grande alerta para as mulheres e mais uma vez veio a reforçar a necessidade deste debate não cair no esquecimento, mas continuar caloroso daqui para frente, nas ONGs, escolas, sindicatos, e instituições organizadas protetoras da mulher em nossa sociedade. 
Além disso, surge a necessidade urgente da organização da luta das mulheres pela ampliação dos seus direitos contra a violência e o machismo. Este debate simplesmente começou! Agora a responsabilidade da continuação é de todos. Em meio aos protestos prós e contra o Enem de 2015 já cumpriu sua missão de chamar a classe pensante os estudantes brasileiros, a não se omitirem, mas emitirem sua posição em defesa da mulher e repudiar veemente quais quer tipo de violência à mulher.
Como diz a própria Maria da Penha: “Num futuro próximo, os estudantes que fizeram o ENEM vão ser os profissionais que vão atender os casos previstos na lei Maria da Penha”.

Este futuro já começou e com toda a vigor da juventude estudantil, sedenta por justiça e paz. Paz sobre todos os aspectos entre homens e mulheres construindo um Brasil mais humano, justo.  E que possa no decorrer do tempo eliminar esta mentalidade machista de alguns homens. Estes são meros covardes, aproveitadores da sensibilidade e ternura da mulher, para machucar ou vitimar de maneira cruel. Esta realidade doentia e violenta está na hora de terminar em nosso país.  Deixar a mulher viver em paz e com direitos e deveres iguais a qualquer cidadão brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.