Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

As operações contra a corrupção no Brasil.

Os corruptos e corruptores sem nenhum escrúpulo, nos roubam.

A imagem retangular de fundo preto e caracteres em vermelho diz: operação zelotes o falso zelo com as coisas públicas.
Operação zelotes, o falso zelo com as coisas públicas.


Os escândalos  das grades corrupções  brasileiras recebem  nomes engraçados, mas são trágicos. Porque os corruptos e corruptores roubam nossos impostos.

O mais novo escândalo de corrupção brasileira tem um nome de uma seita antiga e exerceria função do zelo pelas coisas sérias. Entretanto, fazia um falso zelo. 

Pense bem! Alguns funcionários da Receita Federal,  que deveria zelar seriamente pela a arrecadação dos tributos dos contribuintes não fizeram. Eles formaram uma quadrilha dentro do próprio órgão arrecadador federal, demonstra esse falso zelo em relação ao fisco. Influenciava na anulação dos processos ou abatimento das multas das empresas que deviam ao fisco. 

O plano era pensado e operava no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), departamento da Receita Federal, onde contribuintes podem contestar administrativamente, ou seja, sem passar pela Justiça, algumas tributações aplicadas pela Receita. 

Estes maus funcionários ajudaram as grandes empresas conhecidas e poderosas como bancos, comunicação, empreiteiras etc. a sonegarem impostos na ordem de R$ 19 bilhões de reais. Essa atuação foi batizada de Operação Zelotes, que significa falso cuidado ou cuidado fingido, hipócrita, dissimulado, mentiroso etc.

Quem faz as operações contra a corrupção.

Os órgãos oficiais que fazem as operações e investigações contra a corrupção no Brasil, como a polícia e receita federal e outros órgãos oficiais, nomeiam as intervenções para investigar a corrupção no Brasil de maneira engraçadas e trágicas.

Engraçadas por quer eles buscam nomes históricos, objetos e personagens e cada tem seu sentindo, e o peso em valores da corrupção a ser investigada. É trágico por quer cada operação dessas soubemos onde foram parar o dinheiro dos nossos pesados tributos e geralmente não voltam mais para os cofres públicos.

Consequentemente falta dinheiro para pagar um salário digno aos professores, policiais, médicos, e todos os outros profissionais que prestam trabalhos púbicos a sociedade. E um salário-mínimo nacional descente para todos os contribuintes e trabalhadores brasileiros. Falta dinheiro para: educação, saúde, segurança, transportes, habitação, medicamentos etc.

Além disso, cada escândalo de corrupção mancha a imagem do nosso país diante do mundo, perdendo credibilidade perante os investidores. Por outro lado, essas operações são fundamentais para limpar o nosso país dessa maldição da corrupção que está enraizada em todos os setores das administrações públicas e particulares. Esse novo escândalo de corrupção de peso pesado é o da operação, “zelotes”.   

A forma de agir e o montante da corrupção recebeu essa denominação de “zelotes”.  Comparando os valores desviados com outras corrupções já em ritmo de investigação atual, por exemplo, a operação lava jato se transforma em uma mixaria, um troco. Como se diz nos ditos populares a operação lava jato “é café pequeno”. Mas, lesam todos os cidadãos brasileiros e por isso, deve ser investigados e punidos todos os responsáveis e punir severamente como manda a lei.

As maiores corrupções no Brasil.

 

Na guerra ao combate à corrupção brasileira a Polícia Federal tem encontrado algumas denominações que são verdadeiras combinações dos nomes, formas de atuação das quadrilhas, audácia dos corruptos e corruptores e valores da corrupção. Vejamos a lista dos maiores escândalos de corrupção política brasileira.  Aquelas que a população jamais esquecerá.

Podemos pesquisar e perceber que esse termo zelote é bem conhecido na história. Os zelotes faziam parte de uma seita da antiguidade. Exercia um forte poder político ao chegarem aos extremos de incitar o povo à revolução contra os imperadores do Império Romano. Eles demonstravam ser zelosos na teoria, mas na prática estava aquém de suas exigências para com o povo da época.

 

A origem do termo zelotes.

O termo zelotes  (do grego antigo ζηλωτής, transl. zelotes, "imitador", "admirador zeloso" ou "seguidor"), em hebraico קנאי, kanai (frequentemente usado na forma plural, קנאים, kana'im) significa literalmente alguém que zela pelo nome de Deus. Apesar de a palavra designar em nossos dias alguém com excesso de entusiasmo, a sua origem prende-se ao movimento político judaico do século I que procurava incitar o povo da Judeia a rebelar-se contra o Império Romano e expulsar os romanos pela força das armas, que conduziu à primeira guerra judaico-romana (66-70). (fonte: Wikipédia)

No dicionário Bíblico tem esta explicação quem eram os zelotes.
 

 Zelote é o nome dado a Simão, um dos apóstolos (MT 10.4 – Mc 3.18): essa palavra é o equivalente aramaico do termo grego ‘Zelotes’(L.c. 6.15 e At 1.13), que em algumas versões se acha traduzido por ‘zelador’. Este nome lhe foi dado, ou porque ele era membro da seita judaica dos zeladores, os extremistas no repúdio da dominação romana, ou porque ele manifestava ardente zelo na obra da evangelização. Em At 22.3 e Gal. 1.14, onde se emprega a mesma palavra ‘Zelotes’. (fonte: dicionário bíblico.).

 

No termo zelotes o sentido dominante é o zelo, para tudo o que é público.

 

Podem notar que nas duas explicações o termo predominante é o zelo. É mais provável que seria uma seita radical de cunho político que tinham como filosofia o zelo, mas um zelo falso. Provavelmente, inspirou a Polícia Federal dar esse nome esta operação que visa investigar tanto os corruptos quanto aos corruptores que praticavam o zelo falso ao fisco brasileiro.    Essa quadrilha que corrompia a Receita Federal estava bem longe do zelo pelos tributos que deveriam cobrar das empresas, mas ajudaram nesse processo nojento de sonegação das grandes fortunas para não cobrarem absolutamente nada.

Portanto, é mais um mega escândalo de corrupção no Brasil que levaram essa quantia bilionária dos cofres públicos tanto as empresas que corrompiam e os corruptos que consumava o ato da corrupção devem ser punidos ao rigor da lei e fazer devolver para os cofres públicos a quantia roubada corrigida monetariamente. 

Esse dinheiro sonegado vai fazer muita falta para todos os cidadãos que necessitam de serem atendidos pelo governo nas coisas sociais básicas para se tiver qualidade de vida. Essa e todos os tipos de corrupção devem ser expurgados do nosso país para que haja equidade e justiça social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.