Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra se confunde com o atual contexto político do país e do mundo.  A capa do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel. É indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel em sua obra-prima teórica O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época, o mundo enfrentava turbulências ideológicas e era necessário um indivíduo com pulso firme. O Príncipe, com sabedoria, conduziu essas inquietações e aplicou uma nova estratégia estratégica de atuação diante dos fatos. Neste contexto semelhante ao atual, este livro é publicado com o receio de se adequar ou não às teorias apresentadas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. O príncipe deve ser flexível, plástico e flexível para se adaptar às diversas situações, sendo semelhante a um camaleão.  Para assegurar o bem-estar de todos, o príncipe deve trocar de pensamentos e de atitudes, assim como de má

A reforma política é compromisso para com a nação.

Os interesses dos políticos abortam, a reforma política no país.

A imagem mostra figuras geométricas uma bola sobre o dado que representa o jogo politico na questão da reforma politica do Brasil.
A reforma Politica no Brasil.

A reforma política brasileira é o legitimo “calcanhar de Aquiles”, isto é ,os interesses dos políticos,  a ser vencido durante esta nova legislatura do Congresso Nacional. Um tema amplo, forte de extrema importância para a sociedade. Entretanto vem se transformando ao longo dos anos num dos mais vulneráveis projetos de lei perante os jogos de interesses dos próprios políticos. Propositadamente travam constantemente seu andamento e assim já se passaram doze anos sem avanços relevantes. Os interesses dos políticos sobrepõem aos da nação. Continuamente quando se pensa em reformas imediatamente vem à mente das pessoas simplesmente a reforma eleitoral. Logo aparece os temas como financiamento de campanha, o intervalo das eleições municipais e gerais, o tipo de voto, fim do voto obrigatório, coligações etc. Entretanto, este tema é muito mais amplo, a maioria nem faz ideia da tamanha complexidade da abrangência para a vida de todos os cidadãos.

A importância da consciência política dos cidadãos.


Não esquecer a importância da política na vida de todos os cidadãos, tudo é efeito da ação política em todos os entes federados, isto é,  municípios, estados e país.  Contudo é imprescindível a mudança de mentalidade dos habitantes da cidade em relação à política.

Quando a maioria participar ativamente de todo o processo eleitoral gera-se uma grande muralha contra a corrupção, contra os maus políticos. Não adianta simplesmente eleger um candidato e depois esquecer de cobrar dele idoneidade. Nesta reforma tem que haver um canal de participação direta entre o eleitor e quem ele o escolheu para ser seu representante.

Hoje existe um distanciamento infinito, entre o eleitor e seu representante eleito.  Não há aproximação entre ambas as partes. Um absurdo, mas a maioria dos eleitores, nem se lembra em que votou para ser o seu porta voz no parlamento estadual e federal ou câmara  dos deputados. O candidato somente bate à porta do eleitor em época de campanha, essa e tantas outras situações devem ser vista nesta reforma que está patinando a anos e não sai do lugar.

Muitos legisladores se elegeram com a bandeira da reforma política.


A grande maioria dos deputados e senadores foram   eleitos empunhando essa bandeira de fazer desatar este novelo da reforma política. Repleto de inúmeros interesses obscuros, emperrando o andamento dos trabalhos legislativos visando o bem comum da nação. O resultado está aí todos são levados a engavetar há mais de doze anos todas as propostas de reformas. Esta situação ridícula vem ocorrendo desde quando chegou a primeira proposta de reforma. Até o momento tantas outras entraram na Câmara Federal, mas    estão servindo de alimento para fungos, bactérias e ácaros nos arquivos da casa do povo. Enquanto isso a nação permanece sem nada”. Entra governo e sai governo e as propostas para uma ampla reforma permanece mofando nas gavetas dos legisladores que estão mais concentrados em zelar pelos seus próprios interesses do que dos interesses da nação.

A reforma política é fundamental para limpar tudo o que estiver de errado, como os vícios democráticos, os interesses escusos, que atrapalham e prejudica a transparecia na política nacional. É a própria falta de regras claras que embaraça o bom andamento da política nacional. Somente assim é que as maracutaias, as tramoias, poderão ser suprimidas da vida política nacional. Não é novidade, mas sempre é bom ressaltar que maldição da corrupção; está infiltrada em todos os bastidores das administrações públicas onde existe a participação dos políticos. Isso em todas as esferas governamentais. Desde as câmaras de vereadores, assembleia legislativas estaduais, passando pela câmara e Senado federal, atingindo os mais altos escalões dos governos municipais, estaduais e federais. Veja o vídeo explicativo do professor de direito Sergio Borja da Universidade Federal do RS-UFRGS.

                                        


Todos os brasileiros clamam por reforma política.

                      

Portanto, a nação brasileira clama por uma reforma ampla que venha moralizar a política nacional. Não vai ser fácil, pois é do conhecimento da população a existência de muitos jogos de interesses tentando imperar e enfraquecer esta atividade importante para o país. Além disso, essa atual legislatura tem um sério e grande compromisso com o povo que os escolheu para essa e tantas outras missões, durante esses quatro anos.  São mais de uma década de um tortuoso e íngreme   caminho percorrido. Falta daqui para frente os legisladores completarem essa longa maratona dessa tão almejada reforma política.  Aperfeiçoar os projetos de reformas a serem trabalhados por todos os políticos que representam o povo. Eles têm o dever e a obrigação de concluir esta reforma de maneira ampla para que as próximas eleições sejam livres e sérias.  Criar mecanismos legais para precatar-se de qualquer tentativa de corrupção. Leis que punam severamente os corruptos e os corruptores em todas as esferas das administrações públicas regida pelos políticos que zelam a política nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.