A Complexa Teia Entre o Café, o Clima e a Sobrevivência Humana Lindo pé de café Arabico cheio de grãos verdes e maduros para fazer história com aromas/ Créditos/ Pinterest. Um grão de café, aparentemente insignificante, pode conter em si a história de um planeta. Do aroma que desperta milhões ao sabor que une culturas, o café é um símbolo da nossa interconexão global. Mas, por trás da xícara fumegante, esconde-se um alerta sombrio: a fragilidade da nossa existência. Este artigo convida você a uma jornada reflexiva, onde exploraremos como a jornada do café se entrelaça com os desafios cruciais que moldaram o destino da humanidade Nossa conversa começou com um grão de café, símbolo de um produto globalizado , e nos levou a uma jornada complexa através da história, da ciência e da geopolítica. Exploramos como a bebida que energiza milhões de pessoas está intrinsecamente ligada aos desafios que moldaram o futuro da humanidade. Do Éden Etíope à Ameaça Global: A história do café, desde ...
Marco civil da internet, vai gerar direitos e deveres, para os internautas brasileiros, que navegarem na sociedade virtual; da era digital.
![]() |
A imagem diz: marco civil da internet do Brasil. |
A convivência em sociedade seja ela física ou virtual necessariamente precisam de normas para manter uma politica de relacionamento profícuo entre os participantes de ambos os modelos sociais. Onde habitam os humanos não importa as modalidades sociais os conflitos surgem de maneira crescente e para moderar como se conviver passar a existir à necessidade das leis para direcionar um caminho correto e justo para todos.
O Brasil começou a regulamentar esta convivência virtual da era digital aprovando a constituição da internet brasileira promovendo um norte e belo exemplo a ser seguido por todos os países de acordo as próprias realidades locais. O projeto de lei 2126/11 cria este marco civil da internet garantindo aos brasileiros: neutralidade na web, liberdade de expressão e privacidade e outros direitos e deveres.
Hoje praticamente as pessoas participam de dois modelos de sociedade uma física e outra virtual. A sociedade física já existe a milhares de anos com suas regras constitucionais bem definidas para cada nação viverem harmonicamente. Ainda assim quantos conflitos e desavenças sociais existem entre as pessoas. Mesmo sobre as orientações dos códigos de leis, órgãos legais para dirimir, as inúmeras questões sociais e particulares entre os humanos que vivem em sociedades organizadas em seus poderes e princípios democráticos de direitos. Tudo visando uma convivência pacifica entre todos.
Toda sociedade precisa de uma constituição para regulamentar a convivência em sociedade e assim também é a internet.
![]() |
A imagem mostra barra de pesquisa que indica que o site/blog é seguro. |
Na sociedade digital, muitos entes persistem na covardia e se mantem no anonimato a serviço do mal. Estes continuam gerando grandes conflitos e são perigosos, fazem ameaças aos participantes das redes sociais. São criminosos que se escondem atrás de uma tela. Eles somam mais um ingrediente perigoso, se apresentando nas redes sociais com perfis falsos. Sendo assim se sentem a vontade para cometer todos os tipos crimes cibernéticos imagináveis.
É necessário normas sérias para regulamentar a vida na internet, mas precisam serem respeitadas na prática.
![]() |
A constituição da internet brasileira. |
Neste sentido o Brasil deu este primeiro passo criando o marco civil regulador da internet que definem direitos e deveres para todos que fazem parte da internet: usuários, empresas e governo, que deve ser aperfeiçoado no decorrer do tempo e sua adequação as mudanças desta sociedade virtual da era digital. Porém, não vamos ser ingênuos este marco civil da internet, não terminará com os velhos problemas virtuais, mas poderá inibir a evolução deles, não na mesma velocidade da internet, mas no seu ritmo e adequação da lei entre os internautas. Quem sabe logo, a ONU tomem a iniciativa e poderá pensar em fazer uma conferencia internacional, para criar normas internacionais para o bom convívio desta nova sociedade virtual da nossa era digital?
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.