Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Rio dos sinos o quarto mais poluído do Brasil.

http://www.analiseagora.com/
A imagem diz que a qualidade de vida começa na água potável.
Nesta matéria quero analisar apenas o caso do rio dos sinos o quarto mais poluído do país. A matéria ficaria muito extensa se fossem avaliar todos os casos de todos os dez rios mais poluídos brasileiros. O rio dos sinos, o conheço bem, e sou mais um habitante vítima, a tomar esta água podre, cara e imprópria para o consumo humano. Então como moro nesta região fica mais fácil de estudar este rio que existiam vigorosas vidas, mas hoje está agonizando. O processo de destruição do Rio dos Sinos não difere muito dos demais rios brasileiros. O que se percebe visivelmente sem muito conhecimento cientifico, são os mesmos comportamentos como as populações promovem para levarem a contaminação e destruição deste rio. São os mesmos métodos predadores utilizados para contaminarem os demais rios brasileiros.

O crescimento econômico desenfreado, o lucro astronômico a qualquer preço e inconsequentes para a sociedade, a falta de saneamento básico em todas as cidades banhadas pelo Rio dos Sinos. Grandes loteamentos habitacionais irregulares. Indústrias que despejam seus dejetos químicos sem tratamento direto no rio e tantas outras coisas que se constroem sem fiscalização dos órgãos ambientais e muitos com consentimentos via propinas. Preste atenção nos últimos grandes escândalos ambientais denunciados pela imprensa nesta região.

Uma população sem educação e conscientização ambiental, jogam muitas coisas diretamente no rio em vez de colocarem no lixo e em locais adequados. Arremessam no rio todas as espécies de lixo, como sacolas plásticas, móveis, pneus, carros velhos e tudo que se possa imaginar podem ser encontrados no leito do rio.

A falta de educação ambiental nas escolas e para a comunidade em geral, a falta um programa de conscientização voltado para educação e transformar a mentalidade que muitos têm de jogar lixo em qualquer parte dos afluentes do Rio dos Sinos. Falta alguém orientar a estas pessoas e dizer que o lixo de qualquer natureza deve ser jogado no lixo e não no rio. As administrações municipais têm o dever de criar um amplo programa de coleta seletiva e reciclagem do lixo. Dinheiro existe para este trabalho de conscientização falta vontade política.
Todo este progresso desordenado e sem sustentabilidade ambiental, vem transformando o comportamento da população moradas das margens da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos, a fazerem as coisas erradas. Como consequências a conviverem no sofrimento como as enchentes e outras imagináveis daqui para frente. Hoje o rio dos sinos está muitíssimo poluído recebendo uma classificação desesperadora de quarto lugar no Brasil. O mais grave de tudo isso é a questão da qualidade de vida, para mais de 1,3 milhão de habitantes de 37 municípios numa extensão de 197 quilômetros, que dependem exclusivamente desta água podre para viver. Uma situação seríssima que exige um longo trabalho de conscientização dos órgãos governamentais a população.

Mortandade de peixes no Rio dos Sinos - 2006.



Além disso, a bacia hidrográfica do rio dos sinos necessita urgentemente de pesados investimentos do governo de todas as esferas municipais, estaduais e federais para reverter esta situação em curto prazo. Recursos existem, não existe é seriedade e vontade política para solucionar este problema vexatório para o povo gaúcho e brasileiro. São dispensáveis os programas demagógicos e eleitoreiros, pois a situação é mais séria do que muita gente imagina. Tem que se pensar grande e pensar grande exige o esforço de todos, ilesos de demagogias baratas e principalmente, de qualquer tipo de corrupção. Estamos falando de água, coisa séria. E água limpa é esta que produz vida de qualidade para todos os habitantes da bacia do rio dos sinos e dos demais rios brasileiros.  A vida de milhões de pessoas está em risco, portanto, deve estar acima de qualquer interesse econômico, político, partidário e demagógico. Todas as iniciativas que visem limpar a bacia hidrográfica dos Sinos devem ser projetos impactantes que envolvam a todos nós mesmos objetivos para defender o rio e zelar como se fosse preocupar-se com a vida, com muito respeito e dignidade.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.