Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Amar até o fim.

O amor rima com mar, porque não amar. Esta foto está  na praia de Tramandaí , onde tem a palavra inscrita AMA. Ame sem medo de amar e ser feliz, o tempo é indeterminado pela paixão. O mar tem limites, o amor transcende as fronteiras da paixão. Amar como ninguém nunca amou, é dom singular para humanos ousados. O amor tem suas exigências, compreensíveis na existência de amar. As exigências serão validadas no tempo e espaço, sem medidas. São nos beijos alucinantes que se descobre a doçura de amar. A água do mar tem sabor de sal e a dos beijos dos insanos e amorosos, são nectários de amor. Amar é assim, com pouca prudência e furor desvairado. Quem nunca amou na vida não saberá o que é amar, não viu o amor florescer e muito menos sentiu o prazer delirante de amar. Ame despido de recatos, com cumplicidade, mas faça nascer o amor verdadeiro até o fim, com muita ternura inigualável.

Agosto repleto de histórias e mitos.

O mês do ano repleto de mitos e fatos históricos.

A imagem misteriosa e futurista.  mitos do mês de agosto.
 Mitos do mês de agosto.

O mês de agosto é rotulado como o mês dos azares, das pessoas loucas (pensar preconceituoso) e dos cães loucos. Porém na realidade estes conceitos estão penetrados no imaginário popular.

Estes rótulos negativos do ponto de vista filosófico e sociológico não passam simplesmente de mitos, lendas que se misturaram com os repetidos fatos neste mês do ano. Evidente que já ocorrem muitos acontecimentos impactantes, durante este mês que marcaram o fantasioso pensar popular. No entanto os mesmos poderiam acontecer da mesma forma com proporções e repetições em qualquer outro mês do ano civil. 

São acontecimentos a nível internacional e dentro do país que ficaram gravados na história e na mente do povo.  Dois fatos políticos no Brasil que criaram estes rótulos que mitologicamente definem o mês de agosto como sendo dos malefícios.

A morte do Presidente Getúlio Vargas e a renúncia do Presidente Jânio Quadros, além de outros. Em âmbito mundial podemos sublinhar fatos da Segunda Guerra Mundial e tantas outras ocorrências da história. Outra crença marcante neste período do ano é a questão sanitária por isso ficou conhecido como o mês do cachorro louco.

O mês de agosto na história.

Analisando a história encontramos a origem do nome do mês de agosto. Foi criado pelo então imperador de Roma Cesar Augustus (ano 8 a.C.) em sua própria homenagem. Nas disputas entre os imperadores pelo status maior de poder.

O imperador Augustus se sentiu inferiorizado pelo arquirrival julho Cesar, que era homenageado com um mês de julho. Então Augustus através de um decreto exigiu que mês de agosto tivesse igualdade em números de dias e obrigou também a trocar de nome que antes se chamava “sextis”. Aqui no Brasil o mês de agosto é conhecido como sendo o mês do desgosto e do cachorro louco.

Os principais fatos históricos do mês de agosto.

Analisando intensamente a história podemos perceber como a mente humana é recheada de seus mitos e crenças que permeiam a vivência fundamentada em certos mitos e crenças que se confundem com os fatos da vida. Desde a Pré-História passando pela fertilidade dos mitos e crenças do mundo grego, e de cada nação com suas particularidades sociais e culturais, podemos identificar a muitos traços antropológicos mesclados de mitos, crenças e lendas que procuram explicar os fatos didaticamente no mundo fantasioso. A partir dessa visão quero analisar os episódios reais que aconteceram e criaram-se ícones negativos no imaginário popular.

Pretendo me deter principalmente nos fatos políticos do Brasil e a nível universal apenas alguns pontos específicos. No Brasil os episódios políticos que formataram este referencial negativo do mês do desgosto foram à morte de Getúlio Vargas e a renúncia de Jânio Quadros. Um dos episódios mais comovente do Brasil foi à de década de cinquenta.

Exatamente em 1954, o então Presidente do Brasil Getúlio Dornelles Vargas. Cometeu suicídio em 24 de agosto de 1954 com um tiro no peito. Em pleno Palácio do Catete n o Rio de Janeiro atual sede do Governo do Brasil. Deixou uma carta testamente explicando às razões dessa atitude a nação brasileira. Na década de sessenta, exatamente em 25 de agosto renunciou o então presidente do Brasil, após sete meses de mandato. Jânio da silva Quadros. Mais um fato político de grande impacto para a história do País. Até agora não se sabe exatamente o real motivo que o levou à renúncia.

Tem várias hipóteses, mas tudo fica no campo das especulações. Existe uma versão de que a renúncia ele pudesse voltar ao poder nos braços do povo e fortalecido algo que não aconteceu. Para não fugir à regra o mês de agosto deste ano chegou com cara de deixar mais um legado histórico na política nacional. Está acontecendo o julgamento pelo STF do famoso mensalão. Escândalo histórico da era do Ex. Presidente Lula. Que na época da denúncia abalou as bases das estruturas governamentais de Brasília. Deixando em apreensão e decepção o povo que escolheu pelo voto livre e direto um operário para o poder de Presidente da República, para administrar o país.

 

Agora o réu do episódio volta em pleno mês de agosto para julgamento. Esperamos que esse processo não se transforme em uma pizza gigante do tamanho do mensalão. Acredito na Justiça de nosso país, apesar de lenta, mas faz justiça justa. Durante a Segunda Guerra

Mundial, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos explodiu com uma bomba atômica Hiroshima e Nagasaki.

Do ponto visto sanitário é mito de que os cães enlouquecem nesta época do ano. Provavelmente em séculos passados a disseminação da raiva. Uma doença contagiosa ao homem pela mordida do chamado cachorro louco. Porém, não havia controle e talvez a frequência maior fosse neste mês do ano. Depois que houve um controle rigoroso esse mito caiu por terra.

É estranho, mas muitos fatos e ruins ocorrem em agosto.

 

A foto mostra o mês de agosto com seus 31 dias.
A imagem mostra o mês do ano agosto com 31 dias.
Por tanto, podemos perceber que parece que as coisas ruins sejam os aspectos humanos ou as catástrofes naturais se redirecionam exclusivamente para este mês. Preste bem atenção e perceba que fatos de qualquer modalidade não tem data específica para acontecer. Mas como isso já se criou um conceito negativo que transcende a razão e fica na inércia do lendário e mitológico, geralmente se escolhe mais simplório o imaginário popular.

O caminho mitológico e lendário do mês de agosto para explicar  o obvio que poderá ocorrer em qualquer dia e mês do ano aleatoriamente. A ideia que fica para muitas pessoas que as outras messes do ano estão ilesas de qualquer tragédia natural ou provocada pelo homem com vários fatores divergentes entre os seres humanos.

Vasculhando os anais da história com certeza vamos nos deparar com muitos fatos de todas as naturezas que deixaram marcas inesquecíveis para a humanidade no mês de agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.