Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Negacionismo e Contradições Tecnológicas

  Desvendando a Escuridão da Caverna: Uma Análise do Negacionismo e das Contradições Tecnológicas A Metáfora da Caverna, proposta por Platão na obra “A República”, serve como um farol para iluminarmos o complexo mundo do negacionismo. Essa alegoria transcende o tempo e nos convida a refletir sobre como crenças preconcebidas, dogmas e preconceitos nos aprisionam na ignorância, impedindo-nos de alcançar a verdade genuína. 1. Negacionismo: Desvendando as Sombras da Ignorância : O negacionismo, presente em diversas áreas, desde a negação do Holocausto até a recusa da mudança climática, se caracteriza pela recusa em aceitar fatos comprovados pela ciência e pela história. Essa postura, muitas vezes baseada em teorias conspiratórias e crenças infundadas, se assemelha aos “cegos” da caverna que resistem à luz da verdade. Exemplos Concretos: Negação do Holocausto: A recusa em reconhecer o extermínio sistemático de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial é um exemplo flagrante de

Férias de inverno momento aconchegante para o descanso.

O período mais esperado durante o inverno são as férias.

A foto mostra uma cena típica de inverno no Sul do Brasil com chuva e frio.
A foto mostra uma cena típica do inverno gaúcho, chuva e frio.

Em plena estação gélida do ano, preferida para algumas e rejeitadas por muitas outras, também é o momento mais aguardado com ansiedade pelos estudantes e professores do Brasil. Neste espaço de tempo, são esperadas as merecidas férias de inverno. Momento de descaso, para recarregar as energias do corpo e da mente, para o próximo semestre voltarem para a conclusão do ano letivo.
Excelente tempo para o convívio integral com a família e amigos. Para ficar juntos, fazer as refeições, ouvir uma boa música, fazer aquela conversar gostosa regado chimarrão etc. Promover brincadeiras, fazer programas e passeios curtos, mas marcantes, fazer trilhas, cavalgadas, pescarias, acampamentos de férias. Olhar um bom filme com os amigos e com os pais. Fazer uma bela viagem já programada, ou simplesmente ficar em casa no seu cantinho aconchegante para um bom sono reparador. Praticar um esporte, uma caminhada pelos parques e ciclovias da cidade.   Aproveitar este bom período para fazer uma profunda reflexão de sua caminhada estudantil do ensino fundamental, médio e acadêmica, fazer uma espécie de balanço de aproveitamento dos conhecimentos adquiridos.  Reavaliar tudo que tem feito até agora, para ter certeza da suficiência de uma segurança para ser aprovado durante o ano letivo sem apertos e concluir do próximo semestre sem vexames.

Momento especial para descanso e evitar o estresse.
 

Portanto, as férias de inverno é um momento extremamente salutar, para todos que estudam. Especial para um bom descanso sem correr o risco de não se estressar com muitas programações. Por isso, descanse o máximo possível e selecione apenas uma ou mais opções de lazer com a familiar e os amigos, para não voltar aos estudos cansados. Não se esqueça de fazer uma avaliação do foi realizado o do que deixou de fazer e do que tem a fazer para a próxima temporada escolar. Boas férias!

Postagens mais visitadas deste blog

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.