O amor rima com mar, porque não amar. Esta foto está na praia de Tramandaí , onde tem a palavra inscrita AMA. Ame sem medo de amar e ser feliz, o tempo é indeterminado pela paixão. O mar tem limites, o amor transcende as fronteiras da paixão. Amar como ninguém nunca amou, é dom singular para humanos ousados. O amor tem suas exigências, compreensíveis na existência de amar. As exigências serão validadas no tempo e espaço, sem medidas. São nos beijos alucinantes que se descobre a doçura de amar. A água do mar tem sabor de sal e a dos beijos dos insanos e amorosos, são nectários de amor. Amar é assim, com pouca prudência e furor desvairado. Quem nunca amou na vida não saberá o que é amar, não viu o amor florescer e muito menos sentiu o prazer delirante de amar. Ame despido de recatos, com cumplicidade, mas faça nascer o amor verdadeiro até o fim, com muita ternura inigualável.
Feriado religioso para descansar do trabalho e renovar a fé.
![]() |
Tape de serragem do feriado de Corpus Christi. |
Mas nem sempre foi assim, a celebração de Corpus Christi, antigamente era considerado feriado religioso nacional onde todos guardavam. Com a aprovação da “lei n° 9.093 de 1995. Então Presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso” (fonte: D.O. U), que regulamentou as datas de feriados nacionais: cívicos, religioso e social do Brasil.
No século XII a Igreja Católica passava por um momento de crise e seu dirigente principal da Igreja o Papa Urbano IV, experimentou a necessidade de restabelecer a fé, força e a união dos católicos. Nestas condições, foi necessárias providências urgentes tais como; decretando uma bula papal onde instituía a celebração de Corpus Christi, que traduzindo do latim significa Corpo de Deus.
Segundo esta bula papal chamada de "Transitou" fazia uma espécie de chamamento a todo povo cristão de denominação Católica a valorizar com toda fé a presença de Cristo na Santa Hóstia Consagrada. “O Papa Urbano IV foi incentivado a fazer esta festa de Corpus Christi, com as visões da freira agostiniana, Juliana de Liége, ou do monte Cornillon na França. Segundo a mesma tinha certas visões que pedia a Igreja Católica celebrar festa em homenagem ao Santíssimo Sacramento, sendo realizada a primeira em 1269” (fonte: Wikipédia) e se espraiou pelo mundo Cristão católico até os dias de hoje.
Em nosso país como sendo a maioria da população pertencendo a Religião Católica. Pequenas e grandes cidades de todos os Estados do Brasil enfeitam com muito amor e fé os locais da procissão do Corpo de Deus. Outras principais cidades turísticas e históricas ganham destaque, nos noticiários nacionais e internacionais. A maioria delas é dos Estados de: Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Os artistas religiosos expressam sua fé na arte dos tapes de serragens multicoloridos.
A população demonstra expressão de sua fé ao Corpo de Deus, fazendo verdadeiras obras de artes sacras, criando tapetes, quadros com figuras que registram aspectos religiosos deste dia, tudo muito coloridos. Tudo produzido com serragem, flores, areia, e tantos outros materiais reciclados pelos fiéis. Trabalho de toda a comunidade que não avaliam esforços para, enfeitarem, cedo as principais ruas de suas cidades, onde passa o cortejo. Com muita fé produzem estes trabalhos para homenagear ou celebrar a festa de Corpus Christi todos os anos. É uma verdadeira demonstração de fé do povo Católico brasileiro.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.