Pular para o conteúdo principal

Já comeu quiabo amigo?

http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra um lindo quiabeiro cheio de quiabos vigorosos.
QUIABO.
Bate papo entre internautas.

Você gosta de quiabo amigo?
Não, pois nunca vi essa fruta meu amigo!
Não é fruta!  Meu caro amigo é uma hortaliça, de origem africana é mais comum no Sudeste e Nordeste do Brasil.
Ah! Não moro nestas regiões amigo?
Mas, Moras a aonde?
No Sul do Brasil.

Não tem quiabo no Sul do Brasil?
Não amigo, não existem plantações de quiabos no Sul do Brasil. Aqui somente tem plantações de erva mate para fazer e tomar o tradicional chimarrão.
Aqui também os sulistas, são conhecidos como carnívoros.

Uai! Por quer carnívoros amigo?

Mas bah! Tchê!  É por quer comem muito churrasco e tomam chimarrão, vinho, saladas verdes e maionese de batatas.


Uai! Amigo explica como vão comer churrasco se a carne está a preço de ouro? Ora! Para as bandas daqui todos durante a semana comem ovos fritos de segunda-feira a sexta-feira.

Porém, no fim de semana se compra a carne mais barata, fiado no açougue do zé, a ponta de peito; por que somente tem osso e umas lasquinha de carne. Coloca nas brasas, mas não se perde a tradição, fama e a pose de comedores de churrasco.



A minha esposa gritou lá cozinha amor! O zé andou cobrando as compras deste mês! Amor já combinei com o zé que irei pagar atrasado e parcelado por quer expliquei que o Governador está pagando os nossos salários  também em atraso e parcelados. Ah! Está bom amor, então, vamos comprar mais um quilo de osso para o nosso churrasco de fim de semana.

Não, vamos comer quiabos. Quiabos? O que é isso amor? É uma hortaliça plantada numa cidade mineira, conhecida como capital do quiabo. Oba! Deve ser coisa boa, importada né, é amor!

Entendi amigo. Então, se a situação está tão ruim assim, aí na Região Sul, sugiro comer uma salada de quiabos.

É, amigo a situação está tão ruim e todos fazem de conta que comem carne, mas lambe os ossos, sapecado de labaredas e muita fumaça, o carvão também está caro amigo. A minguada carne quase fica crua.

Tem vizinhos amigo, que vão ao açougue compram banha de porco, ascende a churrasqueira queimar banha.  Faz uma fumaça cheirosa como se estivesse assando uma picanha.Porém, se vai  de surpresa na casa de algum  deles estão comendo polenta com molho ao frango.

A maioria amigo enche o estômago de água morna de chimarrão para passar a vontade de comer carne. Carne que não existe! A crise econômica está feia também nos pampas, amigo!

Já se passou a época de comer file, lombo, picanha, costela carnuda e gorda, bisteca, maminha, vazio e alcatre, hoje só se lambe os ossos de ponta de peito. Todos estufam o peito, exclama em alto e bom tom! Mas que baita churrascão deste fim de semana; Tchê!

Então! Amigo o jeito é comer quiabo. É comum, saboroso, nutritivo e o valor é menor do que um quilo de osso de ponta de peito, mais   o carvão junto.

Ah! Só tem um problema, não tem quiabo por aqui e nunca vi, é bom mesmo amigo? Claro amigo todos comem quiabo.

É bem nutritivo, exótico e tenho certeza que o amigo irá ser fã do quiabo.

Andei me informando la na CEASA o amigo vai encontrar quiabo de boa qualidade; vai de Minas Gerais.

Então vou mandar o dono da fruteira do bairro encomendar o famoso quiabo mineiro.
Amigo, como se prepara a salada de quiabo? Procure na web tem muitas receitas. Está bom! Muito obrigado pelas indicações. De nada, amigo.

Fui buscar o tal quiabo na fruteira do amigo daqui do bairro.
Abrir o pacote e vi umas vargens verdes e redondas. A minha esposa surrou! Será que isto presta meu amor? O meu amigo virtual disse que é muito bom!

Minha esposa começou prepara a salada conforme a receita.
Quando ela começou a cortar os quiabos começou a escorrer um liquido viscoso parecido com coriza daquela gripe inicial, algo bem repugnante, ela quase atirou no lixo, mas resolveu fazer a quiabada.

No bate papo com meu amigo virtual ele me perguntou já está pronto a salada de quiabo? Quase pronto amigo!

Então, depois que degustar a iguaria me conte se gostou ou não! Tudo bem amigo, farei um relatório.

A minha esposa disse está pronto meu amor a quiabada vamos experimentar se é tão bom mesmo? Vamos!

Chegou aquele momento surpresa ao começar me lembrei do visgo, quase não engoli a primeira porção. Mesmo assim encarei e foi uma, duas e três colheradas até o fim!   A minha esposa também fez a mesma coisa. No final um olhou para o outro e  exclamamos é bom mesmo! E se livramos de lamber ossos, para fazer de conta que estávamos  comendo picanha.


Voltei a conversar com meu amigo virtual e afirmei amamos comer quiabo!

Ele, estupefato escreveu não acredito, então agora são fãs do quiabo! Sim amigo, más por quer tanto espanto? Vou te confessar é por quer não gosto de comer quiabo, minha mãe fazia de tudo quando criança, para comer só um pouquinho, mas não havia jeito e por isso nunca aprendi a gostar, odeio quiabo!


Então, respondi, Ah!  Amigo engraçadinho, não gosta de quiabo.  Mas, tem este bom hábito de indicar para seus amigos né! Grato pela indicação, amamos comer a quiabada, e daqui em diante vamos adotar esta hortaliça sempre na nossa  alimentação.


Ele contente, escreveu não gosto de comer quiabo, mas uma vez estou feliz, com mais esta missão de sucesso. A de indicar está hortaliça brasileira de origem africana, aos meus melhores amigos. Obrigação cumprida!👍

Comentários

  1. Ficou ótimo. E continuo não gostando de quiabo. Mas recomendo para todo mundo, pois dizem que é bom à beça, com ou sem baba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu caro amigo pela ilustre viste ao blog analiseagora. Fico contente que gostastes da crônica. Você já tem sua opinião sobre o quiabo e ninguém vai te mudar de ideia. Todavia, aprendi a gostar de quiabo com você. Eles somente têm aquele liquido um tanto repugnaste, mas é só passar um suco natural de limão e fica ótimo. Ontem nós jantamos com salada de quiabos bem tenros, estava uma delícia. Respeito sua aversão a esta hortaliça e sua bela frase: 'Não gosto de quiabo'!

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.