Pular para o conteúdo principal

Anel de formatura uma joia que materializa histórias de superações gloriosas.

http://www.analiseagora.com/
Anel no dedo do curso de Filosofia, pedra  azul.

A vida humana do nascer ao morrer é marcada por rituais de passagens alguns menos importantes e outros são extraordinários. Entretanto, para estampilhar qualquer rito de passagem proeminente nas vidas das pessoas se utilizam vários meios para que possam ser registrados estes momentos singulares. Seguindo este raciocínio o anel para a formatura tem esta mesma finalidade, como é um símbolo real, faz distinguir alguém que com muita persistência e superação passou da vida acadêmica para a vida profissional. Habilitado em alguma instituição de ensino superior oficial de qualquer nação.

A referência histórica da criação do anel destinado a formatura leva-nos a retroagir para o ano de 1835 quando os alunos da academia militar dos EUA, (United States Military Academy), localizada em West Point, Nova York, quiseram deixar seu legado de superação e amizade.  Os alunos daquele ano tomaram a iniciativa e inventaram o anel para   assinalar, o ano, a turma, nesta instituição de ensino. Nos anos seguintes a academia oficializou este rito mais o anel e a partir de então se espalhou para o mundo até os dias de hoje.

O anel para a graduação não é ostentação, mas sobretudo é este magnifico troféu, pois ele materializa a majestosa vitória da conclusão de um curso almejado. Período repleto de desafios, superações e sentimentos.  Os acadêmicos que se mantiverem persistentes do início ao fim de seus estudos receberão seu troféu de glória.  Porém, a caminhada é longa, tem de ser realizada com esmero a partir das séries iniciais até o fim da maratona de formação quando culminar com a diplomação oficial do curso concluído. É justo como galardão, um prêmio, uma   lembrança material, para colocar no dedo o anel no dia da formatura.

Atualmente existem muitos designs para confeccionar este item de condecoração como objeto de arte. Pois o anel representa para todas as etapas do curso e os esforços dos formandos tais como, euforia, dedicações, dores, choros, alegria, sacrifícios, vitórias e decepções leituras e mais leituras, pesquisas, provas, noites sem dormir e persistência nos estudos. Todos devem possuir muita intrepidez para se estudar e chegar a finalização do curso escolhido numa instituição de ensino superior. Todavia, nada mais justo que no dia da formatura poder receber o diploma e por fim colocar orgulhosamente no dedo o anel como símbolo real de toda uma longa jornada de estudos. Infelizmente como em nosso país a maioria dos estudantes levam muitos anos para a conclusão do ensino superior tudo se transforma em grandes lutas pessoais para chegar ao topo. Esta situação ocorre mesmo para aqueles que recebem auxilio dos programas do governo federal.

http://www.analiseagora.com/
Anel de formatura masculino para o curso de Filosofia. 

Atualmente pelo fato de estudar no Brasil é oneroso o anel de formatura vem caindo no esquecimento. Não por ser algo brega, supérfluo ou ostentação, mas por quer é muito caro mesmo comprar um anel para fazer a distinção o título de formação acadêmica. Muitos compram ou recebe de presente dos pais ou amigos para o homenagear em neste esplendido dia, mas a grande maioria simplesmente permanece na vontade de um dia conseguir comprar o anel em longas prestações a perder de vista.
Quem realmente consegue a sua graduação a nível superior pode sim se considerar herói. Contudo, este herói se não pertencer uma família rica, não tem dinheiro nem para pagar os últimos detalhes da conclusão do curso. No dia da formatura, muitos se unem e fazem festa coletiva, outros simplesmente comemora com a família e amigos e apenas clicam fotos para confeccionar mais um álbum da sua história de vida acadêmica.

Lembro muitíssimo bem que no dia da nossa formatura ninguém comprou e nem ganhou anel. Nesta noite especial foi realizado uma festa coletiva bem animada e muitos planos foram traçados para exercer a profissão escolhida. Um dos colegas nossos deste grupo da festa subiu sobre uma mesa e fez espécie de um segundo juramento gritou para todos que quando recebesse seu primeiro salário compraria o seu anel como símbolo e complemento de sua luta estudantil. Não   sei se conseguiu comprar, pois há vários anos pedir o contato com este amigo e colega do curso de Filosofia.


http://www.analiseagora.com/
Anel de formatura do curso de Filosofia

Portanto, sempre verei e o admirarei o anel de formatura como a síntese de uma árdua luta para estudar no Brasil. E conseguir concluir o curso aspirado. Ao admirar noto passar um filme como se fosse de longa metragem da vida acadêmica.  Podem me rotularem de conservador ou ostentador, mas amo o meu anel conquistado com muita dedicação. Pois tenho plena consciência que o mesmo representa sobretudo o amor a sabedoria.  Que os formandos possam também lutarem para conseguirem suas vitórias nos estudos, sobretudo conquistarem seus objetivos como excelentes profissionais, e serem honrados com o anel que é o troféu do conhecimento e o símbolo dos seus esforços para a conquistar o saber.

Todavia, algumas pessoas gostando ou não gostando, mas muitos outros irá gostar. Sempre compreenderei o anel destinado a formatura como uma joia triunfante, por quer a mesma representa uma história de vida dos estudantes que passaram pelos bancos das universidades. Além disso tem todo o contexto emocional envolvente que o mesmo representa. Não é simplesmente o valor do objeto em si por que se observar deste ponto viste terá valor zerado. Contudo, analisando do anglo de visão sentimental reapresenta um valor afetuoso incomensurável e inexplicável.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Indiferença sentimento negativo presente nas relações humanas.

A indiferença está presente na vida humana e   setores da sociedade. A indiferença um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimentonegativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos.
Podemos perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. No plano social há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos humanos reagirem indiferentemente frente os problemas alheios. No âmbito governamental o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente entre nação dominante …

Quando a ganância vem ofuscar a razão.

Quando a razão é ofuscada pela ganância do ter, o homem caminha para autodestruição do ser.A ganância um dos sentimentos inatos dos homens carregados de muitas perversidades próprias de sua natureza pecaminosa e insaciável para querer tudo que os sentidos percebem. Averiguada, desde o início da humanidade até os dias de hoje, tem causado muitas dores e sofrimentos ao ganancioso e a sociedade. Na atualidade surge com mais intensidade e métodos extremamente nefandos para conseguir os desejos materiais impossíveis, muito dinheiro e poder sem limites. O brilho das moedas recebidas de maneira fraudulenta vem ofuscar a razão deixando a entorpecida para qualquer tentativa de chamar a reflexão, a sanidade humana, fundamentada nos valores éticos e morais.