As obras de arte são patrimônios da humanidade e não acervos particulares

http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra o famoso quadro abaporu ,Tarsila do Amaral.  
O mundo das artes é esplendoroso e abrange praticamente umas imensidões de produções do que há de mais nobre que habita no íntimo do ser de cada humano. Todo artista espessa esta sensibilidade estética em suas produções; cada um desenvolve este talento que está adormecido em seu cerne expondo em obras únicas que já mais podem ser trasladadas. Este despertar acontece em um milésimo de segundos de inspiração do autentico artista, neste instante começa a nascer uma criação que poderá entrar para a galeria universal das artes.  O termo arte vem do latim (“ar” = produção, habilidade, artista) + o termo grego (“tékne” = criação, poética) traduzindo para uma linguagem popular: arte é a produção criativa ou habilidade humana de criação estética inigualável.

Neste sentido podemos perceber a grande dificuldade de se conceituar a palavra arte; esta traz em si mesma, um infinito leque de possibilidades de criação artísticas que abrange várias atividades humanas estéticas que gera a cultura universal. A arte como sendo um dos ramos de estudo da filosofia se transforma em um amplo campo de estudos e investigações que cientificamente testifica a autenticidade dos criadores e suas obras artísticas. Tudo isto para que possamos conhecer e compreender o trabalho do homem que cria e traduz em suas obras a história do seu tempo; que tudo deva ser pertinente à estética.



A arte é volúvel acompanha os acontecimentos históricos de uma nação e sua época tudo isto traduzido em produções artísticas fidedignas. Não obstante, o próprio termo arte em si mesma há em sua raiz uma complexidade para se criar uma definição que venha atender em plenitude um conceito amplo que não seja estático e definitivo para as gerações. 

http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra um dos quadros de arte do movimento cubismo.

A compreensão que geralmente temos da arte do ponto de vista filosófico é que a mesma se refere todo o trabalho humano tendo como referencial a estética. Evidente que temos a consciência de que a arte envolve um conjunto de ações humanas concretas que são expressas de forma artística dentro de um contexto que cada obra contém sua identificação singular. Entre as amplas e diversas áreas de atividades dos humanos podem aludir: cinema, a música, a pintura, o teatro, a escrita e tantas atividades artísticas que o homem produz dentro do seu tempo histórico e lugar. Uma genuína expressão de sua sensibilidade estética estabelecendo uma sintonia na comunicação do artista para que os outros humanos possam contemplar e apreciar as produções artísticas.

http://www.analiseagora.com/
Monalisa de L.da Vinci arte renascentista.

Portanto, a arte são estas perfeitas e grandiosas expressões do verdadeiro ser dos seres humanos em suas magnificas criações. Quando uma produção artística humana é qualificada obra de arte tem um conceito universal.  Arte é esta expressão sublime do ser humano e não se desvanecer no tempo. Ela transcende e se perpetua no tempo de geração para geração. Esta produção deixa de ser uma propriedade particular do artista; evade ao controle do criador ultrapassando os limites de origem; vai além de suas meras adjacências tomando contextos universais e chegando a ser patrimônio da humanidade.



Transformando-se em reais ícones culturais da humanidade de valor incomensurável, por isto, as obras de artes não devem ser de um único dono, mas da coletividade mundial. A obra de arte trancada em inacessíveis cofres fortes para coleção particular; perde sua essência e função majestosa que é de ensinar e reconstruir a história dos povos e sua cultura. As obras de artes devem ser protegidas sim pelo poder público de cada nação para que as mesmas sejam patrimônio público, onde todos posam ter acesso. Aqui sim, elas exercem a nobre missão pública de: transmitirem para a humanidade o seu legado histórico e cultural para todos sem exceção. 👍