Pular para o conteúdo principal

O homem conserva parte da história nos museus.

Os museus fazem parte da essência histórica do homem. Porém, todos merecem cuidados especiais dos gestores públicos.

No museu se encontra os acervos da história da humanidade. 
Os museus alimentam a vontade natural do homem para arquivar tudo que faz parte da vida.Somente desta forma pode se criar a identidade do inventor. Além disso, possuem elementos reais para auxiliar na continuidade de reconstrução dos inventos criados e dos objetos encontrados que fazem parte da história da humanidade.
A vontade contínua de arquivar a história é um dos atributos importantes dos humanos.
Encontrar-se pertinente ao desejo de preservação da vida e a conservação dos seus grandes feitos. Além de servir como bons exemplos e inspirações as posteridades para incentivar a continuação numa sequência interminável na criação de novas invenções aprimoradas.

Este anseio humano vem desde os primórdios até a contemporaneidade.

Tudo é possível serem catalogados e conservados em locais especiais como os museus. Pois são ambientes públicos e seguros de exposições e estudos dos objetos constituintes da história das criações dos homens. Assim, os museus são na realidade grandes patrimônios históricos e culturais da humanidade, excelentes locais de visitações e também de minuciosas pesquisas dos objetos que fazem parte dos seus acervos.

Os museus retrocedem as origens e reafirma que os humanos podem refazer bem melhor tudo o que já foi construído até o momento. Nesta troca de experienciais, os humanos entre si obtêm condições de mostrar para o mundo as suas peripécias. O que são capazes de criar, redescobrir e reconstruir através do raciocínio. Mostram que são capazes de construírem e reconstruírem sua história em cada era, espaço e tempo dentro do contexto histórico determinado. Cada invento nunca é perfeito é apenas um protótipo que as próximas gerações perceberão e terão a missão de reconstruir a partir de novas tecnologias avançadas próprias da contemporaneidade.

Obviamente que nem todas as cidades possuem museus, mas em compensação outras tem vários que catalogam diversos objetos de acordo com cada esfera do conhecimento. Na era tecnologia da informação, tudo ficou mais fácil, ágil e com comodidade para interagir a outros museus. Atualmente os grandes museus do pais e do mundo podem ser visitados da sua própria casa através dos computadores e dispositivos móveis conectados à internet.

Aqueles que tem o privilégio de possuir em sua cidade apenas um museu de qual quer área do conhecimento humano, seja ele de pequeno, médio e grande porte ou organizado de maneira rústica ou sofisticado estão realmente de parabéns. Então nunca deixe de visitar e ver in loco a história preservada e mostrada através dos objetos, das obras de artes, dos utensílios, restos dos grandes animais pré-históricos e todas as coisas, itens da evolução histórica da ciência, arte, tecnologia, e os museus de todas as invenções humanas. Pois são muito e assim é quase impossível citar todos sejam do Brasil ou do mundo ficaria uma matéria extensa.

É de fundamental importância o homem preservar suas memórias como base de construção histórica.


Provavelmente não haveria história se não houvesse também a preservação dos grandes feitos que transformou a humanidade. Os legados do bem que servem como fonte de inspiração para outros bem feitores dá a humanidade surgirem e construírem novas invenções a serviço da vida e do bem comum. Os museus têm em si esta finalidade especial de levar as gerações atuais a ver e analisar o que seus antecessores fizerem de maravilhoso. Nestes locais são repletos de materiais de estudo e pesquisas para projetos futuros, que venham colaborar na formação de novos inventores.

O ser humano é incrível! Geralmente, quem tem a possibilidade de visitar as coisas preciosas do museu não passa nem por perto. Há um certo desinteresse das pessoas valorizarem as coisas boas que existem na cidade e quem de fato valoriza são os turistas que tem um amplo desejo de conhecer os enigmas dos quebra cabeça históricos que estão preservadas nos museus. Percebo isso no Brasil, talvez tenha muito haver com o sistema educacional ineficaz onde não se valoriza estas casas onde se guardam zelosamente todos os acervos e muitas outras as coleções produzidas pelos homens ao longo dos milênios de existência. Talvez nos outros países seja diferente as pessoas valorizem mais seus museus e seus artífices da história e suas invenções.

Há também uma mentalidade ainda depreciativa aqui entre alguns brasileiros.


Muitos afirmam que os museus são locais de guardar objetos antigos e sem valor. Esta mentalidade ruim em relação a estas casas de cultura deve ser mudada e somente isso poderá acontecer quando as escolas também trabalharem nos currículos a importância dos museus para compreender a história no seu contexto geral. Os mestres que ministram as aulas de história juntamente com outras disciplinas pertinentes, deveriam levar os alunos aos museus para mostram a eles as coisas que se estudam em sala de aula. E explicar a todos que tudo que existe expostos é história real e não simplesmente teoria. Somente assim para a longo prazo mudar este conceito ruim em relação aos museus.

Uma visita ao museu se aprende muitíssimo pois é ambiente ideal para aprofundar a aprendizagem com especialistas dentro dos diferentes sistemas de conhecimento. Exclusivamente nos museus onde se encontram uma grande maioria das coisas importantes de uma determinada área do entendimento humano. Tudo que existe somente é difundido após passar por um cauteloso estudo para comprovação dos especialistas de todas as áreas do saber. Ainda assim existe os profissionais os museólogos que tem uma missão especial para fazer funcionar o museu de maneira cientifica. Todos têm a tarefa de zelar na preservação e interação das coisas existentes com a sociedade.

O museu é um dos melhores ambientes para observar a história nos acervos e pesquisar a história.

Os museus são patrimônios históricos e culturais da humanidade. 

Portanto, o museu é na realidade o ambiente apropriado para a pesquisa e estudo nas coisas quem são catalogadas cientificamente. Tudo que é preservado nos acervos dos objetos e documentações são matéria primas importantíssima para estudar a história in loco. O museu é o grande patrimônio de pesquisa da comunidade local, da sociedade e da humanidade. A interação com a comunidade é fundamental para ampliar as pesquisas e a sabedoria. Estes ambientes onde mora a cultura, não é para uma mera visita, mas sobretudo para estudar muitos documentos e ver as coisas que fazem dos bens históricos, expostos em qualquer área do conhecimento humano. Então, valorize o museu da cidade sua cidade e vá visitar, estudar e pesquisar tudo que o interessa. Se não existe não perca tempo faça sua visita online, aos melhores e bem-conceituados museus do Brasil e do mundo através de seu computador ou outro dispositivo conectado à internet lá terá acesso aos impressionantes acervos culturais e de pesquisas da sua aérea de estudo.

Comentários

  1. Excelente publicação
    Os museus são importantes onde aprendemos sobre a história de outros séculos e as gerações futuras aprenderão sobre nosso século e assim por diante .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha amiga, seja bem-vinda ao blog analiseagora, volte sempre.
      Realmente os museus acumulam e conserva a história da humanidade a partir de todas as peças históricas lá existentes e por isso é importantíssimo a valorização de tudo que existem como excelentes fontes de pesquisas nos museus nas mais diversas áreas do conhecimento humano de todos os tempos.
      Visitar um museu é constatar in loco o que os nossos antepassados criaram e as mesmas peças poderão servir de inspiração a criação novos inventos adaptados a era digital.

      Excluir
  2. Todos museus serão partes do nosso presente para a geração futura e assim daqui a mil anos as pessoas vão rever um passado bem antigos ,outros nem tanto e assim por diante .
    Visitar museus é um aprendizado "ao vivo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando visitamos os museus nos deparamos com a história na pártica. Saímos da teoria dos livros para uma verificação in loco dos acervos ali conservados e a partir de então\: aprender a reescrever uma nova história inciando com as coisas observadas em seus detalhes. Somente a assim para se ter uma outra visão dos acontecimentos. Portanto, os museus são verdadeiras salas de aulas para se observar,estudar e pesquisar a linha do tempo na história. O país que não conserva os museus não respeita a cultura da nação e também dos povos. É uma nação sem memória e sem referência cultural. O Brasil perdeu sua identidade histórica, com o museu nacional em cinzas.

      Excluir
  3. Um museu é um lugar onde se guardam e exibem coleções de objetos de interesse artístico, cultural, científico, histórico, entre outros. Neles se procuram difundir os conhecimentos humanos.
    Para além disso os museus são autênticos tesouros. Neles se procede à investigação, à conservação e exposições de valor cultural.
    Um museu congrega nele o valor da essência Histórica da essência Humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Os museus são de fato esses tesouros de pesquisas, investigações cientificas, além de conservar a memória histórica de uma nação. Uma realidade que é relevante e preservada em todos os países do mundo,exceto no Brasil. Aqui os gestores públicos cortam as verbas de conservação e tudo se caminha para a deterioração ou tragédias anunciadas como ocorreu com o museu nacional. Uma Instituição de mais de 200 anos de história agora se transformou em escombros e cinzas. É simplesmente lamentável! É Brasil ou melhor os administradores, que não não respeitam a memória histórica de seu povo é uma vergonha para o mundo.

      Excluir
  4. Foi uma perda irreparável. Também tinha História de Portugal. Jamais se verificará qualquer recuperação. É simplesmente lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, muitos países que faziam intercambio culturais, também perderam suas obras e lamentavelmente não as terão mais!

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social.Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…