Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Gramado entrega Kikito aos vencedores da 7ª arte.

A Cidade de Gramado é a terra do frio e do cinema brasileiro.


A foto mostra um kikito de bronze e o outro de madeira imbuia.
Kikito Bronze (Direita), Imbuia (Esquerda)https://pt.wikipedia.org/wiki/Kikito


No aconchego do frio da cidade de Gramado-RS, localizada na serra gaúcha, o cinema a sétima arte encontrou abrigo com amabilidade. No entanto, essa hospitalidade começou desde 1973 e muitos Kikitos, sejam de madeira ou de bronze, foram distribuídos aos grandes vencedores dos festivais de Gramado. Contudo, se pode reafirmar que é o Oscar brasileiro mais cobiçado pelos produtores das histórias cinematográficas nacionais e estrangeiras.

São 42 anos de arte cinematográfica na Serra gaúcha.


No entanto, já se vão 42 anos de história glamorosa e da exposição dos grandes artistas empenhados em reconstruir o cinema nacional que se expandiu além das fronteiras do Brasil. Entretanto, todos os anos, muitos filmes, atores e público, desfilaram no tapete vermelho estendido na entrada do Palácio dos Festivais da Cidade de Gramado, a mais famosa da Serra gaúcha. O seu palco sempre está preparado para receber os ilustres convidados do Brasil e do exterior, para juntos construírem uma sólida trajetória da arte cinematográfica,  ao patamar internacional, na acolhedora Cidade de Gramado.


Geralmente no inverno, amanhece   embranquecidas de neve ou até mesmo radiante com sol escaldante, calor de verão atípico, para temporada e principalmente para a serra gaúcha. Em 2014 são os 42º do festival de cinema de Gramado no RS de 08 a 16 de agosto.


Entre turistas e artistas acontece o Festival de Cinema de Gramado.


Portanto, nesta excelente parceria entre exposição dos filmes e o convívio com uma cidade repleta de turistas apreciam as belas paisagens naturais, a arquitetura do  estilo europeu, artesanato e a culinária da cidade. 

Todavia, a arte da dramaturgia vem conquistando um público produtor cada vez mais seleto, com um grau de exigência à altura do público de sua época. O cinema vem se adaptando às transformações das tecnologias de ponta. No entanto, assim nascem os trabalhos cada vez dentro das regras e dos padrões de concorrência em nível das grandes produtoras internacionais. Contudo, é uma luta constante pela subsistência cultural, onde o cinema nacional procura se afirmar com autonomia e independência de conteúdo. 

Entretanto, como tudo nesta vida não se vive apenas de glamour, o Festival de Gramado tem passado e está passando por intempéries, que causam susto à cultura. Tudo isso, faz parte dos acontecimentos deste porte cultural, passar por situações adversas ao longo dos seus quarenta anos. Principalmente quem é o guardião, hospedeiro e propagador do cinema.  

Todavia, sempre se conseguiu a superação autêntica das crises com arte e criatividade dos seus responsáveis pelo nascimento, crescimento e amadurecimento da mais bela arte da humanidade, o cinema.


A arte do cinema tem força no RS.



O Rio Grande do Sul tem este berço peculiar da produção artística e exibição da cultura cinematográfica nacional. Neste Oásis exclusivo onde se desenvolve o nascimento de grandes atores e produtores e com certeza o festival terá sua continuidade derrubando obstáculos de todos os quilates.  A sétima arte não aceita impedimentos por mais insuperáveis que sejam. De uma limitação pode se transformar em um filme de longa metragem mostrando uma superação. A arte é vida se é vida tem energia que faz andar por caminhos íngremes e inesgotáveis, entretanto, no topo há Kikito de incomensurável valor. 

Todavia, assim como no Teatro de Dolby, Los Angeles,  Califórnia nos EUA,  existe a tão esperada festa para a entrega do Oscar do Cinema americano todos os anos. No Brasil ocorre a grande disputa pelo maior prêmio do cinema nacional e estrangeiro o Kikito, quem ganha uma estatueta dessa terá sim, uma grande projeção artística no cinema mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.