Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Iluminando Mentes é uma jornada da Alegoria da Caverna à Educação Moderna.

  Da Caverna à Luz: transformando a Educação de forma, compaixão e criatividade. A cena criada por IA da alegoria da Caverna de Plantão. A Alegoria da Caverna de Platão, narrada em A República*, é uma metáfora filosófica atemporal que explora o caráter da realidade, do conhecimento e da educação. Nesta história, os prisioneiros acorrentados desde o nascimento só têm acesso às sombras projetadas na parede de uma caverna, acreditando serem a realidade. Ao se libertar, um prisioneiro experimenta a luz do sol e a diversidade da realidade, retornando à caverna para compartilhar suas descobertas com os outros. A educação moderna, sob diversos aspectos, se assemelha à caverna platônica. Muitas vezes, os estudantes estão confinados em um espaço limitado, recebendo informações sem contexto ou aplicação prática, como se estivessem presos a uma parede. A abordagem superficial limita o desenvolvimento do pensamento crítico e da compreensão mais aprofundada do mundo, perpetuando a ignorância e a al

Os campo-bonenses comemoram os seus 65 anos de emancipação política

 
A foto mostra a fachada da Primeira Fábrica de Calçados do Munícipio de Campo Bom, a famosa Irmãos Vetter.

A fachada da primeira fábrica de calçados, a famosa Irmãos Vetter.

Parabéns, Campo Bom–RS

Campo Bom, Rio Grande do Sul, Brasil. Hoje está de aniversário, para todos os campo-bonenses parabéns! São 65 anos de história e progresso. A cidade localizada na região metropolitana de Porto Alegre, na faixa leste do Estado gaúcho, comemora os seus 65 anos de emancipação política.

História

Fato histórico longínquo, o qual retrocede ao dia 31 de janeiro, era o ano de 1959. No entanto, essa história tem seus antecedentes com o processo de colonização quando se iniciou em 1825, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães em toda a região do vale dos sinos.

Região

Região banhada pelo famoso Rio dos Sinos que abastece todos os municípios banhados por ele, mas infelizmente está super poluído, fruto do desenvolvimento econômico e social. Este município que compõe a região metropolitana de Porto Alegre fica a 57, km até a capital.

Ciclovias

O Município se destaca como a cidade pioneira na construção de ciclovias em todas as principais vias de acesso, às grandes avenidas e a primeira ciclovia numa extensão de 6 quilômetros. Visando o uso de bicicletas e principalmente a utilização pelos moradores, na prática, de caminhadas, é um grande chamamento a todos saírem do sedentarismo e procurarem uma saúde e qualidade de vida em saúde.

Dados e desafios

A População¹ segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Município possui, atualmente, tem uma população de 65.015 habitantes. A sua extensão territorial tem um total de 61.406 km². Uma área populosa com aproximadamente 69.458 habitantes por km². Tem um clima subtropical, mas nos últimos anos os habitantes enfrentam uma variação climática severa, com temperaturas extremas tanto no verão quanto no inverno.

É a Cidade do Vale do Rio dos Sinos, considerada a mais quente, geralmente tem um calor sufocante, deixando a população em dificuldades para viver. Este ano o verão tem dados históricos que ultrapassam a média dos 37,2 °C, mas, a sensação térmica é de 47,2 °C ou mais.

Realmente tem um calor insuportável para quem está acostumado a viver em uma região onde faz muito frio, geada e até episódios de neve. Segundo alguns institutos de meteorologia, essa mesma média de temperatura foi registrada em 1914.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/ RS), o índice de criminalidade² foi de 10,2 homicídios por 100 mil habitantes em 2023, acima da média nacional de 7,5 homicídios por 100 mil habitantes.

Economia e cultura

Apesar dos desafios, Campo Bom é uma cidade próspera e em constante crescimento. A cidade tem uma economia¹ diversificada, com destaque para a indústria, o comércio e os serviços. O município também é conhecido por sua cultura rica e diversificada. Campo Bom abriga diversos eventos culturais ao longo do ano, incluindo festivais de música, teatro e dança.

 

Sendo assim, parabéns² a todos os canto-bonenses por mais um ano de história e conquistas! A cidade deseja que todos os munícipes tenham um ano de muita paz, saúde e prosperidade.

________

Notas de rodapé

1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico 2022. Disponível em: IBGE.

2. Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP RS). Anuário do Crime 2023. Disponível em: SSP/RS.

Fontes:

1.  Parabéns, Campo Bom–RS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.