Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Nicolau Maquiavel e “O Príncipe”: Uma Análise Atualizada

  A Itália, a favor do renascimento A capa do livro de Maquiavel, o Príncipe. No cenário de agitação política da Renascença italiana, Nicolau Maquiavel (1469–1527), um filósofo político, emergiu com “O Príncipe”, um tratado seminal sobre a arte de obter e manter o poder. Escrito em 1513, o livro foi mal interpretado e gerou controvérsias, mas ainda é considerado um pilar no pensamento político, oferecendo opiniões valiosos sobre a natureza do poder e a dinâmica entre líderes e liderados. Contexto Histórico e Político A Itália do século XV ao XVI era um emaranhado de cidades-estado beligerantes. A experiência de Maquiavel em Florença, uma cidade marcada por essa instabilidade, influenciou profundamente sua concepção de política, voltada para a formação de um governo robusto e estável que unificasse a nação. Obra e Vida de Maquiavel. Como diplomata e funcionário público, Maquiavel foi um observador astuto dos meandros políticos. Sua obra não se limita a “O Príncipe”; ele também é autor d

Dependência Energética: Um Dilema Moderno

Denominação Energética no Campo Geopolítico Atual:


A foto mostra um poste da rede de transmissão de energia elétrica na rua, mas sem luz por falta de manutenção.
Poste de alta tensão de tramissão de energia elétrica.

A necessidade de energia elétrica é inegável na sociedade contemporânea. Desde os primórdios da Pré-História, quando nossos antepassados buscavam dominar o fogo, até os dias atuais, a dependência energética tem se intensificado. 

A energia está intrinsecamente ligada ao poder, e aqueles que a controlam exercem um impacto significativo na economia. O detentor do domínio sobre a energia exerce o controle sobre as nações dependentes de fontes e tecnologias de geração e distribuição de energia para a população do país sob sua administração.

A história se repete com mais intensidade pelo poder político, mas, como pano de fundo, a energia.


A designação de energia no campo geopolítico atual é:

1. Contexto Histórico:

A geopolítica¹ da energia sempre esteve marcada por disputas por recursos estratégicos. No passado, o carvão e o petróleo eram a base da economia. A matriz energética atual está em constante evolução, com o crescimento das fontes renováveis e a crescente importância do gás natural.

2. Atores Relevantes:

  • Os países produtores de combustíveis fósseis, como a Rússia, a Arábia Saudita e a Venezuela, têm um grande impacto no mercado global de energia.

  • Empresas de grande porte, como a China, os Estados Unidos e a União Europeia, necessitam de abundância de energia para expandir suas fontes de suprimento e assegurar a sua segurança energética.

  • Empresas multinacionais: as companhias do setor energético ExxonMobil, Gazprom e Shell têm uma atuação global, influenciando políticas energéticas e investimentos em infraestrutura.

3. Tendências Atuais:

  • A transição energética é caracterizada pelo aumento da demanda por fontes de energia renovável, como a solar e a eólica, motivados pelas preocupações com as alterações climáticas e a sustentabilidade energética.

  • A redução da emissão de gases de efeito estufa pretende aumentá-la, impulsionando o investimento em tecnologias de captura e armazenamento de carbono.

  • A importância crescente do gás natural como uma alternativa mais limpa aos combustíveis fósseis tem causado novas disputas por rotas de exportação e controle de infraestrutura.

  • A eficiência energética tem se tornado cada vez mais relevante para a redução de custos e dependência de fontes externas.

4. Desafios e Oportunidades:

  • A garantia de acesso a fontes de energia confiáveis e diversificadas é de suma importância para a manutenção da estabilidade global.

  • A transição para uma matriz energética limpa é indispensável para lidar com as alterações climáticas e assegurar um futuro sustentável.

  • A cooperação internacional requer ações conjuntas entre os países e as empresas para lidar com os desafios da geopolítica da energia.

5. Exemplos Concretos:

  • A disputa pelo Ártico, uma região rica em recursos energéticos, como o petróleo e o gás natural, é motivo de disputa entre os países que se interessam pela região.

  • Problemas no Oriente Médio estão relacionados ao controle das reservas de petróleo e gás natural.

  • Aumenta os investimentos em energias renováveis em países como a China, os Estados Unidos e a Alemanha.

6. Impactos para o Brasil:

  • O Brasil tem uma grande potencialidade de se tornar um exportador de energia renovável, como a solar e a eólica.

  • A diversidade de fontes de energia e o investimento em fontes renováveis podem aumentar a segurança energética do país.

  • O investimento em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias de energia renovável pode gerar oportunidades para o país.

Sendo assim, a denominação energética no cenário geopolítico atual é um tema complexo e dinâmico, com implicações relevantes para a segurança energética, a sustentabilidade e o progresso global. A compreensão das tendências, desafios e oportunidades nesse campo é crucial para a tomada de decisões estratégicas por parte de governos, empresas e outros atores de relevância.


Sistemas Modernos e a Necessidade de Energia Elétrica


Mesmo com os avanços tecnológicos, todos os sistemas, por mais sofisticados que sejam, tornam-se inoperantes sem **energia elétrica**. Embora existam outras fontes de energia, como a eólica, termelétrica e nuclear, todas ainda dependem da eletricidade para manter seu funcionamento contínuo.


Segurança e a Energia Elétrica


A segurança dos seres humanos modernos está frequentemente associada ao setor energético. No entanto, a energia elétrica, sendo a mais utilizada no Brasil, pode falhar e causar insegurança. Diante dessa situação, resta-nos esperar com perseverança, ter paciência e aguardar o retorno da luz. Fixamos nossos olhos nos postes e fios, ansiosos pela restauração da energia, para evitar danos aos equipamentos que dependem dela para funcionar e ter uma vida útil.


O Mundo Atual e a Dependência Energética


O mundo atual é profundamente dependente de energia. Complexos sistemas, controlados pelos seres humanos, operam com base na disponibilidade de energia. Se a eletricidade faltar, esses sistemas se tornarão inativos e se transformarão em resíduos sem valor produtivo. Se todas as fontes de energia permanecerem completamente dependentes da eletricidade, enfrentaremos inércia total e caos.

O Ser Humano e a Energia


O ser humano está intrinsecamente ligado à energia, os quais são uma fonte incerta de segurança. Essa dependência energética impulsiona o progresso econômico global. No entanto, para funcionar de maneira satisfatória, todos os sistemas precisam das fontes de energia adequadas. É fundamental refletirmos criticamente sobre os desafios e oportunidades para garantir um futuro energético mais sustentável, justo e acessível.

Equipamentos de última geração e uma necessidade de energia elevada.

A maioria dos equipamentos de última geração não funciona bem sem a necessidade de energia de diversos tipos. Muitos são verdadeiras parafernálias de peças e circuitos integrados, mas não passam de bugigangas de curta duração. Ainda assim, o indivíduo se sente completamente realizado e protegido, o que pode ser um grande engano. A falta de energia pode ocasionar a perda definitiva de equipamentos, alimentos, congelamentos, arquivos eletrônicos e documentos microfilmados de grande relevância.

É notório que a dependência humana em relação à energia é uma realidade.

Dessa forma, a dependência² da sociedade moderna em relação à energia elétrica é um problema que deve ser enfrentado. A energia é indispensável para o funcionamento de nossos sistemas e infraestruturas, mas a falta dela pode causar danos irreversíveis.

É crucial investir em infraestrutura e segurança energética a fim de assegurar a perseverança das nossas atividades diárias e o progresso científico. Ademais, é crucial responsabilizar as companhias que prestam serviços de fornecimento de energia elétrica por falhas que possam causar prejuízos significativos.

A ciência e o progresso devem ser protegidos contra a negligência ou a falta de investimentos. Este é um chamado à ação visando proteger o futuro da pesquisa e do progresso no nosso país.


________

Referência:

1.[Finep, 2023. Desenvolvimento Tecnológico no Brasil]. [Finep. https://www.finep.gov.br/]

2. Autor original.[Cícero Barros] Versão atualizada: “Dependência Energética: Um Dilema Moderno.” *Título da Publicação* [Data da publicação: fevereiro 18, 2024]. [Versão Original:  O homem moderno é dependente do fio de energia] Acesso em: [Data: fevereiro 16,2016].


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Junho é o meio do ano e julho o início do fim.

O tempo passa na proporção dos compromissos e acontecimentos. A junção dos meses de junho e julho,  já é a metade do ano. É incrível, mas já se caminha para o fim da primeira metade do ano ou primeiro semestre. No entanto, imediatamente quando no fim de junho se iniciará julho e se começará o segundo semestre, rapidamente será a conclusão do ano. Não obstante, numa presteza temporal, que não nos permite ver suceder os minutos, as horas, os dias e os meses. O volume dos afazeres, os compromissos rotineiros e somando-se a imensa maioria de outras obrigações (extras), mais os imensos acontecimentos gerais do semestre se confundem com a velocidade imperceptível do tempo.