Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

O litoral do Brasil é extenso e rico em dunas.

O Brasil tem muitas dunas em toda a faixa costeira.



A foto mostra a duna com sua flora e fauna formada.
A vegetação densa da duna protegida  da ação do homem.


O Brasil é um país de uma extensão gigantesca de 7,491 km de faixa costeira. Há enormes diversidades naturais como praias, dunas, ilhas, baías e arrecifes. Esse paraíso natural fica às margens do Oceano Atlântico. Contudo, as praias populosas não existem mais dunas. Este bioma importante foi substituído por avenidas para atrair turistas.

Se você viajar por toda a faixa marítima, perceberá a intensa quantidade de dunas de todos os tamanhos e alturas, sobretudo, naquelas praias pequenas. Principalmente aquelas as quais estão ainda desabitadas.

Leia mais: Venha olhar o pôr do sol na praia

Elas permanecem em seu estado natural de criação, resultados dos muitos anos de trabalhos ou ação do vento e das marés altas recorrentes em diversos períodos do ano, sob a influência das fases da Lua. Notadamente nas fases da Lua nova e minguante, onde os eventos das marés altas são mais intensos. Nestes eventos naturais produzidos pela atuação da gravidade do Sol sobre a Terra, faz com que os oceanos se agitem e provoquem as grandes ressacas (marés altas) e a formação das dunas na faixa costeira do litoral do Brasil e do mundo.


As prefeituras retiram as dunas, para ganhar dinheiro com os turismos.


É lamentável, nas capitais e regiões litorâneas banhadas pelo, o Oceano Atlântico, onde ninguém mais conhece dunas. No entanto, porque as prefeituras já retiraram este bioma natural tão importante para o equilíbrio do ecossistema e de todo o clima.


Leia mais: Os especuladores imobiliários destroem as dunas.


Elas construíram lindas e largas avenidas para transformar as capitais em Cidades atrativas para os turistas e assim, ganhar muito dinheiro com o público que vem passar férias no período de altas temporadas com grande fluxo de visitantes tanto nacional, quanto internacional. Elas destroem com este bioma importante para a preservação da fauna e da flora das dunas do Brasil.

Contudo, há momentos em que a natureza quer de volta o que foi retirado indevidamente dela. Entretanto, como a natureza é sábia ela dá uma excelente resposta aos agressores a altura das agressões sofridas em tempos remotos. A força do mar é incomensurável e nos episódios das marés altas em sequência destrói tudo que está à sua frente porque o que está ali, é desarmônico ao (ecossistema) marítimo.

O homem em nome do lucro a qualquer preço e meios invade o que não pertence.

Até agora o homem não aprendeu a viver em harmonia com a natureza.

Infelizmente o homem ganancioso até o momento não quer aprender a conviver harmoniosamente com todos os biomas e ecossistemas os quais compõem o complexo do meio ambiente. Ele quer propositalmente destruir as florestas poluindo-as, queimando-as e poluindo-as. Assim dessa forma age-se a fauna com todos os ecossistemas naturais do Brasil e do mundo.

No Brasil os gananciosos destroem as áreas as quais são de preservação ambiental. Muitos burlam as leis do código florestal e constroem em lugares proibidos os condomínios e hotéis luxuosos, tudo na ilegalidade. Assim eles fazem com as dunas e com os locais de florestas tropicais amazônicas, parques de preservação dos diversos biomas brasileiros que têm a fauna e flora extintas ou em processo de extinção.


Muitas dunas são destruídas nas regiões das zonas marítimas brasileiras.



Contudo, é imperativo que os órgãos ambientais dos municípios litorâneos, com os estados e a federação se unam para combater essa prática criminosa contra os biomas brasileiros. 

Sejam as dunas, a floresta amazônica, o Pantanal, o cerrado brasileiro, a caatinga e os restolhos da Mata Atlântica do Brasil e os pampas gaúchos. Todos precisam de cuidados especiais contra todos os tipos de invasões, com o objetivo de ganhar dinheiro com a devastação da natureza.


O homem aprende a respeitar a natureza ou ela acabará com ele.


A foto mostra a duna em preservação e sua vegetação especifica  e em tamanho grande.
A vegetação em crescimento das dunas do Litoral Norte Gaúcho.


Portanto, é preciso uma política pública educacional, em âmbito nacional, para conscientizar a população da importância do bioma das zonas das dunas marítimas; para todos os habitantes e os turistas.

Além disso, é necessária uma fiscalização ostensiva por parte de todos os órgãos ambientais de todas as esferas administrativas do país para coibir quaisquer tentativas de invasões que venham prejudicar este bioma que compõem o ecossistema importante para o equilíbrio climático do Brasil.

Todavia, essa mesma tática deve ser aplicada para todos os biomas do Brasil. Hoje o fator climático é o tema de discussões atuais e permanentes no Brasil e no mundo.

A natureza precisa ser respeitada por toda a humanidade. Entretanto, o homem decide preservar a natureza sob todos os sentidos, ou será destruído a médio e a longo prazo pela fúria dela em forma de resposta correspondente ao nível de agressões sofridas ao longo de muitos anos.

Todavia, a natureza em sua sabedoria trabalha lentamente e num dia imprevisível responde além das agressões sofridas através da insensibilidade humana.

O desenvolvimento econômico é imprescindível no País. Entretanto, precisa ser abalizado nos processos de sustentabilidade, os quais devem abranger todos os “habitats” e biomas do Brasil.

A foto mostra uma duna em processo de formação.
A  duna de areia  em processo de formação. 


A foto mostra a densidade da vegetação da duna e sua fauna própria.
A vegetação densa das dunas.


A foto mostra o gigante monte de areia móvel pela força do vento.
O gigante monte de areia movediça  pela força do vento.  



A duna fixa já tem árvores grande e vegetação rasteira.
A duna fixa já tem árvores grande e vegetação rasteira. 


A duna em estado fixo e coberta com uma vegetação rasteira.
A duna coberta com uma vegetação rasteira.


A duna em em formação de fixação e com a vegetação rasteira e outras árvores grandes.
A duna com a vegetação rasteira e  árvores grandes. 


A foto mostra uma montanha de areia é a duna movediça e no topo uma árvore a ser soterrada em breve.
A duna movediça e no topo uma árvore a ser soterrada em breve.



A linda foto mostra o esplendido Pôr do Sol sobre as dunas.
A linda foto mostra o esplendido Pôr do Sol sobre as dunas.


EFFECTS. A foto mostra uma duna em formação o reflexos da luz solar sobre a areia dar um brilho lindo.0307012023
A duna em formação pela ação do vento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.