Pular para o conteúdo principal

Você terá um legado para deixar?

Todos têm um legado para deixar!

A imagem tem fundo azul com gotículas de água e no centro diz: qual será o seu legado?
Qual será seu legado?

O ser humano nasce, cresce, trabalha e morre de maneira corpórea, no entanto, antes de falecer tem a necessidade de contar o que fez durante a sua história na sua existência para os filhos. Qual o legado que você deixará para os seus filhos, netos e amigos. Ninguém nasce e toma o controle de sua vida, sem fazer nada, sem deixar algo que seus antepassados possam se orgulhar e sentir saudades.

Não precisa ser um escritor famoso que deixou registrado para sempre as suas obras. Uma pessoa famosa, ator, artista, cineasta, cientista e estadista político, pode ser sim, um anônimo, mas com caráter irrepreensível entre seus familiares e amigos. O seu bom comportamento, será sim, este espólio, essa lembrança excelente que não morrerá, que jamais será esquecido, será o seu legado de vida que marcará a continuidade dos que o conheceram e estes o transmitirão para os próximos descendentes a sua história de vida, os seus bons atos, o seu exemplo, que o tornará vivo; em memória entre os seus.  

Que resposta dará aos seus filhos, ao lhes perguntarem? Como era seu pai ou mãe?
    

Seus filhos o questionam quem foi e fez seus avós? Se você foi atencioso com seus progenitores não esquecerá do que eles fizeram de positivo e negativo. Tudo será relatado em detalhes o que eles fizeram e servem de bons exemplos para as próximas gerações continuarem a preservar o legado que você deixará no fim da vida corpórea.

Não esqueça que a existência não finda com o falecimento múltiplo do conjunto de células que funcionam com o sopro de vida. No modo espiritual, “o sopro da existência” continuará eternamente diante da Glória de Deus, ou no lago de sofrimentos para a eternidade e sem volta. É verdade para quem crer, creio e respeito às opiniões contrárias, quem sou eu para refutar!

É triste, mas nem todos terão um pecúlio positivo a ser seguido pelos próximos descendentes. Infelizmente, faz parte da essência humana, alguns acertam um pouquinho mais, outros erram mais. Não obstante, no fim todos erram e acertam, porque todos são imperfeitos. Está na natureza do ser humano errar e acertar em seus sonhos e projetos de vida ao nascer ao morrer. Contudo, é fundamental que todos lutem diariamente para errar menos e acertar mais. 

Como seria maravilhoso se todos que nos conheceram, ao partir para a eternidade, fossem todos lembrados com sua herança boa e não esquecido para sempre, como aquele que foi um ser ruim. Todos nem sentirão saudades de sua partida, essa condição será muito triste. Para evitar isso, evite viver em desarmonia com todos, mas procure sempre lutar contra as suas fragilidades humanas, como os vícios, a maldade, a pilantragem e querer ganhar a vida de maneira fácil. Isso não existe, todos vivem com seu trabalho de maneira honesta em tudo o que fizer.    

O herdado bom ou ruim que deixaremos depende do que cultivamos.

 

 

Evidente que cada escolha, cada semente que semeamos, se for do bem colheremos os frutos pertinentes às nossas ações definidas durante a existência.

No percurso natural da vida todos são convidados num determinado momento a escolher um caminho vocacional conforme as suas aptidões e são estas opções que permeiam o viver feliz ou não. Elas construíram o lastro para caminhar rumo a vitória ou derrota, construirá um legado honroso ou desonroso. Ser um excelente profissional ou frustrado e infeliz. Não obstante, cada um colherá os seus frutos bons ou ruins de acordo quais sementes semearam e souberam cultivar de maneira zelosa ou desleixada para permanecer para sempre em sua história terrena.   Você poderá ser lembrado por seus filhos, netos e bisnetos como uma pessoa que soube semear e cultivar bons ou maus exemplos, o que você plantar hoje colherá futuramente frutos, doces e grandiosos ou amargos. Seus   descendentes o lembrarão dos bons ou de péssimos exemplos os quais os filhos preferem não lembrar aos seus netos e bisnetos e assim sucessivamente.  Contudo, é fundamental lembrar que você não poderá voltar no tempo e passar uma borracha nos seus erros e reescrever uma nova página de sua história. O que foi feito, está aí e permanecerá para a eternidade. No entanto, pense bem no que você fará hoje para não se arrepender amanhã, porque não terá mais volta.

Suas escolhas refletirão em outros setores da vida.

 

Portanto, se houvesse a possibilidade de voltar na linha do tempo da existência e recomeçar do zero, mas de forma correta, o arrependimento depois do que foi realizado, só alivia a alma, contudo, não apaga o que foi realizado no passado. Todavia, todas as alternativas, que levaram você aos seus maiores arrependimentos, atualmente, potenciaria a ter sido dispensada, quem sabe, se você detivesse tempo o suficiente para ter parado, dessa forma, com muita serenidade   se indicasse sobre seu projeto de vida e andasse na certeza de redigir a história dos seus sonhos e glórias para os seus filhos. 

Normalmente o ser humano é imediatista e age via impulsos e geralmente os impulsos são enganosos e nos levam ao caminho do abismo.

No entanto, é imprescindível que se possa fazer as coisas corretas antes que seja tarde. Não esqueça as decisões em quaisquer áreas da sua história, realizadas agora, terão consequências positivas e negativas no porvir.

Uma decisão no tocante ao seu namoro ou casamento hoje, terá consequências boas ou não.  Desta forma servirá para as áreas dos cursos nas Universidades, profissionais e financeiras. Todas estas deliberações tornarão, definitivamente, parte da sua história a ser contada para os seus descendentes.  

Todavia, ainda que haja tempo e se possível esqueça o passado e foque no futuro há tempo de se corrigir daqui para frente e procure escrever com maturidade e experiência uma nova história de vida que tenha um legado brioso que possa orgulhar os seus filhos, netos e bisnetos. Todo o tempo que temos de sopro de vida, aqui nesta Terra é tempo para escrever uma história a qual você tenha orgulho para seus descendentes e não os envergonhe.

Seja autêntico, você pode, você pode ser feliz a partir de agora. O que passou, já foi, o que vale é recomeçar se preparar para deixar seu legado lindo e possa se perpetuar, assim como sua alma viverá para a eternidade junto de Deus ou não a vida eterna é uma realidade e a nossa vida não findará com a morte corpórea, o sopro de vida permanecerá eternamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.