Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Os tabus prejudicam as doações de órgãos.

Eliminar tabus aumentará o número dos doadores de órgãos.

 

A imagem está escrito doação de órgãos humanos.
Doação de órgãos humanos.

A doação de órgãos humanos é considerada um dos temas polêmicos da atualidade. Há um grande tabu a ser demolido para que aumente o número de doadores em todo o país. Faltam esclarecimentos e uma ampla campanha educativa permanente, de conscientização para a importância desse ato de amor ao próximo. Neste drama da vida humana, existem três personagens principais: o doador, o paciente (recebedor) e a família que tem a função de autorizar ou a doação dos órgãos do familiar, após constatado a sua morte clínica; através dos médicos.

Os outros personagens essenciais nesse drama humano são todos os membros das equipes médicas especializadas para realizar todo o procedimento cirúrgico, delicado, para a realização do transplante do doador ao paciente.

Esta alegria somente ocorre quando há a autorização expressa dos familiares do doador. Em nosso país, ainda é um dos grandes entraves para que a doação aconteça de maneira tranquila, é a autorização da família quando morre um familiar.

Essa situação ocorre em meio a centenas de pessoas aptas a doarem seus órgãos, quando falecem em razão de vários motivos das causas mortis. Muitas famílias não autorizam a doação e terminam prejudicando o sonho de outras pessoas continuarem a viver normalmente com órgãos de outros que faleceram.

Atualmente no Brasil existe uma enorme lista de pessoas vivendo a angústia da espera de um órgão para continuar a viver. Em números atualizados através do Ministério da Saúde são (32.000) trinta e duas mil pessoas à espera de um transplante. Realmente é um número alto de pacientes esperando a prolongação da vida. Através da utilização de um órgão compatível, de outra pessoa generosa que se disponha a doar em vida e que os familiares possam realmente cumprir com seu desejo após sua morte.

As barreiras a serem derrubadas no processo de doação de órgãos.

 

Além dos empecilhos familiares, existem outros que atrapalham a realização dos transplantes aos pacientes do Brasil. Os hospitais da maioria das cidades brasileiras não são equipados e não têm equipes de médicos especializados para a realização desse procedimento complexo; como de transplante de órgãos. Há também toda uma logística inadequada que não consegue atender os chamados dos familiares. Há também doadores que falecem e nem mesmo as centrais de doações ficam sabendo; em função das péssimas condições de comunicação. Nestas condições ruins, muitos pacientes não conseguem realizar o sonho de receber um novo órgão para viver mais.

 

A doação de órgãos no Brasil e no mundo ainda está em processo lento de ser uma realidade satisfatória, para quem precisa. Tudo porque é ainda uma questão de mudança de mentalidade, mesquinha que ao apego a algo que será destruído em pouco tempo. Precisa cultivar o sentimento e a prática do altruísmo entre as pessoas, porque somente isso fará bem a todos. A magnanimidade para com o próximo é uma atitude nobre, enquanto a indiferença e a misantropia são deselegantes e péssimas para todos os seres humanos.

Os fatos históricos ocorrem em sequências e os relevantes entram imediatamente para o rol da história. Em contrapartida, a mudança de mentalidade em quaisquer sociedades, geralmente permanecem centenas de anos inertes. Levará anos e muitas insistências para acontecer transformações em definitivo. É uma situação que envolve sentimentos, pensamentos, convicções, ideologias e comportamentos humanos diversos. Nesta teia de divergências a mentalidade humana, demora mudar porque, está diante de muitas barreiras culturais e religiosas que a impede de avançar.

 

Assim se encontra a questão do crescimento nas doações de órgãos no Brasil e no mundo. Ela está inerte nestas questões menos valiosas do que a vida. Contudo, neste ritmo vagaroso, muitas pessoas que gostariam de ajudar a quem necessita se esbarram com estas teias do atraso. Muitas pessoas perdem a possibilidade de viver mais em razão da mentalidade mesquinha da grande maioria que permanecem no atraso egoísta de querer preservar algo que não pode conservar, que são os órgãos dos entes queridos. Todavia, constatada a morte através dos médicos todos deveriam doar estes órgãos que salvariam muitas vidas. Não fazer isso em função de velhos tabus somente irá alimentar os vermes nas sepulturas e nada mais.

Obviamente, ninguém quer a morte precoce de nenhum familiar, entretanto, se diante de uma imprevisível fatalidade isso vier ocorrer então, seria o gesto nobre fazer sem hesitar a autorização dos órgãos da vítima. No entanto, tudo de acordo como manda a lei para salvar outras vidas de muitas pessoas, as quais estão na longa espera de uma doação de um órgão para continuar a viver mais.

 

Seria fundamental que todos aqueles que têm aversão a doação se colocassem na mesma situação de quem está precisando. Neste mundo ninguém está imune a algum dia ser um paciente que entrará para a fila de espera de um órgão para sobreviver e se todos estão na mesma circunstância, por que não ser bondoso e ajudar a quem necessita? Não obstante, no momento na qual esta hora chegar o que fazer? É imperioso que todos abandonem esta mentalidade egoísta, para se fazer nascer um novo pensamento, mesmo na dor, mas pode ser nobre e generoso com quem também sofre.

Os desafios devem ser superados permanentemente no drama da doação de órgãos humanos.

A imagem está escrito doação de órgãos humanos.
Doação de órgãos humanos.


Portanto, existem muitos desafios a serem superados a longo prazo em todo o processo de doação de órgãos humanos em toda a sociedade brasileira e mundial. Todavia, algo positivo existe no país é esta lei importante, que permite às pessoas realizarem este ato de amor ao seu semelhante compatível. Realmente é uma ação de bondade incondicional, para quem necessita viver na dependência de receber, um ou mais órgãos de outrem em razão de vários motivos que veio a falecer.

 

Estes desafios certamente necessitam ser superados permanentemente, com um longo processo educativo para toda a população sobre a importância e a necessidade de doar órgãos para quem precisa. É fundamental salientar que este procedimento é obrigatório serem realizados de acordo como está escrito na lei de doação de órgãos. Tudo para não haver injustiças entre as pessoas que necessitam, mesmo urgente de um órgão; precisa respeitar a fila de espera. Tudo para evitar que quaisquer pessoas com maior poder econômico, possam alterar ou furar a fila da doação, todos precisam respeitar rigorosamente a ordem de espera nas doações. Neste drama humano é imprescindível que haja o princípio de igualdade e equidade entre os que sofrem. Todos estão no mesmo barco de dor por isso deve existir solidariedade e justiça entre todos.

Banco de multi tecidos.


Comentários

  1. Respostas
    1. Muito obrigado pela visita ao nosso blog volte sempre. Fico muito feliz que você gostou da matéria. É um tema atualíssimo nos dias atuais e todos precisam fazer a sua parte. Ajudar aos semelhantes que necessita de doação de órgãos. Boa tarde e feliz semana.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.